Segredo de bom rendimento na Copa pode estar na boca dos atletas

Algumas lesões podem ter relação com a saúde bucal de jogadores e atletas
Créditos: Divulgação

Frequentes dores e lesões podem estar associadas aos tipos de mordida, alinhamento e perda de dentes

O desejo de ter um sorriso bonito, com dentes brancos e alinhados, é cada vez maior entre jogadores de futebol, mas será que a preocupação deve ser exclusivamente com a estética? Regulamentada somente em 2015 pelo Conselho Federal de Odontologia, a Odontologia Esportiva é uma das especialidades da área pouco difundida no Brasil, mas que se mostra ainda mais importante para o desempenho de atletas - profissionais ou amadores.

Pesquisas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) indicam que o aproveitamento do atleta pode diminuir em 22% em razão de distúrbios na saúde bucal. Problemas como periodontite, por exemplo, podem levar as bactérias da boca para a corrente sanguínea e atingir outros órgãos ou membros e articulações, e provocar lesões ou atrasar a recuperação de outras já existentes. Já as cáries, comuns em atletas que consomem termogênicos e suplementos, aumentam as chances de comprometer, no mínimo, um dente, além de causar sensibilidade e dores que afetam a alimentação e a qualidade nutricional da dieta. “Esses são exemplos de complicações bucais consideradas mais comuns, mas que dificilmente imaginamos que podem agravar a saúde de atletas de uma forma tão séria”, alerta o dentista e diretor de novos produtos e prática clínicas da Neodent, Sérgio Bernardes. 

Outros alertas estão relacionados ao posicionamento dos dentes, que interfere tanto na respiração quanto na parte postural; e também, à má posição do maxilar, que pode prejudicar o equilíbrio durante a prática esportiva; e, por fim, à respiração errada que, quando feita pela boca, além de exigir um esforço maior para puxar o ar, ainda causa a diminuição do palato (céu da boca) e a mordida cruzada, refletindo no corpo inteiro. “Para o caso de desalinhamento dos dentes e de mordida cruzada, um tratamento que tem se tornado comum e facilitado a vida dos atletas por ser discreto, de fácil manuseio e sem riscos de acidentes durante a prática de esportes são os alinhadores ortodônticos”, destaca a dentista e especialista da ClearCorrect, Caroline Aranalde.

Bernardes ainda avalia que, se um jogador não tiver apenas um dos dentes no lado direito ou esquerdo, irá forçar o lado oposto, causando problemas de ATM (articulação-temporomandibular). “Em resumo, a odontologia pode trazer benefícios por meio dos encaixes dentários, que refletem em uma mudança na postura e no equilíbrio da musculatura do corpo”, conclui.

Saúde bucal x saúde do corpo todo

Em 2012, durante a realização dos Jogos Olímpicos de Londres, uma pesquisa foi realizada com o objetivo de avaliar a saúde bucal dos atletas de diversas modalidades. Em 45% dos 278 atletas entrevistados, de 25 esportes diferentes, foi diagnosticada a erosão dentária, o que mostra que a preocupação com a saúde da boca não é a mesma que as equipes têm com a saúde do corpo. “O ideal seria que as seleções na Copa do Mundo e as equipes nas Olimpíadas tivessem em suas delegações a presença de cirurgiões-dentistas que pudessem avaliar e orientar os atletas nos melhores tratamentos e procedimentos, individualmente”, aconselha Sérgio Bernardes. 

Mas, enquanto isso ainda não se torna comum, o conselho dos dentistas é de que os atletas façam diariamente a higiene bucal adequada, e realizem consultas de seis em seis meses para acompanhamento e checkup. O tratamento interdisciplinar entre dentista e nutricionista também é indicado com o intuito de discutir em conjunto sobre hábitos alimentares e suplementação.


Sobre a Neodent®

Fundada há mais de 25 anos, a Neodent® é a empresa líder em implantes no Brasil, onde vende mais de um milhão e meio de implantes anualmente. A Neodent® está entre os três principais fornecedores de implantes do mundo e está disponível em mais de 80 países. O sucesso da marca se deve a suas soluções odontológicas diretas, progressivas e acessíveis, que trazem novos sorrisos para milhões de pessoas. Sediada em Curitiba, Brasil, a Neodent®️ é uma empresa do Grupo Straumann (SIX: STMN), líder global em substituição de dentes e soluções odontológicas que restauram sorrisos e confiança.

Sobre a ClearCorrect

Presente em mais de 40 países, a ClearCorrect é a segunda maior marca de alinhadores transparentes para tratamentos ortodônticos do mundo. Desde 2018, a marca está presente no Brasil - trazida pelo Grupo Straumann -, se consolidando no primeiro mercado fora dos Estados Unidos, com produção concentrada em fábrica própria em Curitiba (PR). O sistema da ClearCorrect promove a movimentação dentária por meio de pressões exercidas em determinadas regiões da arcada, resultando na remodelação óssea, além de levar à correção da má-oclusão com a elaboração de um planejamento ortodôntico virtual. Mais informações em www.clearcorrect.com.br. 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom