Opinião - Elizabeth II: o fim de um reinado, mas não de uma era

João Alfredo Lopes Nyegray*


Quando Elizabeth Alexandra Mary nasceu, em 1926, o mundo era muito diferente. A crise econômica que abalou o planeta só ocorreria dali 3 anos, a ONU seria fundada apenas em 1945 e a União Soviética tinha apenas 4 anos. Quando se tornou rainha, em 1952, após a morte de seu pai – rei Jorge VI –, Elizabeth II tinha Winston Churchill como primeiro-ministro do Reino Unido. No total, Elizabeth II nomeou 15 primeiros-ministros britânicos – e esse número sobe para 179 pessoas se considerarmos toda a Commonwealth (como é chamada a Comunidade Britânica de Nações). O primeiro a servir Elizabeth, Churchill, nasceu em 1876; e a última nomeada – a recém-empossada Liz Truss – nasceu em 1975.

Em seus 70 anos de reinado, o mais longo da história do Reino Unido, Elizabeth II não apenas viveu ou viu a história, mas foi parte importante dela. Nas décadas de 1950 e 1960, os deveres reais foram conciliados às gravidezes de seus quatro filhos: Charles, agora rei Charles III, nascido, na verdade, em 1948; Anne, nascida em 1950; Andrew, em 1960; e Edward, em 1964. Entre as décadas de 1960 e 1970, Elizabeth presenciou um forte movimento de independência de países que eram parte do Reino Unido. Ao total, mais de 20 nações africanas e caribenhas tornaram-se autônomas.

A década de 1980 trouxe não apenas o casamento entre o então príncipe Charles e Diana Spencer – que passou a ser princesa de Gales – e o nascimento dos netos, mas também a Guerra das Malvinas (ou Falklands War, como preferem os britânicos). O conflito, iniciado em 1982 com a invasão argentina à ilha, terminou com um saldo de 649 soldados argentinos, 255 britânicos e três civis mortos. À época, a primeira-ministra era Margaret Thatcher, e fontes revelaram que o relacionamento entre a rainha e a primeira-ministra nunca foi dos melhores.

Na década de 1990, houve a Guerra do Golfo e, em 1997, um dos episódios mais desafiadores para a monarquia: a morte de Diana. Ainda que não fosse mais casada com Charles, ela era uma figura muito popular. Por isso, a demora da rainha em se manifestar a respeito (o que ocorreu apenas cinco dias após o falecimento da princesa) acabou por revoltar até mesmo os mais fervorosos defensores da monarquia. O que se seguiu, seja em suas palavras à nação, seja no velório de Diana, foi uma reconciliação magistral. Além desse fato, houve outros escândalos que também abalaram a monarquia, mas que encontraram em Elizabeth um porto de segurança. O neto da rainha, príncipe Harry, apareceu fantasiado de nazista para uma festa em Londres, e o filho dela, príncipe Andrew, foi acusado de abuso sexual. Andrew era muito próximo do pedófilo condenado Jeffrey Epstein, e a rainha destituiu o filho de todos os títulos de nobreza.

Em 2022, iniciaram-se as celebrações do Jubileu de Platina, em comemoração aos 70 anos de reinado de Elizabeth. Profundamente admirada pela maior parte de seu povo, a rainha soube conduzir as tradições da monarquia não apenas ao século XXI, mas à modernidade. Charles III inicia seu reinado não apenas à sombra da mãe, uma das figuras mais admiradas do mundo, mas com uma popularidade muito menor. 

Encerrou-se o reinado de Elizabeth, mas não sua era, que deve marcar os próximos monarcas também. Espera-se que o reinado de Charles III seja uma transição entre o período elisabetano e o próximo, de William. Seja como for, Charles e William mantiveram proximidade com Elizabeth, e a memória do convívio e dos ensinamentos deve permanecer e reverberar para as próximas gerações.

*João Alfredo Lopes Nyegray, advogado, graduado em Relações Internacionais,  doutor e mestre em internacionalização e estratégia e especialista em Negócios Internacionais. É coordenador do curso de Comércio Exterior e professor de Geopolítica e Negócios Internacionais na Universidade Positivo (UP). @janyegray

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom