Desmistificando a auditoria


Quando se fala em auditoria, para muitos ainda se trata de um tema ou distante ou temido. Mas a auditoria não é um bicho de sete cabeças. Especialmente nas empresas de construção civil, como é o caso da Rottas Construtora e Incorporadora, trata-se da análise das atividades de todas as áreas da empresa para atestar a conformidade do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ). Em resumo, é o mecanismo capaz de checar se todos os processos e procedimentos que foram definidos pela organização estão sendo seguidos.

De acordo com João Felipe Mora, diretor de Operações da Rottas, as auditorias permitem a análise crítica e melhoria de métodos e procedimentos que podem afetar a qualidade de produtos e serviços. “O grande objetivo da auditoria interna é detectar as não conformidades nos processos para que sejam resolvidas antes da auditoria externa”, explica.

Mas por que as auditorias são tão necessárias?
A empresa precisa ser certificada para atestar que os processos estão estabelecidos e são eficazes. A certificação melhora a percepção da construtora por parte do mercado e dos clientes e garante credibilidade com os agentes financeiros. Com a realização das auditorias e a consequente diminuição das chances de erro, o resultado é a execução de obras e processos conforme os procedimentos e normas vigentes, do planejamento até a entrega.

“Como dependemos do financiamento da Caixa Econômica Federal para executar a maior parte das nossas obras, precisamos ter a certificação do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade no Habitat (PBQP-H) que garante que a empresa está em constante busca pelo aumento da qualidade nas moradias ofertadas no mercado”, explica Fernanda Lara, trainee de Gestão e Qualidade Total e uma das responsáveis pela auditoria interna.

“Os benefícios de uma boa gestão da qualidade se refletem em vários estágios da construção, como no aumento da produtividade dos funcionários e na redução de desperdícios no canteiro de obra. Importante reforçar também que a auditoria interna é um dos pré-requisitos para a obtenção de certificações, como a do PBQP-H e a ISO 9001”, completa.

Na prática
Por um período de aproximadamente uma semana, todos as áreas da empresa – na Rottas são 12 – passam por um mapeamento prévio. O setor responsável pela auditoria identifica quais são os critérios que devem ser seguidos para que a empresa entregue projetos de excelência. Com esses critérios em mãos, o profissional verificará o que está de acordo e o que precisa de melhoria para alcançar os objetivos.

O objetivo é encontrar o que está em desacordo com os requisitos normativos e melhorar constantemente a qualidade dos processos.

“Em uma obra, por exemplo, a auditoria vai levantar como os serviços estão sendo executados, se o controle tecnológico está correto, se a gestão de resíduos está sendo realizada de acordo com a legislação aplicável, se os funcionários possuem equipamentos de produção individual (EPI) adequados e mais uma infinidade de requisitos”, detalha Fernanda.

De acordo com dados do Congresso Brasileiro da Construção (Construbusiness 2021), o número de moradias próprias adquiridas entre 2007 e 2019 aumentou de 41,3 milhões para 52,5 milhões, sendo que a maioria foi financiada. “Dessa forma, o PBQP-H se mostra importante, facilitando o acesso à moradia, contribuindo para a diminuição do déficit habitacional do país, oferecendo segurança no processo e maior qualidade de vida”, destaca Fernanda.

5 DICAS PARA IR BEM NAS AUDITORIAS

Elabore “Check-lists” impecáveis

Se programe para a auditoria com antecedência

Questione quando for oportuno

Se mantenha calmo mesmo que sinta-se pressionado

Dê atenção para todos os detalhes

SOBRE A CONSTRUTORA ROTTAS
A Rottas Construtora e Incorporadora foi fundada em 2010 pelos engenheiros Paulo Rafael Folador e Mario Augusto Stresser, com a proposta de oferecer qualidade, planejamento e compromisso com as obras. A empresa acumula um portfólio com mais de 5 mil unidades habitacionais entregues e 260 mil m² construídos, com atuação em Curitiba e Região Metropolitana, Londrina, Ponta Grossa, Guarapuava e Joinville, em Santa Catarina. http://rottasconstrutora.com.br


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom