Pesquisa Serpes/O Popular: Caiado cresce 6,2 pontos e chega a 53,9%

Em votos válidos, governador tem 64,7% das indicações e consolida vantagem para vencer disputa no 1º turno; candidato à reeleição também cresceu e lidera sondagem espontânea


Foto: Lucas Mendonça.

A terceira rodada da pesquisa Serpes/O Popular, divulgada nesta sexta-feira (09/09), mostra um crescimento consistente das intenções de voto do governador Ronaldo Caiado (União Brasil), candidato à reeleição. Ele registra 53,9% das indicações estimuladas, avançando 6,2 pontos porcentuais na comparação com os números divulgados em 21 de agosto.

Caiado tinha 37,6% das intenções de voto em 15 de julho, na divulgação da primeira pesquisa Serpes/O Popular. Subiu 10,1 pontos há três semanas (47,7%) e agora crava 53,9%. Em três rodadas, o candidato à reeleição cresceu 16,3 pontos porcentuais, consolidando vantagem para vencer a disputa no 1º turno, marcado para o dia 2 de outubro.

No período em que a candidatura à reeleição do atual governador cresceu substancialmente, os números de Gustavo Mendanha (Patriota), segundo colocado na pesquisa, mantiveram-se estagnados. O ex-prefeito de Aparecida de Goiânia tem 19,2% das intenções de voto, 0,5 ponto porcentual a menos do que tinha em 21 de agosto (19,7%). Em 15 de julho, ele havia marcado 18,7%. Hoje, a distância entre Caiado e Mendanha é de 34,7 pontos porcentuais.

Em terceiro lugar na corrida pelo Palácio das Esmeraldas, o deputado federal Major Vitor Hugo (PL) tem 4,7% das menções estimuladas. O candidato oscilou 1 ponto porcentual na comparação com a sondagem anterior (3,7%). Na primeira pesquisa, o candidato do PL tinha 3,1%.

O ex-reitor da PUC-Goiás, Wolmir Amado (PT) assumiu o quarto lugar na disputa pelo governo de Goiás com 2,2% das intenções de voto. O petista tinha 0,6% na segunda rodada e 1% na primeira. A socióloga Cintia Dias (Psol) tem 1,4% e a professora Helga Martins (PCB), 0,9%. Edigar Diniz (Novo) registra 0,5% e professor Pantaleão (UP), 0,4%. O historiador Vinícius Paixão (PCO) não pontuou. Os indecisos somam 12,2%, enquanto 4,5% pretende não votar ou anular.

A pesquisa Serpes/O Popular entrevistou presencialmente 801 eleitores entre os dias 4 e 7 de setembro e tem margem de erro de 3,5 pontos porcentuais para mais ou para menos. O levantamento está registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o protocolo GO-06481/2022.

Votos válidos
Com a exclusão de nulos, brancos e eleitores indecisos, o governador Ronaldo Caiado alcança 64,7% das intenções de votos válidos, resultado suficiente para encerrar a disputar já no 1º turno. Gustavo Mendanha tem 23% dos válidos, Major Vitor Hugo, 5,6%; e Wolmir Amado, 2,7%.

Para encerrar a disputa no 1º turno, um candidato precisa ter 50% dos votos mais 1. O formato, em votos válidos, é utilizado pela Justiça eleitoral para a divulgação do resultado.

Espontânea
No cenário espontâneo da pesquisa Serpes/O Popular, simulação em que eleitor não recebe uma cartela com os nomes dos candidatos, Ronaldo Caiado também lidera com ampla margem. Ele registra 39,1% das intenções de voto, com crescimento de 15,8 pontos na comparação com o resultado da segunda rodada, quando tinha 23,3%.

Em segundo lugar, Gustavo Mendanha tem 10,9%, com oscilação de 0,5 ponto porcentual na comparação com o registrado há três semanas (11,4%). Major Vitor Hugo tem 3,6%; Wolmir Amado, 1,7%; Cintia Dias e Professora Helga, 0,4% cada. Os indecisos somam 41,1% (eram 57,9% na segunda rodada) e 2,6% afirmam disposição para anular ou deixar de votar.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom