Manutenção preventiva da contenção bovina: prática garante bem-estar animal e humano e lucratividade nas fazendas

 Redução de riscos com lesões e acidentes é uma das consequências positivas de revisar periodicamente o equipamento



Para continuar rodando nas ruas e estradas com chances reduzidas de apresentar problemas, um carro passa por revisões periódicas, tendo suas peças avaliadas e, caso necessário, ajustadas ou trocadas para o funcionamento adequado no dia a dia. Essa lógica pode ser aplicada da mesma forma para equipamentos de contenção bovina. A realização da manutenção preventiva, mais do que prevenir acidentes, é uma estratégia que permite melhores resultados financeiros nas fazendas.

De acordo com estudo produzido pela Scot Consultoria durante a expedição Confina Brasil em 2021, essa é uma prática realizada por, aproximadamente, 55% dos entrevistados pelo menos após cada uso para manejo. Os 45% restantes ainda realizam manutenção apenas quando há danos no equipamento.

Promover esse tipo de procedimento não só aumenta a vida útil do equipamento de contenção, mas também oferece mais segurança tanto para o rebanho quanto para os profissionais, de acordo com o Gerente de pós-venda da Beckhauser, Etanislei Magalhães.

“A manutenção preventiva assegura o bem-estar animal e humano nas propriedades pecuárias, pois permite que o manejo dos bovinos seja realizado de forma adequada, diminuindo os riscos de acidentes tanto para eles quanto para o operador do equipamento”, pontua.

Como consequência desses pontos vem a redução de lesões nos animais, que levariam ou à redução do valor da carcaça, em função da qualidade inferior, ou ao descarte completo dela. “Das duas formas, correr o risco de algo dar errado pela falta de uma revisão periódica no equipamento de contenção é sinônimo de prejuízo financeiro para o pecuarista”, alerta Magalhães.

Nesse sentido, a indicação feita para os clientes da Beckhauser, indústria paranaense produtora de equipamentos de contenção para bovinos, durante a venda técnica dos produtos da empresa é de planejar esses momentos de manutenção preventiva, considerando-os como uma ferramenta para melhorar a lucratividade do negócio.

“Como a Beckhauser possui uma robusta rede de parceiros distribuidores espalhada por todo o Brasil, e também pela América Latina, orientamos os nossos clientes a se programarem nos períodos que sucedem e antecedem grandes volumes de manejo nas fazendas para realizar uma revisão nos produtos e corrigir o que precisa ser ajustado para a realização adequada das tarefas do cotidiano, facilitando o processo para os animais, para os profissionais envolvidos e gerando resultados positivos para a atividade como um todo”, destaca.

Quem revisa comprova o resultado

 O engenheiro agrônomo e pecuarista Elton Zafanelli Silveira, da cidade de Alto Paraíso (PR), confirma que realizar a manutenção preventiva fez a diferença na hora dos manejos nas fazendas que administra, a Três Minas e a Guaraúna, ambas localizadas no estado do Paraná.

“Eu percebi que a revisão dos equipamentos previne que eles se danifiquem durante a passagem dos animais pela contenção. Isso é muito bom, considerando que isso acarreta prejuízos não só em função da carcaça com menos qualidade e valor, mas também pelo investimento que passa a ser necessário para a reposição da peça que deu origem a essa situação”, argumenta.

Dessa forma, Silveira explica que essa prática periódica traz impactos positivos para a questão do bem-estar animal e humano nas propriedades. “Só de garantir uma passagem segura dos animais pelo equipamento de contenção, o que se reflete na segurança dos operadores, conseguimos assegurar que o bovino viva em condições adequadas, também contribuindo para agregar valor ao produto final que chega à mesa dos consumidores”.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom