Distrito Federal tem aumento no número de obesos e consumo de legumes é o menor em relação à média nacional

O desafio é estimular a população ao consumo de legumes, frutas e verduras

O Distrito Federal registrou aumento no número de obesos em todas as faixas etárias nos últimos anos. É o que revela o estudo divulgado pelo Boletim Informativo do Estado Nutricional no DF, com dados gerados pelo Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan). Enquanto cresceu o consumo de bebidas adoçadas e alimentos ultraprocessados, o consumo de verduras ou legumes atingiu, entre 2015 e 2020, 62% da população, menor que o índice da região Centro-Oeste, com 78%, e do Brasil, com média geral de 71%.

O Dia Mundial das Leguminosas, celebrado no dia 10 de fevereiro, foi criado pela Organização das Nações Unidas, em 2018, para reafirmar a contribuição das leguminosas na alimentação saudável. Os legumes, grãos que nascem em vagens ricas em tecido fibroso, são fundamentais para uma dieta equilibrada e manutenção da saúde já que conta com nutrientes, como proteínas, fibras, vitaminas e minerais. Para reforçar a importância dos grãos, a nutricionista do Fort Atacadista, Letícia Tizziani, destaca os benefícios do feijão, da ervilha, do grão-de-bico, da lentilha e da soja.


Comum nas refeições dos brasileiros, o feijão é um dos alimentos mais consumidos no País. “Com maior concentração de ferro, o feijão ajuda na perda de peso, reduz o colesterol, melhora a saúde do coração e previne o diabetes. Porém, a principal vantagem do consumo é o combate à anemia. Uma dica para melhorar a absorção do ferro é acrescentar nas refeições alimentos ricos em vitamina C, como a laranja, por exemplo”, destaca a nutricionista.


Já a ervilha, rica em fibras, zinco, antioxidantes e possui vitaminas A, C, E e K, colabora para retardar o envelhecimento das células, ajudando na cicatrização da pele, fortalecimento das unhas, do cabelo e do sistema imunológico, além de melhorar a saúde dos olhos e contribuir para reduzir o estresse. “É uma excelente alternativa para vegetarianos e veganos porque contém todos os nutrientes necessários para o corpo e pode ser acrescentado facilmente nas refeições, como no preparo do arroz ou em pratos variados: sopa, torta, creme, purê, hambúrguer e salada”, afirma Tizziani.

Outra leguminosa ideal para quem quer investir na saúde é o grão-de-bico, rico em triptofano, “que é responsável pela produção de hormônios que aumentam o bem-estar e combatem a depressão, equilibrando a saúde emocional e psicológica”, complementa a nutricionista. Além de promover mais qualidade de vida, o grão-de-bico previne a osteoporose, mantendo os ossos saudáveis, melhora a saúde dos dentes, regula o açúcar no sangue e ajuda no controle da glicemia, aumenta os movimentos intestinais e combate a prisão de ventre, reduzindo desconfortos.

Em especial para as mulheres, a lentilha é crucial na hora de ajudar a equilibrar os hormônios. “O alimento possui substâncias lignanas, com características semelhantes ao estrogênio, que é o hormônio responsável por regular o funcionamento do metabolismo e contribui para o desenvolvimento do corpo feminino. Essa similaridade diminui a tensão pré-menstrual, evitando o estresse e o cansaço e revitalizando as energias. Outra vantagem é que a lentilha ajuda a desintoxicar o corpo”.

A soja também ameniza os sintomas da TPM e, devido à concentração de vitaminas do complexo B, ajuda a prevenir problemas na gestação. “É rica em proteína vegetal e essencial para o bom funcionamento do organismo. Pode ser preparado cozido ou adicionado em outras refeições, como arroz, strogonoff, hambúrguer ou no saboroso tofu. Por isso, uma boa dica é planejar um cardápio de grãos para a semana, pois garantirá uma alimentação protéica, nutritiva e sem dúvidas mais saudável”, recomenda a nutricionista.

Onde encontrar: No Distrito Federal, as lojas do Fort Atacadista estão presentes nas cidades de Ceilândia, Sol Nascente, Taguatinga e Recanto das Emas. Em Goiás, o Fort está localizado em Valparaíso. Clientes do Vuon Card, cartão exclusivo do Fort Atacadista, podem comprar com descontos em centenas de itens e condições especiais de parcelamento.

- SOL NASCENTE | DF | Quadra QNP 27 Área Especial 01 S/N

- TAGUATINGA | DF | SDE Setor M Norte Qd. 1 Cj. A Lt. 1 – Av. Hélio Prates com M Norte | Taguatinga Norte

- CEILÂNDIA | DF | CNN 1 S/N | Centro

- RECANTO DAS EMAS | DF | Quadra 800 Conjunto 1, número 1 Lote 1 - Recanto das Emas

- VALPARAÍSO | GO |Rua Capitão Carlos da Silva (marginal da BR-040), Bairro Jardim Oriente.

Fotos: Antoniel Freitas

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
GDF
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom