Projeto verão 2023: especialista alerta sobre riscos de anabolizantes

Crédito: Envato


Na estação mais quente do ano, as pessoas buscam ficar em forma para ir à praia, aos clubes,  piscinas ou mesmo usar roupas mais leves com maior confiança. Mas a busca pelo corpo considerado “perfeito”, pode, muitas vezes, trazer prejuízos para a saúde. Dietas em excesso, uso de drogas e medicamentos são algumas das atitudes desesperadas que as pessoas buscam para atingir o efeito desejado. Os anabolizantes também são vistos como uma solução rápida para alcançar esse objetivo, mas podem trazer sérias consequências à saúde.

Os anabolizantes provocam  alguns efeitos colaterais para o organismo e, por isso, são medicamentos sob controle especial e só podem ser vendidos em farmácias e drogarias, com retenção da receita médica, de acordo com a legislação. O coordenador acadêmico da academia UPX Sports e coordenador do curso de Educação Física da Universidade Positivo (UP), Zair Cândido de Oliveira Netto, exemplifica e explica alguns dos efeitos causados pelo uso em excesso desse tipo de substância.Em homens, os anabolizantes são responsáveis por gerar uma diminuição na produção de espermatozoides e estar correlacionado a impotência sexual e, além disso, aceleram a calvície. Já nas mulheres, eles prejudicam o crescimento de pelos pelo corpo, provocam o engrossamento da voz e desregulam o período menstrual”, alerta.

De acordo com Netto, os anabolizantes mais prejudicam do que ajudam as pessoas, pois podem causar sérios riscos para outros órgãos importantes do corpo humano. “O coração pode ser afetado, pois com as fibras musculares em expansão, os batimentos cardíacos ficam  em desarranjo. O fígado pode entrar em falência, abrindo portas para a cirrose ou até câncer. E, por último, podem afetar o cérebro, tornando até mesmo as pessoas mais agressivas.

 

Sobre a Universidade Positivo

A Universidade Positivo é referência em Ensino Superior entre as IES do Estado do Paraná e é uma marca de reconhecimento nacional. Com salas de aula modernas, laboratórios com tecnologia de ponta e mais de 400 mil metros quadrados de área verde no campus sede, a Universidade Positivo é reconhecida pela experiência educacional de mais de três décadas. A Instituição conta com três unidades em Curitiba (PR), uma em Londrina (PR), uma em Ponta Grossa (PR) e mais de 70 polos de EAD no Brasil. Atualmente, oferece mais de 60 cursos de graduação, centenas de programas de especialização e MBA, cinco programas de mestrado e doutorado, além de cursos de educação continuada, programas de extensão e parcerias internacionais para intercâmbios, cursos e visitas. Além disso, tem sete clínicas de atendimento gratuito à comunidade, que totalizam cerca de 3.500 metros quadrados. Em 2019, a Universidade Positivo foi classificada entre as 100 instituições mais bem colocadas no ranking mundial de sustentabilidade da UI GreenMetric. Desde março de 2020 integra o Grupo Cruzeiro do Sul Educacional. Mais informações em up.edu.br/

Sobre a UPX Sports

A UPX Sports é o maior e mais completo centro esportivo do Paraná. Instalada no campus da Universidade Positivo, em Curitiba, é composta por academia, ginásio olímpico, quadras cobertas e ao ar livre, piscinas adulto e infantil, pista de atletismo, pista de caminhada ao redor do lago  e campo de futebol oficial e society (@upxsports).


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Canaã Telecom