Devolução de embalagens vazias de agrotóxicos aumenta 6,54% em 2022

Produtores rurais tocantinenses devolveram 1.074 toneladas de embalagens vazias de agrotóxicos

Foto: pedro Santos.

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) e as centrais de recebimentos de embalagens vazias de agrotóxicos de Pedro Afonso e Silvanópolis divulgaram dados sobre o número de embalagens devolvidas pelos produtores rurais em 2022. O levantamento aponta que foram devolvidas 1.074 toneladas dessas embalagens, um aumento de 6,54% em relação a 2021.

A Adapec possui um papel fundamental no processo de fiscalização e orientação aos produtores rurais tocantinenses para que as embalagens vazias de agrotóxicos sejam retiradas do campo, encaminhadas de forma correta para as centrais, e posteriormente para a reciclagem.

“A Adapec possui um trabalho rígido sobre o controle de agrotóxicos em toda a sua cadeia, que começa na autorização para revendas nos estabelecimentos agropecuários, fiscalização do armazenamento nas lojas especializadas e distribuidoras. E nas propriedades são verificadas as condições de aplicação, armazenamento, orientações sobre o uso correto do produto no campo e a devolução das embalagens nos postos ou centrais,” explicou o gerente de inspeção vegetal da Adapec, Carlos Cesar Barbosa.

Recebimento itinerante
A Adapec também atua em parceria com as centrais, sindicatos rurais e prefeituras, no projeto de recebimento itinerante (RI) de embalagens vazias de agrotóxicos que atende pequenos e médios produtores rurais em regiões onde os postos e centrais estão mais distantes. Em 2022, foram realizadas 22 edições do projeto de RI no Tocantins, beneficiando cerca de 600 produtores rurais, que juntos devolveram aproximadamente 33.200 embalagens vazias de agrotóxicos.

Legislação
Pela legislação, após a compra do produto agrotóxico o produtor tem o prazo de um ano para fazer a devolução das embalagens vazias, podendo se estender por mais seis meses, caso o produto não tenha sido utilizado na sua totalidade. A Adapec orienta os produtores para que guardem o comprovante de devolução por dois anos na propriedade, pois em caso de fiscalização as mesmas deverão ser apresentadas.

Locais de devolução de embalagens vazias de agrotóxicos
O Tocantins conta atualmente com duas centrais de recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos, que estão localizadas nos municípios de Pedro Afonso e Silvanópolis e mais quatro postos, nos municípios de Araguaína, Tocantinópolis, Gurupi e Lagoa da Confusão.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
GDF
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom