Como aproveitar as férias para aprender inglês

Créditos: Divulgação

 Enquanto as aulas não voltam e o trabalho não chama, equilibrar o lazer e o aprimoramento pessoal pode ser uma boa maneira de começar melhor o ano. O período de férias é uma oportunidade única para manter ativo o aprendizado de algumas habilidades, entre elas idiomas estrangeiros, como o inglês. De acordo com o gerente de conteúdo do PES English, Luiz Fernando Schibelbain, “estudar nesse momento é uma boa ideia porque permite aprender com aquilo de que se gosta, sem a necessidade de manter uma rotina tão rígida. A melhor estratégia para isso é aprender um pouco todos os dias”. O especialista separou uma série de dicas para ajudar nessa empreitada.

  1. Use o dicionário

Busque um dicionário inglês/inglês, seja físico ou na internet, e use-o para procurar palavras. Ler as definições em inglês realmente contribui para fortalecer o repertório.

  1. Aplique o que sabe

Aprenda uma nova palavra ou expressão todos os dias e tente usá-la em uma frase. “Se quiser tornar seu aprendizado ainda mais completo, procure aprender a maior quantidade possível de palavras que puder de determinado conjunto lexical, ou seja, palavras associadas a algo”, detalha Schibelbain. Você pode, por exemplo, buscar todo o vocabulário existente relativo a computador (mouse, teclado, monitor, impressora, etc.), esportes, hobbies, animais de estimação, partes da casa, entre outros.

  1. Consuma materiais infantis

A linguagem mais simples, usada em boa parte dos desenhos animados e livros infantis, facilita a aquisição de palavras e expressões idiomáticas. Por isso, assista a desenhos animados e leia livros infantis. Além da linguagem simplificada, as imagens também ajudam a tornar o aprendizado mais fácil.

  1. Associe o idioma a algo de que gosta

Escolha um hobby pessoal e procure por informações sobre ele em inglês. “Associar o que se está aprendendo a algo que já é fonte de diversão e/ou prazer é uma forma de tornar o estudo mais interessante”, explica o especialista.

  1. Pratique a conversação

Conversar com quem já fala inglês, seja qual for o assunto, é sempre uma boa maneira de praticar o que se sabe.

  1. Dê preferência ao inglês

Ao fazer qualquer busca na internet, tente optar pela versão do conteúdo em inglês para ver como se sai.

  1. Use as configurações

Televisão, celular e outros aparelhos eletrônicos podem ser configurados para o inglês. E, como os comandos são fixos, internalizá-los se torna um processo mais rápido.

  1. Jogue

Encontre jogos em inglês. Schibelbain afirma que essa é uma ótima estratégia para se manter motivado. “Movimento, audição, leitura e um contexto estabelecidos são tudo o que nosso cérebro quer para um aprendizado mais completo.”

  1. Leia e escreva em inglês

Combine com amigos e familiares que falam inglês para que, uma vez por semana, vocês se comuniquem por escrito em inglês, por meio de mensagens escritas. Além disso, com uma meta modesta já é possível melhorar a compreensão do idioma escrito. Escolha um bom livro em inglês para ler durante as férias, mesmo que sejam apenas cinco ou dez páginas por dia. Outra ideia é ler artigos em inglês em jornais como The Guardian, Daily Mail, Telegraph, entre outros. Para ir além, escreva e poste um comentário na "seção de comentários", que geralmente aparece ao final do artigo. Procure, também, ler os comentários de outras pessoas. Às vezes, eles são mais interessantes do que o artigo em si.

  1. Cante

Escolha uma música em inglês e busque a letra dessa música na internet. Depois de aprender essa letra, cante junto com a música. O ritmo e as contrações das palavras ajudam a destravar a oralidade.

  1. Narre seu cotidiano

No dia a dia, procure sempre descrever em inglês o que está acontecendo, por exemplo: “estou enviando uma mensagem” ou “estou indo ao mercado”.

  1. Traduza

Leia um texto em português e, em seguida, use o Google Tradutor para traduzi-lo para o inglês. Como você já leu o mesmo texto em português, será mais fácil entendê-lo em inglês. Aproveite para checar se há algo traduzido de forma estranha.

  1. Divirta-se

Filmes e séries que você já viu em português podem ser reprisados em inglês, com legendas em português. Durante a experiência, aperte o pause e reproduza alguns diálogos.

  1. Use as plataformas de conteúdo digital

É possível aprender mesmo relaxando. “Se você quiser relaxar, basta deitar-se no sofá e ouvir um podcast em inglês ou assistir a um vídeo no YouTube. A linguagem mergulhará em seu cérebro e você aprenderá sem fazer esforço”, sugere Schibelbain.

  1. Desligue as legendas

Assista a uma cena de filme em inglês com as legendas desligadas. Pense no que foi dito. Reassista com as legendas e perceba o quanto compreendeu.



Sobre o PES English

O PES English é um programa de Inglês avançado destinado a escolas particulares. Ele oferece aos professores assessoria pedagógica especializada, portais de conteúdo e uso da língua inglesa, além de materiais didáticos internacionais publicados por editoras de referência. Presente em mais de 390 escolas em todo o país e atendendo a mais de 105 mil alunos, a solução educacional tem como objetivo desenvolver as habilidades de leitura, fala, escrita e escuta do Inglês em alunos entre 3 e 16 anos. Com certificação e reconhecimento internacionais, o PES também oferece a escolas e alunos assessoria na administração e aplicação de exames de proficiência Cambridge e Michigan Assessment English.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom