Instituto Cultural Sicoob UniCentro Br realiza solenidade de entrega do II Prêmio Nacional de Poesia



Evento aconteceu na segunda-feira, 8 de agosto, no Espaço Ser, localizado na sede da cooperativa financeira

 

Nesta segunda-feira, 8 de agosto, o Instituto Cultural Sicoob UniCentro Br realizou a solenidade de entrega do II Prêmio Nacional de Poesia. Realizada em parceria com a Academia Goiana de Letras (AGL), esta edição aconteceu no Espaço Ser e homenageou o Professor Doutor Hélio Moreira, médico, historiador, cronista, acadêmico (ex-presidente da Academia Goiana de Letras/AGL).

 

Com o intuito de fomentar as manifestações artístico-culturais dos cooperados, buscando motivar a produção poética e divulgar o resultado desse processo criativo, a premiação contemplou três vencedores: Eberth Vêncio (1º lugar); Bibiano Ribeiro Gonçalves Júnior (2º lugar) e Larissa Rosa de Oliveira (3º lugar).

 

Nesta edição, foram contempladas poesias inéditas com tema livre. Cada concorrente inscreveu uma poesia, de autoria própria e nunca publicada em qualquer outro tipo de mídia. Participaram cooperados de todas as agências do Sicoob UniCentro Br, maiores de 18 anos. As poesias foram avaliadas por uma comissão julgadora composta por três poetas da Academia Goiana de Letras/AGL.

 

O médico ginecologista Eberth Vêncio foi o grande vencedor com o poema “Poeta por meritocracia”. Utilizando o pseudônimo Taras Shevtchenko, o autor explica que a inspiração veio da guerra da Rússia contra a Ucrânia. “É incrível a gente pensar em poesia em um ambiente de guerra, mas nós que estamos aqui longe, a milhares de quilômetros de sofrimento daquele povo, realmente gera uma outra guerra dentro do peito”, explicou Eberth, que é o vencedor do prêmio pelo segundo ano consecutivo.

 

O cooperado de Votuporanga - São Paulo, Bibiano Ribeiro Gonçalves Júnior, não conseguiu comparecer presencialmente à cerimônia, mas registrou sua gratidão em vídeo enviado para a comissão organizadora do prêmio. Utilizando o pseudônimo Domingos Polegar, ele ficou em segundo lugar com o poema “Biblioteca do Mosteiro”. “Muito feliz por receber essa homenagem e muito mais feliz e agradecido pela iniciativa do Sicoob UniCentro Br, por fazer com que as artes de uma maneira geral e, especificamente a literatura, sejam reverenciadas em um momento de muitas dificuldades que estamos passando.”, disse Júnior.

 

Em terceiro lugar, ficou a bibliotecária Larissa Rosa de Oliveira, com o poema “Aritmética -Numerologia da Dor”. Com o pseudônimo Ilynna05, ela explica que fez quatro poemas e enviou para que a família dela escolhesse qual disputaria o prêmio. “Meu sogro é cooperado da agência do Sicoob UniCentro Br em Morrinhos e sempre me incentivou a me associar. Quando divulgaram sobre o concurso, minha amiga me enviou a informação, eu me tornei cooperada e fiz a inscrição. Eu escrevo desde os 12 anos, mas este é o meu primeiro concurso”.

 

O coordenador do Instituto Cultural Sicoob UniCentro Br, Fernando Cupertino, reiterou a importância do prêmio. “É uma alegria muito grande poder fazer essa sessão de entrega da premiação que leva o nome do dr. Helio Moreira, dando continuidade a essa importante iniciativa por ele idealizada”.

 

A acadêmica da AGL e coordenadora do II Prêmio Nacional de Poesia, Lêda Selma de Alencar, explicou que o concurso recebeu 53 poesias e que foi marcado pelo alto nível dos poemas. “Este prêmio teve como marco o interesse dos cooperados do Sicoob UniCentro Br, em mostrar seu talento poético ou mesmo em iniciar-se nas letras poéticas. A comissão julgadora parabeniza os contemplados, os participantes e toda a diretora executiva por incentivar essa relevante iniciativa cultural”.

 

O diretor-presidente do Sicoob UniCentro Br, Raimundo Nonato Leite Pinto, falou sobre a importância do grande homenageado para os projetos culturais. “O dr. Hélio nos introduziu ao mundo da cultura do seu modo muito especial. Ele foi a ligação oportuna para que pudéssemos cumprir um dos preceitos do cooperativismo, o “Interesse pela Comunidade”, em uma área importante, que é a cultural da sociedade. Esperamos que tenhamos inúmeros prêmios com a participação da nossa cooperativa. No que depender de nós que hoje estamos na gestão, vamos sempre fomentar esse tipo de atividade”.

 

O diretor de Relacionamento e Inovação do Sicoob UniCentro Br, Diogo Mafia, também ressaltou a importância do dr. Hélio para os projetos culturais, desde a idealização do Instituto Cultural, ainda em 2015.

 

Hélio Moreira agradeceu a homenagem e explicou a importância desse tipo de iniciativa para a cultura. “Estou especialmente sensibilizado pela homenagem de nominarem esse concurso com meu nome. Vivemos um tempo em que a tecnologia exponenciou a nossa capacidade de trabalho, invadindo o espaço e o tempo de nossos lares, onde antes o trabalho era indesejável e impenetrável. E onde fica a poesia nesse mundo caótico? A poesia deve estar onde sempre esteve: ao lado da humanidade. Espero que esse concurso seja então, a cada ano, um estuário de novos poetas.”

 

Sobre o Sicoob UniCentro Br


O Sicoob UniCentro Br é uma cooperativa de crédito, de livre admissão que tem o objetivo de administrar os recursos financeiros dos cooperados, proporcionando maior rentabilidade e justiça financeira a todos. A instituição existe há 30 anos e conta com mais de 80 mil cooperados no Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Tocantins.

 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom