Eficiente processo de diagnósticos aumenta produtividade, inibe problemas sanitários e antecipa resultados de prenhez

O diagnóstico precoce, tanto para doenças como para prenhez, fornece uma chance maior de garantia à produção, uma vez que possibilita a intervenção antecipada na bovinocultura



O diagnóstico e a prevenção como ferramentas para diminuir o impacto de doenças na produção de carne e leite têm ganhado cada vez mais força na bovinocultura. A Biogénesis Bagó, com sua recente parceria com a IDEXX, está promovendo a antecipação de dados e análises para doenças e prenhez, contribuindo assim para melhorar a sanidade e a produtividade na pecuária.

Segundo o gerente de serviços técnicos da Biogénesis Bagó Reuel Luiz Gonçalves, o sistema de produção de proteína animal ainda encontra dificuldades em promover um correto diagnóstico no campo. “Nosso objetivo é minimizar o impacto de doenças na produção e também apontar uma prenhez de forma antecipada através do diagnóstico. Vamos ampliar a análise sobre o sistema sanitário atual, que envolve manejo e vacinação, por exemplo, para as questões que impactam inclusive na reprodução dos animais”, aponta. “Em uma análise do indivíduo, com um diagnóstico precoce, conseguimos aumentar os dados para ‘o todo’ e traçar um ‘raio-x’ mais fiel do que cada plantel precisa. Um eficiente diagnóstico coletivo diminui o impacto infeccioso nas fazendas e diminui perdas decorrentes de enfermidades diagnosticadas tardiamente”, detalha.

Reconhecendo a importância do diagnóstico da sanidade como um dos pilares da pecuária moderna, junto com nutrição, reprodução/genética, gestão, sustentabilidade e bem-estar animal, a Biogénesis Bagó estabeleceu uma parceria com a IDEXX Laboratórios, empresa líder mundial em diagnóstico veterinário, listada entre as 10 maiores indústrias veterinárias do mundo com mais de 100 tipos de kits de diagnóstico para animais de produção. Por meio dessa parceria, a Biogénesis Bagó trouxe ao Brasil testes rápidos para Diagnóstico de Prenhez em vacas e para o Diagnóstico de BVD (Diarreia Viral Bovina).

Agilidade e precisão nos diagnósticos

Reuel Gonçalves destaca o diagnóstico precoce, tanto para doenças como para prenhez, fornece uma chance maior de garantia à produção, uma vez que possibilita a intervenção antecipada, o que na maioria dos casos, se torna mais efetivo. Gonçalves explica que uma das grandes soluções para o avanço da produtividade no campo é a inibição de problemas individuais. “Por isso, a Biogénesis Bagó acertou uma parceria com a IDEXX que, com sua larga experiência em laboratórios, analisadores e estudos, está nos proporcionando um suporte muito grande e vai enriquecer nosso diferencial técnico na pecuária”, destaca o veterinário.  Segundo ele, produtos como o Alertys On Farm (exame de sangue para identificar a prenhez) e POC BVD (análise da cartilagem da orelha que identifica animais infectados de forma persistente e sem sintomas) promovem uma grande agilidade e precisão nos diagnósticos. “Ambos, em quinze minutos, já disponibilizam os resultados, com 99,7% de precisão. São ferramentas que se aliam ao trabalho feito por médicos veterinários, proporcionando que um número maior de produtores tenha acesso a tecnologias de diagnóstico e produzam cada vez mais e melhor”, salienta.

 Para o médico-veterinário da Fazenda Santa Adelaide, localizada em Morungaba (SP), Caio de Freitas Rosa, os dois produtos apresentados pela Biogénesis Bagó são grandes facilitadores do trabalho no campo. “São eficazes tanto para gado de corte e como de leite e vão auxiliar muito no mercado. Começamos a usar na fazenda, já percebo como muito positivos e estão agregando no dia a dia, com ganhos enormes em tempo e a precisão, tanto com o uso do teste POC BVD para sanidade e como o de prenhez, como Alertys On Farm”, avalia.

Sobre a Biogénesis Bagó 

A Biogénesis Bagó, empresa líder nos principais mercados da América Latina, com projeção global, e comprometida com o desenvolvimento de soluções para a saúde e sustentabilidade da produção pecuária por meio da biotecnologia. A empresa desenvolve e comercializa produtos e serviços veterinários criados para garantir a saúde e melhorar a produtividade dos rebanhos bovinos de carne e leite. Conta com um portfólio de mais de 70 produtos e 650 registros em distintos países da América Latina, China e Ásia.

Com escritórios na Bolívia, Brasil, América Central, México, Uruguai e Ásia, sua sede está localizada na Argentina, com fábricas em Monte Grande e Garín (província de Buenos Aires). No Brasil, conta com uma planta fabril na cidade de Araçoiaba da Serra (SP).

A empresa é a maior provedora de vacinas antiaftosa do mundo, tanto que três em cada 10 vacinas antiaftosa aplicadas na América são produzidas pela Biogénesis Bagó. A capacidade anual de produção da empresa é de 400 milhões de doses de vacinas contra febre aftosa, 30 milhões de doses de vacina antirrábica e 100 milhões de doses de vacinas combinadas.

Em 2014, 2016, 2018 e 2020 foi nomeada pela revista inglesa Animal Pharm como a melhor empresa de saúde animal da América Latina.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom