UnDF: Terracap incentiva ensino superior com campus no Lago Norte

Agência de Desenvolvimento cedeu área na região que abrigará novo campus na Granja do Torto, no Parque Tecnológico - BioTIC



O incentivo à educação como forma de alavanca para o desenvolvimento do Distrito Federal é um dos pontos focais de atuação da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap). Na terça-feira (28/7), com muita emoção, foi inaugurada a primeira Universidade do Distrito Federal – Jorge Amaury (UnDF). Localizado no CA 2, no Lago Norte, o espaço vai atender alunos de toda a ponta norte do DF. A inauguração só foi possível graças à cessão do imóvel pela Terracap, que o reintegrou após ação judicial que se arrastava por mais de 15 anos.

Uma novidade do evento foi o lançamento da pedra fundamental de um novo campus para a Universidade, no Parque Tecnológico de Brasília, localizado na Granja do Torto. O Parque é gerido pela Biotic S.A., uma empresa subsidiária da Terracap. O objetivo é abrigar as faculdades de engenharia, tecnologia e inovação e a reitoria neste novo espaço. No local serão investidos R$ 56 milhões.

A cerimônia de abertura do evento contou com a presença do governador Ibaneis Rocha, que enfatizou que a entrega da UnDF é um dos maiores feitos da sua gestão. Ele destacou ainda que a Universidade é uma nova oportunidade para formar profissionais qualificados, lutando por uma educação de qualidade no Distrito Federal.


Fotos: Renato Alves.

O novo campus do Lago Norte ocupa um espaço de 6,5 mil m², com 46 salas de aula, e poderá comportar até 1,5 mil alunos. O local vai atender alunos de toda parte norte do DF, como Varjão, Granja do Torto, Paranoá, Paranoá Park, Itapoã, Sobradinho, Sobradinho II, Planaltina e demais interessados em fazer parte da rede de ensino.

O presidente da Terracap, Izidio Santos, compartilhou sua satisfação em poder contribuir com o projeto: "Restabelecer esse imóvel ao patrimônio da Terracap e disponibilizar à Secretaria de Educação, para que esse projeto pudesse seguir adiante, foi apenas um meio para vocês realizarem esse sonho e chegarem nesta importante entrega''.

Os cursos da UnDF no campus do Lago Norte são para as seguintes áreas: Ciências da saúde e humanas; Cidadania e meio ambiente; Gestão governamental de políticas públicas e de serviços; Educação e magistério; Letras, artes e línguas estrangeiras modernas; Ciências da natureza e matemática; Educação física e esportes; Segurança pública e defesa social; Engenharia e áreas tecnológicas de setores produtivos e Arquitetura e urbanismo.

BioTIC – A Cidade da Inovação

Para o campus que será construído no Parque Tecnológico de Brasília está prevista a construção de aproximadamente 34 mil m², que atenderão cerca de 8 mil alunos. O espaço deverá ser composto por salas de aulas inteligentes, áreas de coworking, bibliotecas e auditórios, além de laboratórios multiuso para o desenvolvimento de pesquisas de alta tecnologia, associados a grandes centros de P&D do país e do mundo. Com foco nas áreas de tecnologia, ligadas à indústria 4.0, o campus será uma referência para formação de mão de obra e também no urbanismo integrado aos conceitos de "work, live and play" e "smart cities".

"O campus da Universidade do DF servirá como uma âncora para o projeto do BIOTIC, com cursos voltados para a formação de profissionais com conhecimentos necessários para as atividades no âmbito da tecnologia e inovação, criando uma sinergia com o ecossistema do BioTIC", afirma Gustavo Dias Henrique, diretor presidente da BioTIC S.A.

Edital para contratar docentes
No fim de junho foi lançado o primeiro edital de concurso público para composição da carreira de Magistério Superior do Distrito Federal. São 250 vagas para professores e 100 para tutores, com previsão para serem efetivados e empossados nos próximos quatro anos. Há, ainda, um cadastro-reserva de 1.050 vagas. As oportunidades abrangem mais de 240 áreas de formação diferentes, entre letras, matemática, serviço social, linguística, informática, administração, arquitetura, engenharia, enfermagem, nutrição, química, análise de dados, estatística e muitas outras.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom