Automatização na produção leiteira impacta na redução de casos de mastite

 Uso do robô de ordenha beneficia sanidade de propriedade e resultado é menor incidência de enfermidades no rebanho

A prevenção da mastite é uma luta constante de todos os produtores de leite. Além de influenciar a saúde da vaca, a mastite também significa uma menor produção de leite, maiores custos com médicos-veterinários e mais trabalho. Ao monitorar continuamente a qualidade do leite, o produtor tem a garantia de um alimento de alta qualidade no tanque. Ao fazer isso, ele também acompanha de perto a saúde de seus animais.

Preocupado com o seu rebanho, Eduardo Rutz, um dos proprietários da Granja Família Rutz, investiu, em março de 2020, na aquisição do Robô Lely Astronaut A5. Localizada no município de Westfalia, no Rio Grande do Sul, a propriedade conta hoje com 56 animais da raça holandesa em lactação e uma mão-de-obra 100% familiar.

De acordo com Eduardo, os constantes diagnósticos de mastite na propriedade estavam prejudicando a qualidade do leite e interferindo nas vendas do produto e no faturamento da granja, além disso, os gastos com medição e atendimento veterinário estavam impactando a saúde financeira da propriedade.

A mastite bovina é uma das principais doenças que atinge o gado leiteiro. Por isso, compromete de maneira drástica a produção de uma fazenda, impactando na gestão. Os prejuízos devido a mastite clínica envolvem descarte de leite, redução da produção a curto e longo prazo, custos com medicamentos e risco de antibiótico no leite.

“Antes da aquisição do Astronaut A5 da Lely, tínhamos em nossa propriedade um grande número de descarte de vacas, a mastite era a principal enfermidade, mas precisávamos lidar também com casos de problemas no casco. Hoje, quase três anos depois do início do uso do robô, as baixas mais significativas são de vacas que se machucam no freestall. Mas posso afirmar que esse problema também já está resolvido”, pontua o produtor.

Para Eduardo, a redução dos casos de mastite na Granja Família Rutz ocorreu porque o robô realiza uma ordenha bem-feita, não havendo contaminação de uma vaca para outra, principalmente por ser um equipamento higiênico.

Além de reduzir drasticamente os casos de mastite, uma vez que com o auxílio da automatização é possível entrar com a medicação mais cedo e coibir a evolução do quadro clínico, Eduardo afirma que, com o uso do robô da Lely, a detecção do cio ficou muito mais fácil.

Lely Astronaut A5: aliado da sanidade

O Lely Astronaut A5 reúne diversas vantagens que impactam positivamente no sistema de produção. As vacas manejadas em fluxo livre são atraídas para a ordenha pela oferta de ração individual, fato que deixa os animais mais calmos no manejo. A simplicidade, a funcionalidade e a praticidade da tecnologia são destaque no equipamento.

Além, claro, da reunião de informações precisas, computando índices de produtividade, dados do leite ordenhado como gordura, proteína e temperatura, e ainda informações estratégicas, como tempo preciso para inseminação e intervenção em enfermidades.  O Lely Astronaut A5 foi projetado com foco na durabilidade e confiabilidade.

Segundo o Farm Management Support, Leticia Martins, o monitoramento da qualidade do leite em cada quarto de úbere ordenhado e em todas as ordenhas, avaliando parâmetros como a cor do leite, sua condutividade, temperatura e a produção, são suficientes para indicar ao produtor um início bastante prematuro de uma mastite, por exemplo. “Isso permite que o produtor atue de maneira antecipada nos animais, economizando e reduzindo perdas e risco a qualidade do leite vendido”.

Com o Astronaut A5 o proprietário pode contar com vacas mais saudáveis, o que é fundamental para uma fazenda de produção leiteira. Um rebanho de animais saudáveis contribui para um negócio saudável. Assim, os produtores podem se concentrar em um futuro sustentável, lucrativo e agradável.

Sobre a Lely

A Lely, fundada em 1948, direciona todos seus esforços para a criação de um futuro sustentável, lucrativo e agradável na fazenda. Focada nas vacas, a empresa desenvolveu robôs profissionais e sistemas de dados que aumentam o bem-estar, flexibilidade e a produção diária dos animais na fazenda.

Por mais de 25 anos, a Lely tem liderado as vendas e serviços no segmento de automação na produção leiteira, ajudando no sucesso diário dos produtores ao redor do mundo. Diariamente, a Lely inspira seus funcionários a oferecerem aos seus clientes soluções inovadoras e a construírem uma parceira de confiança de longo prazo, através de orientações e suporte. Com sua sede na Holanda e uma rede mundial de Lely Centers dedicadas localmente para serviços de vendas e suporte personalizados, o grupo Lely está presente em mais de 45 países e emprega mais de 1.600 pessoas.

Para mais informações acesse: https://www.lely.com/br/

Siga a Lely nas redes sociais:

Facebook: https://www.facebook.com/LelynoBrasil/

Instagram: https://www.instagram.com/lely_brasil/


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom