Janja poderá repetir Evita Perón!

Janja caminha firme rumo ao Palácio do Planalto. Ela poderá ter o mandato que a poderosa Evita não teve!

Texto escrito pelo jornalista Walter Brito

Eu estava entre os milhares de paulistas e paulistanos na noite de 30 de outubro de 2022 na Avenida Paulista, quando Lula da Silva chegou ao lado de Janja e sua trupe vitoriosa. Ao sinalizar para que sua esposa se encarregasse das folhas do papel de seu discurso proferido à nação, à medida que Lula ia lendo com uma certa dose teatral impulsionada pela alegria de vencer a terceira eleição para presidente do Brasil, eu percebi na agilidade, boa energia e elegância ao desempenhar a tarefa designada pelo marido que não era um afazer qualquer a missão da esposa do presidente eleito, mas um simbolismo de que Janja vem aí pra valer!

Janja demonstrou o carisma de Evita no dia da vitória, ao          lado de Lula na Paulista
Janja demonstrou o carisma de Evita no dia da vitória, ao lado de Lula na Paulista


Quando lhe presenteei com o meu livro "Memórias de uma família negra brasileira" no CCBB em Brasília, logo após ter concedido entrevista sobre o passamento de Gal Costa, certifiquei-me de que ela ter nascido em União da Vitória, no Paraná, não foi por acaso, e tinha tudo a ver com a mulher de Los Toldos, conhecida como a Mãe dos Pobres na Argentina. Maktub! Embora socióloga e funcionária pública de carreira, Janja teve a mesma sorte de Evita Perón ao conquistar o coração de um estadista latino-americano.


A nossa obra na terceira edição. Capa do Siron Franco, prefácio do poeta e compositor Antonio Victor e apresentação de José Sarney, ex-presidente do Brasil


A carreira artística que permitiu Evita conhecer Juan Domingo Perón não inviabilizou a argentina sonhadora a tornar-se uma das personalidades mais carismáticas da política mundial de forma meteórica. Janja tem tudo para conquistar o povo brasileiro nos próximos quatro anos e suceder o esposo no poder, que estará com 81 anos em outubro de 2026.

Foto divulgação
Na foto, o cardiologista do presidente Lula da Silva, o doutor Roberto Kalil Fillho


Para quem pensa que ela é só a mulher do presidente eleito, ledo engano, pois Janja entra com tudo no processo político indicando até ministro do Supremo e, ao mesmo tempo, cuidando com muito carinho da saúde de seu grande amor.

O cardiologista Roberto Kalil Filho disse o seguinte em entrevista nas páginas amarelas de Veja: "Janja é a grande companheira do presidente eleito Lula da Silva. É seu estímulo, seu porto seguro e felicidade. Está sempre do lado dele".

A fisionária paraibana Anayde Beiriz. Foto: Rogério          Almeida
A visionária paraibana Anayde Beiriz. Ela inspirou o filme: 'Parayba Mulher Macho de Tizuka Yamazaki' - Foto: Rogério Almeida


Por outro lado, falemos novamente sobre Anayde Beiriz, o grande amor de um dos protagonistas da história política da Paraíba e do Brasil, o advogado e jornalista João Dantas. Ela foi conhecida como mulher progressista e além de seu tempo, que clamava para a mulher participar da política, num tempo em que a mulher nem sequer votava.

Vale lembrar que a 'pantera dos olhos dormentes' que alfabetizava pescadores tornou-se miss Paraíba em 1925, aos 20 anos de idade. No seu tempo, a poetisa representou o papel da mulher corajosa, determinada e vencedora.

Simone Tebet é natural candidata à presidência da República em 2026. Claro, dependerá da conjuntura! - Foto: Iano Andrade / CNI


Com o avanço da mulher na política nos últimos anos, certamente o Brasil está mais que preparado para ter mais uma mulher na Presidência da República. Simone Tébet, que obteve 5 milhões de votos no primeiro turno de 2022, mostra claro que esta tendência já existe. A própria emedebista disse que sonha com uma mulher disputando a Presidência da República com reais possibilidades de vencer o pleito em 2026, podendo ser uma mulher negra.

Que os brasileiros de todos os cantos amadureçam a ideia de que uma mulher poderá ser novamente a próxima presidente de nosso país!

Emerson Tormann

Técnico Industrial em Elétrica e Eletrônica com especialização em Tecnologia da Informação e Comunicação. Editor chefe na Atualidade Política Comunicação e Marketing Digital Ltda. Jornalista e Diagramador - DRT 10580/DF. Sites: https://etormann.tk e https://atualidadepolitica.com.br

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom