Theme Layout

Theme Translation

Trending Posts Display

Home Layout Display

Posts Title Display





404

Página não encontrada

Início

Quando se fala em auditoria, para muitos ainda se trata de um tema ou distante ou temido. Mas a auditoria não é um bicho de sete cabeças. Especialmente nas empresas de construção civil, como é o caso da Rottas Construtora e Incorporadora, trata-se da análise das atividades de todas as áreas da empresa para atestar a conformidade do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ). Em resumo, é o mecanismo capaz de checar se todos os processos e procedimentos que foram definidos pela organização estão sendo seguidos.

De acordo com João Felipe Mora, diretor de Operações da Rottas, as auditorias permitem a análise crítica e melhoria de métodos e procedimentos que podem afetar a qualidade de produtos e serviços. “O grande objetivo da auditoria interna é detectar as não conformidades nos processos para que sejam resolvidas antes da auditoria externa”, explica.

Mas por que as auditorias são tão necessárias?
A empresa precisa ser certificada para atestar que os processos estão estabelecidos e são eficazes. A certificação melhora a percepção da construtora por parte do mercado e dos clientes e garante credibilidade com os agentes financeiros. Com a realização das auditorias e a consequente diminuição das chances de erro, o resultado é a execução de obras e processos conforme os procedimentos e normas vigentes, do planejamento até a entrega.

“Como dependemos do financiamento da Caixa Econômica Federal para executar a maior parte das nossas obras, precisamos ter a certificação do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade no Habitat (PBQP-H) que garante que a empresa está em constante busca pelo aumento da qualidade nas moradias ofertadas no mercado”, explica Fernanda Lara, trainee de Gestão e Qualidade Total e uma das responsáveis pela auditoria interna.

“Os benefícios de uma boa gestão da qualidade se refletem em vários estágios da construção, como no aumento da produtividade dos funcionários e na redução de desperdícios no canteiro de obra. Importante reforçar também que a auditoria interna é um dos pré-requisitos para a obtenção de certificações, como a do PBQP-H e a ISO 9001”, completa.

Na prática
Por um período de aproximadamente uma semana, todos as áreas da empresa – na Rottas são 12 – passam por um mapeamento prévio. O setor responsável pela auditoria identifica quais são os critérios que devem ser seguidos para que a empresa entregue projetos de excelência. Com esses critérios em mãos, o profissional verificará o que está de acordo e o que precisa de melhoria para alcançar os objetivos.

O objetivo é encontrar o que está em desacordo com os requisitos normativos e melhorar constantemente a qualidade dos processos.

“Em uma obra, por exemplo, a auditoria vai levantar como os serviços estão sendo executados, se o controle tecnológico está correto, se a gestão de resíduos está sendo realizada de acordo com a legislação aplicável, se os funcionários possuem equipamentos de produção individual (EPI) adequados e mais uma infinidade de requisitos”, detalha Fernanda.

De acordo com dados do Congresso Brasileiro da Construção (Construbusiness 2021), o número de moradias próprias adquiridas entre 2007 e 2019 aumentou de 41,3 milhões para 52,5 milhões, sendo que a maioria foi financiada. “Dessa forma, o PBQP-H se mostra importante, facilitando o acesso à moradia, contribuindo para a diminuição do déficit habitacional do país, oferecendo segurança no processo e maior qualidade de vida”, destaca Fernanda.

5 DICAS PARA IR BEM NAS AUDITORIAS

Elabore “Check-lists” impecáveis

Se programe para a auditoria com antecedência

Questione quando for oportuno

Se mantenha calmo mesmo que sinta-se pressionado

Dê atenção para todos os detalhes

SOBRE A CONSTRUTORA ROTTAS
A Rottas Construtora e Incorporadora foi fundada em 2010 pelos engenheiros Paulo Rafael Folador e Mario Augusto Stresser, com a proposta de oferecer qualidade, planejamento e compromisso com as obras. A empresa acumula um portfólio com mais de 5 mil unidades habitacionais entregues e 260 mil m² construídos, com atuação em Curitiba e Região Metropolitana, Londrina, Ponta Grossa, Guarapuava e Joinville, em Santa Catarina. http://rottasconstrutora.com.br


Leave A Reply

DANNTEC ENGENHARIA