Ipec e Real Time Big Data apontam ampla vantagem para Caiado

Candidato do União Brasil tem 48% das intenções de voto no levantamento contratado pela TV Anhanguera, alcançando 61% dos válidos, cenário para reeleição no 1º turno; Real Time Big Data da TV Record também confirma favoritismo para o atual governador


Foto: Marcelo Alves. 

Divulgadas na noite desta quinta-feira (25/08), as pesquisas Ipec/TV Anhanguera e Real Time Big Data/TV Record mostram um cenário idêntico na disputa pelo governo de Goiás. Nos dois levantamentos, o governador Ronaldo Caiado (União Brasil), candidato à reeleição, lidera com ampla vantagem sobre o segundo colocado e tem margem para vencer a disputa já no 1º turno da eleição, em 2 de outubro.
 
A primeira rodada da pesquisa Ipec/TV Anhanguera confirma a vantagem folgada do governador Ronaldo Caiado. O candidato do União Brasil tem 48% das intenções de voto na estimulada, 27 pontos porcentuais à frente do segundo colocado. O ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (Patriota), tem 21% das menções estimulada.
 
Em terceiro lugar, o deputado federal Major Vitor Hugo (PL) é citado por 4% dos eleitores. A professora Helga (PCB) marca 2%. Cintia Dias (Psol), Edigar Diniz (Novo) e Professor Pantaleão (UP) tem 1% cada. O ex-reitor da PUC-Goiás Wolmir Amado (PT) não pontuou. Dos entrevistados, brancos e nulos somam 11% e 10% seguem indecisos.
 
O instituto Inteligência em Pesquisa e Consultoria Ltda. (Ipec) ouviu 800 eleitores em 35 cidades goianas, entre os dias 22 e 24 de agosto. A margem de erro do levantamento é de 3 pontos porcentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o protocolo GO-02234/2022. O Ipec foi criado por ex-executivos do Ibope, que encerrou suas atividades em janeiro do ano passado.
 
Votos válidos
A pesquisa Ipec/TV Anhanguera aponta para a reeleição do atual governador já no primeiro turno, em 2 de outubro, de acordo com o cenário atual. Caiado tem 61% dos votos válidos – quando são excluídos brancos, nulos e eleitores indecisos. Em segundo, Gustavo Mendanha marca 26%. A 38 dias das eleições, a distância entre eles é de 35 pontos porcentuais.
 
Real Time Big Data
Também na noite desta quinta-feira, a TV Record divulgou a quarta rodada da pesquisa Real Time Big Data. O governador Ronaldo Caiado lidera com 45% das intenções de voto, oito pontos porcentuais a mais do que registrava no final do mês de julho.
 
Gustavo Mendanha tem 21% das menções estimuladas. O candidato do Patriota oscilou dois pontos em comparação com o levantamento anterior, quanto tinha 19. Em terceiro lugar, Major Vitor Hugo tem 10%, mesmo porcentual da rodada de julho. Wolmir Amado é o quarto com 5%, número que já havia conquistado há um mês. Cintia Dias tem 2% das menções estimuladas e Edigar Diniz, 1%. Os demais candidatos não pontuaram. Nulos e brancos ou não opinaram somam 16%.
 
O levantamento do instituto Real Time Big Data ouviu 1.500 pessoas entre os dias 23 e 24 de agosto. A margem de erro do levantamento é de 3 pontos porcentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no TRE sob o protocolo GO-08106/2022.

Conheça o portal FOCO NACIONAL: foconacional.com.br

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom