Às vésperas das eleições, Serpes mostra Caiado reeleito em 1º turno

Com favoritismo confirmado por 60,6% dos votos válidos, Ronaldo Caiado pode ser o primeiro governador de Goiás a conquistar a reeleição na primeira fase do pleito

Foto: Pedro Guimarães.

A sexta e última rodada da Pesquisa Serpes com a intenção de votos para o governo do Estado, contratada pelo jornal O Popular e divulgada nesta sexta-feira (30/09), traz o governador Ronaldo Caiado, candidato à reeleição pelo União Brasil, com ampla vantagem sobre os demais adversários e com perspectiva de vitória já em 1º turno. Em votos válidos, Caiado aparece com 60,6% dos votos válidos e pode ser o primeiro governador de Goiás a conquistar a reeleição na primeira fase do pleito.

Em segundo lugar na Serpes vem o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia Gustavo Mendanha (Patriota), com 23,9% dos votos válidos. Major Vitor Hugo (PL) está na terceira posição, com 10,1%; professor Wolmir Amado (PT) vem na sequência com 3,6% e os demais candidatos somam 2% dos votos válidos.

O formato de votos válidos, que exclui brancos e nulos, é usado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado das eleições. O pleito será encerrado no próximo dia 2 de outubro caso um candidato conquiste 50% dos votos válidos mais um.

Na pesquisa estimulada, que apresenta aos eleitores entrevistados uma cartela com os nomes dos candidatos, Caiado passou dos 50,8% das intenções de voto na rodada anterior para 52,4% nesta sexta rodada. Das seis rodadas contratadas pelo jornal O Popular, Caiado apareceu com ampla vantagem sobre os demais adversários em todas elas, e com mais de 50% das intenções de votos nas últimas quatro rodadas.

Mendanha tinha 18,5% e agora aparece com 20,6% das intenções de voto. Major Vitor Hugo oscilou para baixo; tinha 9,2% e agora tem 8,7%. Wolmir Amado saiu de 2,4% para 3,1% das intenções de voto.

A socióloga Cíntia Dias (Psol) foi citada nesta sexta rodada por 0,6% dos entrevistados. O empresário Edigar Diniz (Novo), ficou com 0,4% das citações. A professora Helga Martins (PCB), tem 0,2% das intenções de voto. Com 0,1% cada um aparecem Professor Reinaldo Pantaleão (UP) e Vinícius Paixão (PCO), que está com a candidatura indeferida pela Justiça Eleitoral.

Nessa sexta rodada, a Serpes entrevistou 801 eleitores entre os dias 26 e 29 de setembro. A margem de erro é de 3,5 pontos porcentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), com protocolo 02544/2022.

Espontânea
No formato espontâneo, em que os entrevistados respondem em quem pretendem votar antes da apresentação dos nomes que estão na disputa, Caiado alcançou 42,3% das intenções de voto. Mendanha recebeu quase um terço das citações do primeiro colocado, com 15,5% das intenções de voto. Na sequência aparecem Vitor Hugo, com 6,7% das intenções de votos, e Wolmir Amado, com 2,4% das citações. Cíntia Dias, Professora Helga, Edigar Diniz e Professor Pantaleão juntos não alcançaram 1% da preferência do eleitor.

Ainda na pesquisa espontânea, os indecisos somam 29,5%, brancos e nulos foram a opção de 2,7% dos entrevistados.

Edilayne Martins

"Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida." (Bob Marley)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom