OPINIÃO: Segurança nos condomínios resulta em tranquilidade aos moradores

Segurança está entre os itens mais importantes para moradores de empreendimentos verticais
Crédito: Yticon/ Divulgação

Dentre as várias vantagens de um condomínio residencial, sem dúvida, está a segurança. Não importa a idade ou perfil das pessoas, quando famílias procuram imóveis em empreendimentos verticais para morar, esse item está nas primeiras colocações de requisitos. A boa notícia é que, com o avanço surpreendente da tecnologia, novos aparelhos e softwares entraram em cena, aumentando ainda mais as soluções aos moradores. Quem acha que segurança se restringe a câmeras de monitoramento e portaria com controle de acesso, saiba que existem dezenas de itens que os olhos não podem ver, literalmente. Muitas construtoras, portanto, visando destacar-se no mercado, já entregam os empreendimentos com boa parte desses equipamentos ou, então, estrutura pronta para instalação.

Exemplos e possibilidades não faltam. Condomínios investem pesado em elementos como sensores, que detectam a aparição de animais de estimação a pequenos objetos, além de controle de veículos e intrusos. Nesse sentido, as câmeras também são fortes aliadas, já que as imagens são exibidas em tempo real na central de monitoramento, possibilitando ação imediata, seja policial ou de emergência. A evolução nesses tipos de equipamentos foi tão grande que existem aparelhos que ativam o alerta ao menor movimento ou calor do corpo, identificam pessoas - inclusive, no escuro -, além de fazerem reconhecimento facial. Isso barra qualquer tentativa de invasão e/ou entrada em local proibido ou monitorado (até mesmo por crianças desacompanhadas), aumentando a sensação de tranquilidade aos moradores.

Quando falamos de acesso direto ao condomínio, a portaria é um dos setores que recebem mais atenção. Por isso, as chamadas portarias enclausuradas tornaram-se alternativas viáveis, já que o visitante entra por uma porta, aguarda ser atendido e só passa pela segunda porta depois de liberado. Hoje, não é raro que os condomínios optem por automatizar abertura de portas e portões, seja para moradores, por meio de aplicativo, por exemplo, ou para porteiros e vigilantes. A esse modelo, ainda é possível conciliar sistema de controle de acesso aos moradores por chave virtual, biometria, reconhecimento facial ou interfone digital, considerados mais seguros que senhas, tags ou as chaves convencionais.

Como sabemos, proporcionar segurança às famílias não é apenas barrar o que vem de fora, mas, também, garantir segurança na funcionalidade dentro do condomínio, a fim de evitar acidentes com os próprios moradores. Pensando na segurança das crianças, por exemplo, construtoras têm ofertado sistemas de trava nos portões que dão acesso às áreas das piscinas, para que estas não circulem sozinhas pelo local, além dos chamados “botões de emergência”, que podem ser acionados para desativação imediata da bomba da piscina. Ainda focadas no público infantil, as construtoras entregam o espaço da brinquedoteca, com brinquedos aprovados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Outra solução tecnológica que auxilia na segurança de condomínios é a instalação de elevadores inteligentes. Com esses equipamentos, o visitante só consegue acessar um determinado andar se possuir um código de acesso ou, ainda, se o morador realizar a liberação a partir do seu apartamento. Dessa forma, apenas pessoas com autorização terão acesso ao apartamento. Além de assaltos ou furtos, isso também evita visitas indesejadas ou fora de hora que, se acontecerem, podem ser facilmente contornadas com preparos de petiscos ou refeições inesperadas. Nesses casos, os minimercados ou vending machines são ótimos aliados para que não haja necessidade de deslocamento. Se a escolha for um pedido de restaurante, as delivery rooms e armários inteligentes são opções para armazenamento de pequenas entregas, incluindo as “resfriadas”.

Todos os itens de segurança, isoladamente ou em conjunto, resultam em tranquilidade e mais conforto aos moradores no dia a dia. Residir em um empreendimento que ofereça soluções tecnológicas em itens de segurança é a garantia de bem-estar, proteção e cuidado com a família.

Patrícia Nascimento é engenheira na Yticon, construtora do Grupo A.Yoshi 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom