Educação financeira para crianças: organização e disciplina devem começar cedo


Especialista sugere as melhores formas de abordar o assunto com os pequenos


Para ser uma pessoa organizada e planejada financeiramente é necessário aprender algumas habilidades e se dedicar a elas. Se ensinadas desde a infância, a disciplina com o dinheiro pode virar um hábito que garante uma rotina mais tranquila com as finanças. 


Mas, como falar sobre dinheiro e orçamento nem sempre é uma tarefa fácil, seguir algumas dicas pode facilitar o processo. Especialistas defendem que quanto mais cedo a conversa começar, melhor. Quanto mais lúdico o assunto for apresentado, as chances de ele ser aceito e assimilado também são maiores. 


É fundamental, ainda, respeitar o estágio de aprendizado. "Não adianta, por exemplo, falar de juros compostos com uma criança bem pequena ou algo simples demais com uma mais velha, é preciso adaptar o que for possível ao estágio da criança", afirma a líder regional da XP no Centro-Oeste, Vanessa Thomé. 

 

Também é fundamental mostrar na prática. "Se os pais têm uma boa organização financeira, os filhos tendem a encarar de um jeito parecido, se tiver endividado, terá barreiras ao longo da vida, acessando memórias da família", alerta.

 


Outra orientação é substituir a mesada por "semanada". "O ideal é que a 'semanada' não seja depositada em cofrinho, pois é importante que a criança saiba a meta que ela tem que atingir e a família precisa estar ao lado explicando o que está acontecendo", orienta a especialista.

 

Como ensinar educação financeira para crianças


- Introduza o assunto o mais cedo possível.

- Adeque a linguagem de acordo com a idade da criança. 

- Ensine pelo exemplo: se os pais têm uma boa organização financeira, os filhos tendem a encarar de um jeito semelhante.

- Mesada, semanada ou quinzenada, o nome e a frequência variam de acordo com a idade da criança. O recomendado é que as mais novas não recebam todo o dinheiro de uma vez, pois são mais impulsivas e não têm noção de tempo.


Fotos: 
Vanessa: Divulgação 
Crianças: Ilustrativa/Banco de Imagens Canva

--


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom