Saúde Mental: HETRIN, HEF e HCN idealizam o projeto Conte com a Gente

Iniciativa visa auxiliar funcionários através da escuta e do encaminhamento para profissionais especializados



Todo início de ano é assim: as pessoas estão mais dispostas a repensar suas vidas, suas relações sociais, emoções e estabelecer metas e planos para o ano. A partir daí, surgiu o movimento Janeiro Branco, uma campanha que propõe chamar a atenção para as questões e necessidades relacionadas à saúde mental e emocional da sociedade e das instituições humanas, a fim de nos fazer refletir sobre a nossa qualidade de vida e, consequentemente, sobre o nosso bem-estar.

Dessa forma, os colaboradores dos hospitais estaduais de Trindade (HETRIN), Formosa (HEF) e Centro-Norte Goiano (HCN) agora podem contar com um canal de atendimento sobre saúde mental, questões financeiras, familiares, profissionais, entre outras. O projeto Conte com a Gente é idealizado pela equipe de Gestão de Pessoas do Instituto de Medicina, Estudo e Desenvolvimento (IMED), que realiza o gerenciamento das três unidades.

De acordo com Angela Chagas, diretora de Gestão de Pessoas do IMED, o adoecimento mental pode ocorrer por diversos fatores. “Mais do que gerar uma discussão sobre a saúde emocional no trabalho, incentivamos que tragam as dificuldades e desafios enfrentados no âmbito social e familiar, porque muitas vezes esses desafios são os principais gatilhos”.

A fim de materializar a extensão do cuidado com os colaboradores, além das demandas de cuidado emocional, o projeto tem recebido também solicitações do âmbito jurídico, financeiro e até pedidos de auxílio para conseguir vagas para os filhos na escola.

Realizar a escuta ativa e formular estratégias para construir respostas às demandas identificadas são os principais objetivos do projeto. De acordo com Mônica Diniz, gestora do Conte com a Gente, uma das solicitações mais procuradas está relacionada à saúde mental, que gera o encaminhamento dos colaboradores para os profissionais especializados, tudo de forma gratuita e por meio de parcerias.

“O sentimento de se sentir amparado e cuidado naquele momento de fragilidade ao qual o colaborador está submetido é o impacto mais positivo que podemos perceber ao longo do projeto. Ter alguém para ouvir pode salvar vidas”, destaca a gestora.

A técnica de enfermagem Gesielly da Silva, colaboradora do HETRIN, relata ter se sentido muito emocionada e acolhida pelo projeto. Ela ressalta os seus agradecimentos e parabeniza a gestora Mônica Diniz pela sua condução, pelo seu acolhimento e atenção, e diz ainda que “o projeto é lindo e foi de extrema importância para a sua vida pessoal e profissional”.

O projeto Conte com a Gente foi criado em setembro de 2022 e, desde então, já atendeu 232 colaboradores dos três hospitais.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Canaã Telecom