Vacinação infantil: entenda a importância

  

  

Essencial para manter a criança saudável e a forma mais simples, segura e efetiva de proteger os pequenos contra doenças

 


A vacinação infantil é uma forma simples, segura e efetiva de proteger os pequenos contra doenças, antes mesmo de entrar em contato com elas. Elas ativam as defesas naturais do corpo para construir uma resistência específica para cada infecção e tornam o sistema imunológico mais forte. 

De acordo com a OMS, atualmente existem imunizantes capazes de prevenir mais de 20 doenças extremamente perigosas, além de evitar cerca de 2 a 3 milhões de mortes todos os anos por difteria, tétano, coqueluche, gripe, sarampo e outras.

A vacinação infantil é fundamental, pois previne diversas condições que podem trazer riscos, principalmente durante essa faixa etária. A dra. Maria Isabel infectologista pediátrica do Exame Medicina Diagnóstica fala sobre a importância da vacinação infantil.

 

QUAL É A IMPORTÂNCIA DA VACINAÇÃO INFANTIL?

A vacinação é essencial para manter a criança saudável, pois ajuda a prevenir muitas doenças que podem comprometer o desenvolvimento da criança. 

Os imunizantes agem no sistema imunológico, estimulando a produção de anticorpos e de células de defesa contra doenças específicas. Ao nascer, os bebês precisam ser estimulados a produzir defesas contra os microrganismos que estão no meio ambiente, para que não fiquem suscetíveis a contrair doenças que podem apresentar riscos, além de chances de complicações dessas condições, algumas gravíssimas e outras até fatais.

Durante a infância, na maioria dos países, as pessoas recebem uma caderneta de vacinação, onde são registradas as vacinas que o bebê já tomou, as doses de reforço e as próximas vacinas que devem ser aplicadas, sendo essencial manter essa caderneta sempre atualizada para garantir a proteção integral.

No Distrito Federal, as vacinas estão disponíveis no Exame Medicina Diagnóstica. Para aqueles que não podem se dirigir a uma unidade para tomar a vacina, o Exame possui atendimento domiciliar, sem taxa de deslocamento, que pode ser agendado pelo telefone (61) 4004-3883 ou diretamente pelo site: https://www.examedomiciliar.com.br/.

 


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom