Programas sociais do CIEE/PR já beneficiaram mais de 23 mil jovens e famílias paranaenses

O programa "Jovem em Ação” trabalha o fortalecimento da autonomia dos participantes
Créditos: divulgação

Iniciativas dos programas sociais como "Jovem em Ação" e "Família em Ação" promovem capacitação pessoal e profissional com base no protagonismo jovem e reforço aos vínculos familiares

Conhecido por promover a integração dos adolescentes e jovens estudantes com o mundo do trabalho por meio do estágio, o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE/PR) desenvolve também programas sociais e de cidadania. As iniciativas "Jovem em Ação" e “Família em Ação” beneficiaram mais de 23 mil adolescentes, jovens e famílias paranaenses desde o início das atividades em 2018. Somente em 2022, as duas ações já impactaram positivamente mais de 3,4 mil participantes. 

Os programas são realizados em diferentes cidades do Paraná. Em Campo Mourão, por exemplo, as duas iniciativas praticadas no mês de agosto reuniram 24 jovens e 14 familiares em encontros presenciais que oportunizaram o desenvolvimento da empregabilidade por meio do protagonismo jovem com apoio e interação familiar. “Essas ações desenvolvidas pelo CIEE/PR cumprem um importante papel social no estado, uma vez que atuam com foco na autonomia, na redução da vulnerabilidade e na promoção da cidadania, preparando os participantes para os desafios do mundo do trabalho, afirma a gerente da Divisão de Capacitação e Cidadania, Simone Paulin.

Família e jovem conectados

Oferecido de forma gratuita, o "Família em Ação” é voltado aos pais e responsáveis dos jovens estudantes, em especial aqueles em situação de vulnerabilidade. Durante os encontros realizados em formato presencial e on-line, os participantes são incentivados a refletirem sobre temas e dificuldades do cotidiano da convivência familiar por meio de debates e dinâmicas propostas por uma equipe multidisciplinar do CIEE/PR. “Essas reuniões em que temos a oportunidade de trocar ideias, dar exemplos de boa convivência familiar são de suma importância, principalmente com a presença dos filhos. Também aproveitamos esses momentos para fazermos uma boa reflexão de como eu e minha família estamos convivendo no nosso dia a dia”, comenta a participante da iniciativa realizada em agosto, em Arapongas (PR), Iracema Ferreira Silva e Silva.

O programa "Jovem em Ação” também trabalha para o fortalecimento de vínculos pessoais,  com dinâmicas e atividades em grupo que ainda possibilitam o fortalecimento da autoestima e da autonomia dos participantes. Nos encontros, são trabalhados temas ligados à cidadania e também ao mercado de trabalho, como, por exemplo, preparação para entrevistas.“Oportunizamos o acesso à qualificação pessoal e profissional porque acreditamos em uma formação completa que envolve diferentes instâncias na vida dos adolescentes e jovens, e da interação deles com o núcleo familiar e a sociedade. Desta maneira, estamos trabalhando para formar cidadãos mais preparados para os desafios do futuro da sociedade e do mundo do trabalho”, finaliza Simone. 

 

Sobre o CIEE/PR

Há 55 anos, o Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná (CIEE/PR) atua para promover a integração dos jovens ao mercado de trabalho. Por meio de programas de estágios e aprendizagem, cursos de capacitação e cidadania e programas sociais, a instituição contribui para o desenvolvimento econômico e social do Estado. Com 39 unidades operacionais distribuídas em todas as regiões do Paraná, o CIEE/PR atende todo o Estado do Paraná, com uma média mensal de 25 mil estagiários e 5,5 mil aprendizes. Já recebeu cerca de 30 títulos de Utilidade Pública Municipal. Possui dezenas de registros nos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente e também nos Conselhos Municipais de Assistência Social, condição essencial para cumprir o propósito de trabalhar para fortalecer o desenvolvimento humano e social. Ao longo de mais de 54 anos de atuação, o CIEE/PR contribuiu para a inserção e aperfeiçoamento técnico e profissional de mais de 1,5 milhão de estagiários, bem como a iniciação profissional de milhares de aprendizes junto com entidades e empresas parceiras.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem