Agosto Dourado terá mamaço em incentivo à amamentação na Praça do Cruzeiro

 
Agosto Dourado terá mamaço em incentivo à amamentação na Praça do Cruzeiro

 

Iniciativa será promovida no dia 20 de agosto pela Maternidade Brasília e contará com piquenique, aulas de sling, de shantala e de posições de amamentação

 



Uma programação aberta gratuitamente ao público com diversas atividades em incentivo ao aleitamento materno será promovida próximo na Praça do Cruzeiro, das 8h às 11h, no dia 20 de agosto, pela Maternidade Brasília, pertencente a maior rede de saúde integrada do Brasil: a Dasa. Além de um piquenique, a maternidade promoverá aulas de sling, de shantala e de posições de amamentação. O final do evento marcado por um mamaço, em que todas as mães poderão amamentar seus filhos ao mesmo tempo, reforçando a importância do aleitamento materno, que contribui para redução da mortalidade infantil e traz benefícios para as mães.

Além do dia do mamaço, haverá outros dois dias de atividades. Em 25 de agosto, das 17h às 18h, as mães e população em geral poderão acompanhar ao bate-papo ao vivo com especialistas da Maternidade Brasília sobre amamentação, transmitido ao vivo na Band News e no canal do Youtube da Band e Maternidade.  Já no dia 29 de agosto, às 15h30, será realizado um Webinar com especialistas do hospital que abordarão os principais desafios da amamentação. O evento será no Auditório do Correio Braziliense.

A médica Juliana Sobral, pediatra da Maternidade Brasília, explica que os benefícios da amamentação são tanto a curto prazo, quanto a longo prazo. “O leite materno é capaz de hidratar e nutrir um ser humano exclusivamente até o sexto mês, sem necessidade nem mesmo de água, e de forma complementar até os dois anos de idade ou mais. Com o leite materno, a mãe passa toda a sua defesa para o bebê, porque o leite é cheio de anticorpos”, disse a médica.

No caso de bebês prematuros, que aqueles que nascem antes da 37ª semana de gestação, isto é, com menos de 259 dias e antes de completar o ciclo da gestação, a Neonatologista da Maternidade Brasília e coordenadora da UTI Neonatal da Maternidade Brasília, Ana Amélia Meneses Fialho Moreira, destaca que o leite materno ajuda no desenvolvimento dos órgãos, além de proteger contra infecções e inflamações, aumentando as chances de sobrevida do bebê.

“O leite materno transfere da mãe para o bebê defesas que melhoram sua imunidade, reduzindo chances de infecções e uso de antibióticos. Também conta com propriedade que contribuem para o completo desenvolvimento do corpo, porque é um alimento completo”, destacou.

Ana Amélia Meneses Fialho Moreira explica que bebês prematuros têm risco aumentado de adoecer e morrer em consequência do incompleto desenvolvimento dos órgãos e de sua maior suscetibilidade às infecções. Esses fatores são agravados pelo tempo prolongado em que permanecem nas Unidades de Terapia Intensiva Neonatais. “A prematuridade é a principal causa de morbidade e mortalidade neonatal, responsável por 75 a 95% de todos os falecimentos de bebês prematuros não associados a malformações congênitas”, disse.

Para as mamães, amamentar reduz as chances de desenvolvimento do câncer de mama e auxilia na perda de peso pós-parto, reduz a incidência de hemorragia pós-parto e consequente internação da mãe na UTI, além de melhorar o vinculo afetivo entre mãe e filho.


PROGRAMAÇÃO

Mamaço e demais atividades

Data: 20/8

Local: Praça do Cruzeiro

Horário: 8h – 11h

 

Bate-papo com especialistas ao vivo na Maternidade Brasília

Data: 25/8

Local: Maternidade Brasília

Horário: 17h – 18h

Transmissão ao vivo na Band News e no canal do Youtube da Band e Maternidade Brasília (https://www.youtube.com/channel/UCF2AU1zezoEta3YlS4Hz7jA?app=desktop)

           

Webinar desafios da amamentação

Data: 29/8

Local: Auditório do Correio Braziliense

Horário: 15h30

Transmissão: https://www.youtube.com/channel/UCF2AU1zezoEta3YlS4Hz7jA?app=desktop

 


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom