Entrada em operação do Sistema Corumbá garante segurança hídrica no Entorno do DF



Complexo reforça e amplia abastecimento de água tratada em Valparaíso de Goiás, Luziânia, Cidade Ocidental e Novo Gama


Inaugurado em abril deste ano, o Sistema Produtor Corumbá vai reforçar ainda em 2022 o abastecimento de água nos municípios de Luziânia e Valparaíso de Goiás, no Entorno do Distrito Federal (DF). Além de manter a distribuição regular de água no período de estiagem, o empreendimento tem a finalidade de acompanhar o crescimento desses municípios. A obra é fruto de consórcio entre a Companhia de Saneamento de Goiás S/A (Saneago) e a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb).

Em Luziânia, 29 mil famílias do Jardim Ingá – região onde mora quase metade da população do município – recebem água tratada do Sistema Corumbá. Em Valparaíso de Goiás, cerca de 9 mil famílias já são beneficiadas. Além disso, novas intervenções interligarão o Sistema Corumbá ao sistema de distribuição de água tratada existente nas cidades de Valparaíso de Goiás e Novo Gama, beneficiando toda a população. A previsão é de que as obras sejam concluídas até o quarto trimestre deste ano.

A água que abastece o novo sistema é captada no Lago Corumbá IV e passa pela Estação Elevatória de Água Bruta, em Luziânia. A partir daí, segue caminho por meio de adutoras até a Estação de Tratamento de Água, localizada em Valparaíso. Depois de tratada, é encaminhada para os imóveis através de redes de distribuição.

A primeira etapa da obra, que conta com investimentos superiores a R$ 440 milhões, apresenta capacidade de produção de 2.800 litros/segundo de água tratada – distribuídos entre a Saneago e a Caesb. Isso representa um aumento significativo da oferta de água no Entorno Sul do DF, que está entre as áreas que mais crescem em todo o Brasil.

Nessa primeira fase, são beneficiadas cerca de 1,3 milhão de pessoas no Estado de Goiás e Distrito Federal. No futuro, a oferta de água poderá ser ampliada para o dobro da capacidade de produção atual, ou seja, para 5.600 litros por segundo.

Companhia de Saneamento de Goiás S/A – Governo de Goiás



Fotos: Saneago

Legenda: Primeira etapa da obra do Sistema Produtor Corumbá conta com investimentos superiores a R$ 440 milhões e apresenta capacidade de produção de 2.800 litros/segundo de água tratada




Emerson Tormann

Técnico Industrial em Elétrica e Eletrônica com especialização em Tecnologia da Informação e Comunicação. Editor chefe na Atualidade Política Comunicação e Marketing Digital Ltda. Jornalista e Diagramador - DRT 10580/DF. Sites: https://etormann.tk e https://atualidadepolitica.com.br

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom