Dia do açougueiro: profissão evolui e ganha mais espaço

Uma das profissões que mais cresce no país, o profissional açougueiro apresentou alta demanda no mercado de trabalho em Brasília nos últimos meses. De acordo com recentes dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), se comparadas as informações dos meses de setembro de 2021 e agosto de 2022, o aumento da contratação foi de 37,99%, levando em consideração as contratações formais, com carteira assinada.

Conhecimento e prática agora vão além de dominar as lâminas, mas entender de cortes e preparos

Esse crescimento é provocado pela mudança dos hábitos dos consumidores, que optam por produtos que vão além dos cortes básicos, mas que agregam no preparo do churrasco ou pratos do dia a dia. No dia 9 de outubro, data em que se celebra o Dia do Açougueiro, o novo profissional do setor mostra que não é apenas dominar as lâminas, mas também é preciso estudar, buscar conhecimento e maestria quando o assunto é colaborar para uma boa gastronomia.
 
Para Silvio Alves Batista Junior, Encarregado Regional de Formação Técnica do Supermercado Comper, o treinamento em diferentes frentes é essencial para a profissão. “Oferecemos para os colaboradores alguns cursos de cortes tradicionais e especiais de suínos e bovinos, treinamento em cortes temperados e treinamento básico na produção de sushi, por exemplo”, aponta.


Há seis anos na empresa, Silvio realiza o trabalho de treinamento das equipes, gestão de pessoas e padronização de cortes e layout e controle de qualidade. “O meu dia a dia é bem ativo. Chego na loja, faço uma ronda no setor para verificar se todos os processos estão sendo feitos de maneira correta, fazendo observações ao líder do setor e ao gerente da loja”, explica.
 
A valorização do açougueiro também caminha junto com a evolução da oferta de diferentes tipos de carne ao consumidor. Dos cortes tradicionais a produtos premium, a rede de Supermercados Comper passou a investir no açougue com uma das principais frentes de atendimento. Para tornar os cortes mais acessíveis, também implementou o Terça da Carne, com preços diferenciados em praticamente todos os tipos de cortes.


Já para os clientes que buscam carnes diferenciadas, a rede conta com uma marca exclusiva, a Nobratta, desenvolvida em conjunto com o frigorífico Boibras com o objetivo de oferecer carnes com certificação Angus de qualidade. Nobratta tem mais de 20 cortes diferenciados, para churrasco ou receitas especiais, que estão à venda nas lojas do Comper em versões refrigeradas ou congeladas.
 
Sobre o Comper - A rede de supermercados e hipermercados Comper, que faz parte do Grupo Pereira, um dos maiores varejistas de alimentos do Brasil, existe há 50 anos. A primeira loja foi aberta na cidade de Itajaí, Santa Catarina, em 1972. Hoje são 27 unidades nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e no Distrito Federal. A rede foi uma das pioneiras no País a abrir unidades com funcionamento 24 horas e tem como diferenciais lojas amplas e bem localizadas, excelência em produtos perecíveis, vasto sortimento, mais de 800 produtos exclusivos, além das facilidades de pagamento e benefícios oferecidos pelo Vuon Card, cartão de crédito próprio do Grupo Pereira.
 
Fundado em 1962, em Santa Catarina, o Grupo Pereira é detentor ainda de redes de atacarejo, atacado de distribuição, farmácias e dois postos de combustível, além do braço financeiro Vuon e de logística Perlog. Com mais de 16 mil colaboradores, está presente nas regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste. Saiba mais em www.comper.com.br e www.grpereira.com.br.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom