Tomografia e ressonância: fundamentais no diagnóstico de doenças neurológicas

     Exames são usados de forma independente ou complementar, a depender da avaliação médica

 


A ressonância magnética de crânio e a tomografia computadorizada são importantes exames de imagem utilizados para analisar o cérebro e os ossos e músculos da região da cabeça. Além de serem cruciais no atendimento emergencial de pacientes com traumatismos nessa região do corpo, são determinantes para diagnosticar doenças graves como tumores.

“Esses são dois métodos de captura de imagem do cérebro de alta complexidade. Com eles, inúmeras doenças podem ser diagnosticadas, tanto de origem oncológica como de outras causas, entre elas, Alzheimer e Parkinson. Muitas dessas patologias têm mais chances de controle e possibilidade de cura se o diagnóstico for feito de forma precoce”, ressalta o Diretor Regional Médico do Exame Medicina Diagnóstica, pertencente à Dasa, a maior rede de saúde integrada do Brasil, Dr. Gleidson Viana dos Santos.

Além do Alzheimer e Parkinson, outras patologias também são diagnosticadas por meio da ressonância magnética e tomografia, apoiando a definição do tratamento. “Doenças como cefaleia, tumores benignos, malformações cerebrais, enxaqueca, epilepsia, acidente vascular cerebral (AVC), aneurisma, esclerose múltipla, meningite e otites também podem ser identificadas por meio desses exames. O resultado é fundamental para precisar qual melhor método de tratamento”, complementa o médico.

O que é tomografia computadorizada?

A moderna tecnologia une o equipamento do raio-X e computadores programados, para produzir imagens de altíssima qualidade dos órgãos internos.  O exame combina a imagem de múltiplos raios-x, para obter um estudo muito mais detalhado do que uma radiografia comum.

O que é ressonância magnética?

A ressonância magnética é considerada um dos maiores avanços do século em diagnóstico médico por imagem. Trata-se de um exame de diagnóstico por imagem que não utiliza radiação, mas sim um campo magnético que permite gerar imagens de alta definição e com maior exatidão do crânio.  Para realiza-lo, é importante não utilizar joias, maquiagem, entre outros acessórios, em razão do magnetismo. O tempo de realização pode durar até uma hora.

Agende seu exame - O Exame Medicina Diagnóstica dispõe dos mais novos equipamentos do Distrito Federal, para realização dos seus exames de imagem, com uma equipe médica e técnica altamente qualificada. O corpo clínico é composto por mais de 50 médicos renomados do Distrito Federal, especializados em diversas áreas da radiologia e diagnóstico por imagem. Clique aqui e faça seu agendamento.

https://agendamentoonline.laboratorioexame.com.br/


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom