Ibaneis Rocha é empossado governador do Distrito Federal pela segunda vez

A cerimônia foi realizada no auditório da Câmara Legislativa


FotoS: Thyago Arruda

Tomou posse hoje (1º) como governador do Distrito Federal pelo segundo mandato consecutivo, Ibaneis Rocha (MDB). Reeleito em primeiro turno com 832.633 votos, equivalente a 50,30% dos votos válidos no pleito de 2022, Ibaneis esteve na Câmara Legislativa na manhã deste domingo para ser oficialmente empossado como governador do DF até o fim de 2026. Também tomou posse a nova vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão.

Em seu discurso de posse, Ibaneis se disse emocionado por ter a oportunidade de governar o DF por mais uma vez. “O orgulho é muito grande para quem nasceu nesta cidade. Esta cidade tem algo de encanto, é a capital de todos os povos, da esperança, da união, de todos os brasileiros. Governar o DF me dá uma emoção enorme”, afirmou. O governador lembrou os desafios de seu primeiro mandato, especialmente a pandemia de Covid-19. “Fomos abatidos por uma epidemia mundial que ceifou muitas vidas de pessoas queridas, que nos trouxe grande tristeza e que exigiu do governo um enorme esforço. Conseguimos vencer essa batalha, que ainda continua nos dias de hoje, mas graças à vacinação e à medicina, conseguimos avançar”, observou.


O governador destacou os desafios que precisam ser enfrentados na área social. “Criamos vários programas na área social, mas ainda temos muito que avançar. Aqui temos regiões muito ricas e outras com grandes dificuldades. Ainda precisamos construir cidades, há muito subdesenvolvimento. Os desafios são enormes, mas a vontade de fazer o DF prosperar, a vontade de ver as famílias saindo da situação de miséria é muito grande”, disse.

Ibaneis também sinalizou em seu discurso que vai buscar ter uma relação republicana com o governo federal de Luiz Inácio Lula da Silva, embora tenha feito campanha para o candidato derrotado à reeleição, Jair Bolsonaro. “O momento é de união pelo Brasil. É um momento de paz, quando o país recebe um novo presidente da República. Precisamos de paz e harmonia para enfrentarmos os problemas de desigualdade social, desigualdade racial e desigualdade de gênero. Precisamos lutar para pacificar a sociedade. Chegou a hora de olhar pra frente, com respeito às diferenças. Respeito a quem pensa de forma diferente. As desigualdades servem para que se encontre um ponto de equilíbrio. Já temos problemas demais para ficarmos inventando outros desnecessários. Temos que nos unir com força para enfrentarmos as desigualdades. Vou lutar para que o diálogo sempre prevaleça”, declarou.

Por mais de uma vez em seu discurso, Ibaneis declarou seu amor pela cidade onde nasceu. “Amo esta cidade, que me deu tudo na vida. Me deu estudo, profissão, família, filhos. Sou um filho da esperança, um filho desta capital maravilhosa”, disse o governador. Com o término da sessão solene realizada na Câmara Legislativa, Ibaneis Rocha está oficialmente empossado como governador do Distrito Federal.

Ibaneis Rocha Barros Júnior é brasiliense, nascido em 1971. De família piauiense, é casado com a advogada Mayara Noronha e tem três filhos. Ibaneis fez carreira na capital federal como advogado, chegando a presidir a seccional do DF da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-DF), de 2013 a 2015. Formado em direito pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub), Ibaneis atuou como advogado de vários sindicatos de servidores. Em 2018, foi eleito governador do DF com 1.042.574 votos, derrotando o então governador Rodrigo Rollemberg (PSB). Ibaneis Rocha é o primeiro brasiliense a governar o Distrito Federal.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom