Atendimento em libras traz maior acessibilidade ao Mega Moda







 

Goiânia, outubro de 2022 - No mundo, existem 500 milhões de surdos, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), sendo 10,7 milhões de pessoas com deficiência auditiva no Brasil, de acordo com estudo feito em conjunto pelo Instituto Locomotiva e a Semana da Acessibilidade Surda (divulgado em 2019). Para trazer ainda mais acessibilidade, o Grupo Mega Moda, formado pelo Mega Moda Shopping, Mega Moda Park e Mini Moda, passou a mapear entre colaboradores e lojistas pessoas com conhecimento da Língua Brasileira de Sinais, Libras.


 

O auxiliar de marketing do Grupo Mega Moda, José Orlando Guedes Gouveia, 23 anos, é um dos colaboradores que conhece a Libras e tem auxiliado pessoas com deficiência auditiva. "Me sinto muito feliz, útil, por poder utilizar a Libras no meu dia a dia. Me sinto aliado da causa, estou sempre falando e dando visibilidade onde eu passo. Amo estudar Libras e compartilhar o conhecimento que adquiri. Espero que mais pessoas se sintam tocadas e entendam o propósito do aprendizado dessa língua aqui no Brasil. Inclusão, acessibilidade, sempre será algo importante e necessário de falar", destaca o colaborador, que foi personagem principal da homenagem que o Grupo Mega Moda fez aos deficientes auditivos no Dia do Surdo, comemorado em 27 de setembro.



 

O auxiliar de marketing do Grupo Mega Moda, José Orlando Guedes Gouveia, 23 anos, é um dos colaboradores que conhece as Libras e tem auxiliado pessoas com deficiência auditiva. "Me sinto muito feliz, útil, por poder utilizar as Libras no meu dia a dia. Me sinto aliado da causa, estou sempre falando e dando visibilidade onde eu passo. Amo estudar Libras e compartilhar o conhecimento que adquiri. Espero que mais pessoas se sintam tocadas e entendam o propósito do aprendizado dessa língua aqui no Brasil. Inclusão, acessibilidade, sempre será algo importante e necessário de falar", destaca o colaborador, que foi personagem principal da homenagem que o Grupo Mega Moda fez aos portadores de deficiência auditiva no Dia do Surdo, comemorado em 27 de setembro.


 

Por causa da data e da ação realizada, o Mega Moda conseguiu mapear também colaboradores de marcas como Stilo Damian, Mangus Festas e Fashion Gyn, que também possuem vendedoras alfabetizadas em Libras.


 

De acordo com Lud-Leides Silva Santos, 34 anos, intérprete e gerente da Fashiongyn, o cliente deficiente auditivo fica emocionado ao perceber que a pessoa que está atendendo conversa a língua dele. "Temos duas clientes surdas, que se sentem incluídas e pertencentes à sociedade quando são compreendidas. Mas isso vale para todos que necessitam da Língua Brasileira de Sinais. Imagine ir para um país que você não domina o idioma e encontrar um tradutor para te ajudar, a sensação de ser entendido, respeitado e incluído é enorme. Para mim, é de grande importância poder proporcionar isso, não só aos meus clientes, mas à sociedade", conta Lud-Leides, que aprendeu Libras na igreja e depois realizou um curso no Instituto Educacional Chaplin.


 

"Sabemos que ainda é baixo o número de pessoas com o conhecimento de Libras para auxiliar, mas é um primeiro passo e precisa ser valorizado. Essa ação nos mostrou um novo caminho para ampliar a acessibilidade e trazer mais inclusão", afirma, Tassia Carvalho, Gerente de Marketing do Grupo Mega Moda.


 

Dados

Nove por cento das pessoas com deficiência auditiva nasceram com essa condição e 91% adquiriram ao longo da vida, sendo que metade foi antes dos 50 anos. Entre os que apresentam deficiência auditiva severa, 15% já nasceram surdos. Do total pesquisado, 87% não usam aparelhos auditivos. A deficiência severa foi declarada por mais de 2,1 milhões de pessoas. Destas, 344,2 mil são surdas e 1,7 milhão de pessoas têm grande dificuldade de ouvir. Em Goiás são 55.658 pessoas com dificuldades auditivas. Os dados são do estudo feito em conjunto pelo Instituto Locomotiva e a Semana da Acessibilidade Surda e foram divulgados pela Agência Brasil em outubro de 2019.


 

José Orlando trabalha como auxiliar de marketing do Grupo Mega Moda e incentiva o aprendizado da comunicação em libras dentro do Shopping



 

Sobre o Mega Moda

O Mega Moda Shopping, inaugurado em 2011, possui área construída de 34 mil m2, com mais de 1.300 lojas e um amplo estacionamento. O Mega Moda Park, com sua primeira etapa inaugurada em novembro de 2018, possui estacionamento para ônibus, Praça de Eventos, e, até sua conclusão, possuirá 66,5 mil m2 e contará com 700 lojas, vagas para 1.000 carros. O complexo também conta com o Mega Moda Hotel, o maior hotel de Goiânia com 270 apartamentos, o Mini Moda - espaço especializado em moda infanto-juvenil, o Clube de Costura e a Praça da Moda. O Mega Moda está localizado na região da 44, em Goiânia, polo de moda que mais cresce no país. Os produtos também podem ser comprados pelo site do Mega Moda.


 

 








Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom