Carnaval com o plantio de 17 mil mudas no Parque Ecológico do RiachoFundo

Ação no domingo (19) será feita por ambientalistas com o apoio do Brasília Ambiental, que administra a unidade de conservação



Administrado pelo Instituto Brasília Ambiental, o Parque Ecológico Riacho Fundo recebe neste domingo (19) o plantio de 17 mil mudas. A iniciativa, com início às 9h, é da organização não governamental (ONG) Instituto Arvoredo, em parceria com o projeto Raízes da União, e conta com o apoio do Brasília Ambiental e a participação da comunidade.
Os “berços” para receberem as mudas foram preparados durante esta semana e ocupam dois hectares do Parque Ecológico Riacho Fundo | Foto: Divulgação/Brasília Ambiental

Os “berços” para receberem as mudas foram preparados durante esta semana e ocupam dois hectares da unidade de conservação (UC). Entre as espécies a serem plantadas, estão: ipês roxo, branco e rosa, manjuleiro, pata-de-vaca, aroeira pimenteira, sena, cambuí, pau jacaré, angico, pacari, araçá tarumã e jacarandá.

Para a superintendente de Unidades de Conservação do Brasília Ambiental, Rejane Pieratti, esse tipo de ação é fundamental para a conservação do parque ecológico e vai ao encontro do objetivo do instituto de a comunidade desenvolver o sentimento de pertencimento junto aos parques. “Vai além de entendê-los como um espaço para lazer e/ou atividade física, é desenvolver a consciência que são, efetivamente, unidades de conservação”, ressalta.

De acordo com o diretor da ONG, Humberto Lúcio da Silva, o plantio aproveita o período chuvoso do Distrito Federal, e tem o objetivo de contribuir para o restauro e fortalecimento das nascentes da unidade de conservação.

No fim do ano passado, o Instituto Arvoredo adotou nascentes do parque que estão em uma área de nove hectares, dentro do projeto Adote uma Nascente, do Brasília Ambiental. A partir deste plantio, a ideia da ONG é reflorestar toda essa área em dois anos.

Edilayne Martins

"Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida." (Bob Marley)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom