Sem desperdício: sobras das celebrações podem ser bem aproveitadas

Nutricionista do Fort Atacadista indica pratos com a reutilização de ingredientes das ceias

 

As celebrações de fim de ano são sempre regadas com diferentes pratos. A tradicional ceia de Natal ou o almoço de domingo ainda rendem receitas durante a semana e a criatividade fica por conta do reaproveitamento de alimentos que ainda são saudáveis para o consumo. Se sobrou comida das festas, o que muitas famílias fazem nessa época, quando a casa está repleta de parentes ou amigos, é fazer render o almoço ou jantar, com receitas repaginadas.

 

A responsável técnica em nutrição, Anne Shirley Santos Silva, que atua na unidade do Fort Atacadista de Sol Nascente, explica que a melhor receita é aproveitar sobras de carnes e frangos. “Dá para fazer sanduíches, farofas e tortas salgadas. E até as sobras de panetone podem ser aproveitadas para incrementar diversas sobremesas como pavê”, aponta.


Panetone vira torta gelada

Sobras do frango ou peru viram sanduíche


Para carnes, antes de congelar o ideal é cortar em pedaços ou desfiar. É preciso também armazenar de forma correta, em embalagens apropriadas. O sabor e qualidade são determinantes respeitando o tempo entre servir e guardar. “Sobras quentes devem ser colocadas em seguida na geladeira para evitar proliferação de bactérias. Podem ficar à mesa por duas horas em temperatura ambiente e guardar imediatamente após isso”, esclarece.

 

Ao levar à geladeira, a opção é tapar os potes ou cobrir com papel filme ou plástico. Ao retirar para consumir, podem ser reaquecidos na panela ou micro-ondas. O ideal é que sejam aquecidos apenas por mais uma vez para não ficarem secos e sem sabor. Para inspirar a criatividade no reaproveitamento, duas receitas são coringa nessa época:

 

Sanduíche de Pernil

Ingredientes

1 colher (sopa) de óleo

1 cebola média picada

3 tomates, sem pele e sem sementes, picados

1 pimentão médio amarelo, cortado em tiras

800 g de pernil suíno, cozido e desfiado

3 colheres (sopa) de salsa picada

Sal a gosto

Pães tipo francês

 

Modo de preparo

Em uma panela média, coloque o óleo e leve ao fogo alto para aquecer. Junte a cebola, o tomate, o pimentão e o pernil, e refogue por cinco minutos, mexendo de vez em quando até o tomate começar a desmanchar. Retire do fogo, recheie os pães e sirva.

 

Pavê com sobras de panetone

Ingredientes

1 gema

1 colher (sopa) de margarina sem sal

1 xícara (chá) de açúcar

4 colheres (sopa) de amido de milho

3 xícaras (chá) de leite (600 ml)

6 xícaras (chá) de panetone desfiado

2 xícaras (chá) de sorvete de chocolate

 

Modo de preparo

Para preparar o creme, coloque, em uma panela média, a gema, a margarina, o açúcar e o amido de milho, previamente dissolvido no leite, e cozinhe em fogo alto, por três minutos, mexendo sem parar até encorpar. Retire do fogo e espere esfriar. Em um refratário, intercale camadas do creme,  do panetone, o sorvete, 

o panetone restante e finalize com o restante do creme. Cubra com plástico filme e leve ao congelador por até três horas.

 

Horário especial de funcionamento - Neste fim de ano, o Fort está com horário especial para dar mais comodidade aos consumidores:

Segunda a quarta: 26/12 a 28/12: 7h às 23h

Quinta e sexta: 29/12 e 30/12: 7h à meia-noite

Sábado: 31/12: 6h às 20h

Domingo: 01/01: Lojas fechadas

 

No Distrito Federal, as lojas do Fort Atacadista estão presentes nas cidades de Ceilândia, Sol Nascente, Taguatinga e Recanto das Emas. Em Goiás, o Fort está localizado em Valparaíso. Para quem quer economizar, vale aproveitar o Vuon Card, cartão exclusivo do Fort Atacadista, com descontos em centenas de itens e condições especiais de parcelamento.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom