Autor de lei que institui a coleta de sangue itinerante no DF, deputado João Cardoso comemora unidade móvel do Hemocentro

 

Fotos: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Com equipe multidisciplinar, ônibus adaptado tem capacidade para até cem coletas por dia. Cada doação pode salvar até quatro vidas.

A Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) lançou nesta quarta (8/2) Unidade Móvel de Coleta de Sangue, que irá percorrer todas as regiões administrativas do Distrito Federal. Autor da lei 6687/2020, que institui a coleta de sangue itinerante no DF, o deputado distrital João Cardoso (Avante) comemorou a conquista da população. A entrega do ônibus ocorreu na manhã de hoje, no Palácio do Buriti.

“Hoje é um dia importantíssimo para a Saúde do DF. Com este serviço de excelência, será possível aumentarmos os estoques de sangue dos hospitais e salvarmos cada vez mais vidas. Parabéns ao Hemocentro e ao GDF por essa iniciativa.", afirma o parlamentar.

Na ocasião, a governadora em exercício, Celina Leão, fez um apelo às pessoas para que colaborem: “Hoje o DF cumpre a legislação e leva a doação de sangue de forma itinerante às cidades. Pedimos à população que faça esse ato de amor, que salva vidas, e nos ajude a chegar à meta de doação”.

“Pedimos à população que faça esse ato de amor, que salva vidas, e nos ajude a chegar na meta de doação”, acrescentou. 


Unidade Móvel de Coleta de Sangue

Segundo o Hemocentro, a unidade móvel possibilitará que os voluntários façam a doação de sangue nas suas próprias regiões administrativas, sem a necessidade de deslocamento até o Plano Piloto. Em 2022, o Hemocentro realizou uma média de 4.600 coletas de sangue por mês. Cada doação pode salvar até quatro vidas.

Atualmente, cerca de 1,8% da população do DF é doadora de sangue, número abaixo da meta mínima de 3% estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS). “A unidade móvel nos dará a oportunidade de diminuir esse déficit, facilitando a coleta do sangue para aqueles que queiram doar pela primeira vez e para os que já são doadores”, completa o presidente do Hemocentro, Osnei Okumoto.

O calendário com as datas e os locais que receberão o serviço será divulgado periodicamente pelo site e pelas redes sociais do Hemocentro. No próximo dia 16, a Unidade Móvel atenderá doadores de sangue no estacionamento do JK Shopping, em Taguatinga, em uma ação preventiva a um eventual aumento na demanda por sangue durante o período do Carnaval.

Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 51 kg e estar saudável. Confira mais detalhes no site oficial do Hemocentro: https://www.hemocentro.df.gov.br/

*Com informações da Agência Brasília

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom