Consumo de brócolis avança no País e produtor tem opção de variedade que pode ser plantada o ano inteiro

A linha TSV Sementes desenvolveu o material Master, com ciclo médio de 60 a 70 dias pós-transplante e características como estabilidade e alta rusticidade



O brócolis tem ganhado espaço nas mesas dos brasileiros nos últimos anos em função de seus benefícios nutricionais. Além de ser um alimento de baixo valor calórico, é rico em fibras e com grandes quantidades de substâncias benéficas, como vitaminas (A, C, e E) e minerais, como cálcio, magnésio e ferro.

O aumento da demanda do mercado pela hortaliça e o seu maior valor agregado ao produtor rural, se comparado ao de outras brássicas, tem feito com que a produção do brócolis seja cada vez mais vantajosa.

Dados mostram que a cultura movimenta no Brasil, anualmente, em torno de R$ 1,2 bilhão no varejo, com uma produção de 290 mil toneladas, e crescimento médio de mercado entre 4 e 5% ao ano, segundo a Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas (ABCSEM).

Segundo o último levantamento disponibilizado pela Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP), foram comercializadas no último ano 15.364,01 toneladas de brócolis no estado de São Paulo, o que posiciona esta hortaliça como o 40° produto mais negociado no CEAGESP. Deste total, 45,4% foi de brócolis americano e 54,6% de brócolis ramoso.

Brócolis o ano todo

Em função do melhoramento genético, a produção de brócolis tem sido possível durante praticamente o ano todo em algumas regiões, já que a cultura tem melhor desempenho quando ele é cultivado em meses de temperatura amena. As principais regiões produtoras hoje são a Serra Gaúcha, a Grande Curitiba, o Cinturão Verde de Santa Catarina, o Sul de Minas e São Paulo, mas o brócolis Master, uma variedade da TSV Sementes, linha de produtos da Agristar do Brasil, possui aptidão para ser plantado em quase todo o território brasileiro, já que carrega consigo estabilidade e alta rusticidade, o que permite o plantio sob diferentes solos e condições de clima.

Com ciclo médio de 60 a 70 dias pós-transplante, o Master traz, ainda, arquitetura compacta da planta, que proporciona ao produtor vantagens quanto ao manejo nutricional e sanitário da lavoura. “A cultivar apresenta floretes bem definidos, granulometria média, alto rendimento, peso, boa tolerância a doenças foliares, oferecendo bom aproveitamento comercial da lavoura mesmo plantada sob condições de clima adverso. O híbrido também é tolerante a vários defeitos fisiológicos que afetam a espécie como talo oco, brotações laterais e folhas na cabeça”, explica o Especialista em Brássicas e Folhosas da Agristar do Brasil, Silvio Nakagawa.

A TSV Sementes faz parte do portfólio da Agristar do Brasil, empresa referência no desenvolvimento, produção e comercialização de sementes de hortaliças e frutas.

Sobre a Agristar

A Agristar é movida pela paixão ao campo e pelo desafio de superar limites. Com 60 anos de existência, é uma das maiores empresas do país no desenvolvimento, produção e comercialização de sementes de hortaliças e frutas. Atua no mercado profissional com as linhas Topseed Premium, Topseed, Superseed e TSV Sementes, e no segmento de jardinagem, hobby e lazer através das linhas Topseed Garden e TSV Sementes. Com capital 100% nacional e com uma ampla e moderna infraestrutura, a Agristar tem orgulho em conhecer a sua terra e assim desenvolver e testar produtos de alto desempenho. Sediada em Santo Antônio de Posse (SP), a empresa possui quatro estações experimentais e uma unidade de pesquisa e melhoramento estrategicamente localizadas nos estados de SP, MG, SC e RN, que asseguram o desenvolvimento de produtos adaptados para os mais diversos climas e regiões.

Para mais informações acesse: www.agristar.com.br

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom