Principais dúvidas sobre o atendimento odontológico domiciliar




Principais dúvidas sobre o atendimento odontológico domiciliar

 

Sócia-fundadora da Odonto em Casa, Dra. Maria Letícia Rassi Guimarães, dentista especialista em Odontogeriatria e Mestre em Gerontologia Biomédica, fala sobre como funciona o atendimento em casa




 

Goiânia, Janeiro de 2023 Um assunto pouco debatido são os cuidados especiais necessários para saúde bucal de pacientes idosos e pessoas impossibilitadas de irem a clínicas odontológicas para tratar e fazer a prevenção da saúde bucal. Sócia-fundadora da Odonto em Casa, Dra. Maria Letícia Rassi Guimarães explica as três principais dúvidas sobre o atendimento odontológico domiciliar.

 

1. Como a cadeira odontológica é levada até o paciente?

A cadeira de dentista tradicional, como conhecemos, não vai até o paciente pois não é necessária. "Eu levo os equipamentos odontológicos portáteis, produtos e todos os itens necessários para o atendimento em malas e maletas próprias para o transporte dos equipamentos. No momento do atendimento, o paciente é atendido na cama, se for acamado, ou em poltronas, sofás ou cadeiras, quando o paciente consegue se deslocar dentro de casa.", explica Dra. Maria Letícia Rassi Guimarães, fundadora do Odonto em Casa.

 

2. O paciente pode ser atendido em qualquer lugar da casa?

Tecnicamente sim, pode ser em qualquer lugar. Segundo a dentista especialista em Odontogeriatria, é preciso que o espaço tenha condições para que o paciente fique confortável e que haja espaço para que o profissional possa trabalhar dentro das normas de segurança. "Ambientes bem iluminados, arejados e limpos são essenciais para o atendimento."

 

3. Quais os tipos de pacientes que podem ser atendidos?

Todos os pacientes podem ser atendidos em casa, mas geralmente os pacientes (ou familiares) que me procuram, não conseguem se deslocar ao consultório odontológico e se encontram em assistência ou internação domiciliar. Pacientes idosos, acamados, hospitalizados, pacientes especiais, com problemas neurológicos, com dificuldades motoras ou com qualquer outra limitação que os impeça de se locomover ao consultório. "O atendimento pode ser realizado em domicílios, casas de repouso, instituições de longa permanência, asilos, hotéis, hospitais e uti's. Atendo em Goiânia, Aparecida de Goiânia e algumas cidades do interior.", afirma Dra. Maria Letícia Rassi Guimarães.

 

 

Sobre Odonto em Casa

Empresa fundada em 2020, pela Dra. Maria Letícia Rassi Guimarães, dentista especialista em Odontogeriatria e Mestre em Gerontologia Biomédica, a Odonto em Casa foi criada para atender pacientes com restrições de locomoção, deficiências física/mentais, doenças degenerativas, sequelas neurológicas, pacientes em cuidados paliativos ou com qualquer outra limitação que os impeça de irem ao consultório odontológico. O atendimento é realizado em domicílio com equipamentos odontológicos móveis, com toda a segurança, conforto e comodidade. São realizados quase todos os procedimentos desde a prevenção até o tratamento de quadros infecciosos que possam ter como porta de entrada a cavidade bucal. Além do atendimento personalizado em domicílio, a Odonto em Casa também ministra treinamentos para cuidadores e familiares em relação à higiene bucal, levando em consideração idade, doenças e/ou outros fatores.






Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom