foto internet
Tecnologia agiliza atendimento a pacientes de Acidente
Vascular Cerebral
Aplicativo permite o acompanhamento de casos suspeitos a
qualquer hora em emergências no pronto-socorro
Definido
como uma alteração súbita do fluxo sanguíneo no cérebro, o Acidente Vascular
Cerebral (AVC) é uma das causas mais comuns de morte no mundo. Uma das medidas
que pode salvar vidas em caso de AVC e reduzir consideravelmente o risco de
sequelas é a agilidade no atendimento. Pensando nisso, a Dasa, a maior rede de
saúde integrada do Brasil, traz para os hospitais uma inovação tecnológica que
permite o acompanhamento 24 horas e em tempo real por neurologistas em
atendimentos de emergência no pronto-socorro. A novidade chegou, recentemente,
ao Hospital Brasília Unidade Águas Claras.
Nomeado
de Tele Stroke (stroke significa AVC, em inglês), o projeto é um serviço de
telemedicina que consegue viabilizar, por meio de um aplicativo e câmera de
alta resolução - pelo computador, celular ou tablet -, o atendimento de um
neurologista, em uma central, com apoio remoto no atendimento, a qualquer hora.
Por solicitação de um médico plantonista treinado, os especialistas conseguem
avaliar o paciente, de forma ágil e eficiente, e fornecer subsídios ao médico
que está no atendimento de emergência para garantir sempre o melhor tratamento
aos pacientes.
Para
o superintendente de Tecnologia da Informação da Dasa, Rafael Goulart, o
projeto tecnológico viabiliza o cuidado na atenção especializada. “Conseguimos
promover esse cuidado que as pessoas precisam, com o auxílio da tecnologia.
Criamos essa possibilidade, por meio de um software que permite essa aproximação
da Dasa e de especialistas com os pacientes, sempre com a preocupação em
oferecer o melhor no acolhimento e na atenção à saúde”, destaca Goulart.
Segundo
o médico neurologista Dr. Victor Gadelha, head de inovação médica dos hospitais
Dasa, a tecnologia permite, inclusive, que o neurologista receba os exames de
imagem, como ressonância e tomografia, em tempo real, que são fundamentais para
a tomada de decisão terapêutica. “É mais uma iniciativa da Dasa, fruto de um
trabalho integrado do time de tecnologia da informação com o time assistencial
em prol do melhor cuidado para os nossos pacientes”, complementa o
especialista.
Segundo
o médico, o método já é adotado nos Estados Unidos há mais de 10 anos e segue
protocolos internacionais. “Estamos levando a inovação para os hospitais Dasa e
chegamos agora ao Hospital Brasília Unidade Águas Claras, já com a expertise da
implementação em outras unidades no país”, destaca Dr. Gadelha. O médico reforça que o serviço de
telemedicina também permite que um único neurologista consiga avaliar mais de
um paciente ao mesmo tempo sem comprometer a qualidade do atendimento.
De
acordo com a médica Dra Letícia Rebello, head de Neurologia da Dasa, o
diagnóstico do AVC é feito por meio dos sinais e sintomas, por isso é muito
importante aprender a reconhecê-los e buscar ajuda médica imediatamente caso um
deles esteja presente. Entre eles estão:
boca torta ao sorrir; perda de força ou sensibilidade em um dos lados do
corpo, seja o direito ou o esquerdo; e dificuldade de falar e de entender o que
os outros falam.
“O
que é importante lembrar é que os sinais do AVC começam de uma hora para a
outra, sem aviso prévio. Na ocorrência de qualquer um deles, a pessoa deve ir
até um hospital imediatamente. ‘Tempo é cérebro’ é a nossa máxima para essa
doença”, conclui a médica. |