Grupo de teatro promove laboratório interativo para aguçar os sentidos do elenco

 Trabalhando com temáticas inclusivas voltadas para as pessoas com deficiência (PcD), a “Mostra Comemorativa da Transferência do Teatro dos Sentidos para Brasília” se inicia nesta semana com a realização de dois laboratórios consecutivos

                                   


Retornando a capital com peças exclusivas voltadas para o público adulto e infantil, o Teatro dos Sentidos estará promovendo dois laboratórios interativos para aguçar a percepção dos atores nos próximos dias 25 e 26 de janeiro. Organizado pela diretora e roteirista Paula Wenke, as atividades serão realizadas, respectivamente, no Jardim Botânico, a partir das 9h15, e na Feira do Guará, com início previsto para às 14h.


Abordando pautas inclusivas e com 25% do elenco composto por pessoas com deficiência, os atores estarão totalmente vendados durante a realização dos laboratórios. “Durante a atividade no Jardim Botânico, todos os participantes serão desafiados a experimentarem aromas e texturas distintas enquanto interagem com as plantas do local. Já no segundo dia, o grupo andará pelas ruas da capital até a Feira do Guará, onde poderão ter a sensação de deslocamento enquanto permanecem na condição de cego. Ao promover uma verdadeira incursão de sentidos com descobertas táteis, olfativas e de paladar, os atores estarão mais sensibilizados com o público que irá permanecer completamente vendado durante as apresentações”, revela Paula Wenke.


Ainda de acordo com a principal idealizadora do projeto, o elenco também participará de um piquenique às cegas durante o laboratório no Jardim Botânico. “Vale ressaltar que essas atividades são de grande importância para preparar os atores para o grande espetáculo. Ao se encontrarem na condição de cegos, eles serão capazes de transmitir ao público as mesmas sensações que tiveram durante toda a experiência”, ressalta Paula Wenke.


Peças em Cartaz


Diferente de outros espetáculos, o público do Teatro dos Sentidos irá assistir às performances com os olhos vendados, onde o grupo de atores “provocadores” fica responsável por atiçar todos os outros sentidos da plateia de acordo com as necessidades da narrativa apresentada. A primeira performance está prevista para ser realizada no dia 25 de fevereiro no Espaço Cultural Renato Russo.


Alternando entre dois horários distintos de exibição, 16h e 20h,  a peça destinada ao público infantil será “Pluft, o fantasminha vai ao Teatro dos Sentidos”, que possui roteiro adaptado da obra da dramaturga Maria Clara Machado. Já para os adultos a peça principal será "Feliz Ano Novo”, com roteiro original de Paula Wenke.


Ainda de acordo com a diretora do projeto, além de abordar um pouco mais sobre a realidade dos deficientes visuais ao final da apresentação, o público será convidado a participar de uma exposição artística inclusiva e inspirada nas experiências cênicas. As obras ficaram expostas em um varal cenográfico que contará com a participação de 20 artistas distintos, permitindo a interação da plateia com a coletânea.


Sobre o Teatro dos Sentidos - Vencedor de dois editais cedidos pela Prefeitura do Rio de Janeiro e pelo Banco do Brasil, o Teatro dos Sentidos surgiu em 1997 sob a idealização da roteirista, diretora, atriz e publicitária Paula Wenke, graduada em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília (UnB). Com o intuito de promover uma experiência única enquanto revela a realidade das pessoas com deficiência, o Teatro dos Sentidos retorna à capital para uma série de apresentações após 7 anos longe dos palcos.


Serviço

Laboratório do Teatro dos Sentidos

Datas: 25 e 26 de janeiro

Horário: 9h15 no Jardim Botânico; 14h na Feira do Guará

Site: www.paulawenke.com/index.htm


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom