Primeiros sintomas de gravidez: quais são, quando surgem e como identificá-los?

  

 
Entre os sinais mais notáveis do início da gravidez está a ausência da menstruação

 


Percebeu alguns sintomas e não sabe se eles podem indicar o começo de uma gravidez? É mesmo comum a dúvida antes de realizar um teste para confirmação. E uma pergunta natural é: como saber se estou grávida?


Embora cada mulher seja diferente e algumas apresentem sintomas e outras não, é preciso ficar atenta às mudanças no corpo. Venha saber quais são esses primeiros sintomas da gravidez e tirar outras dúvidas sobre o assunto. O Dr. Victor Campello, obstetra da Maternidade Brasília, explica tudo por aqui.


Quais são os primeiros sintomas de gravidez?


Nos primeiros três meses de gravidez, o corpo apresenta uma série de sinais, entre eles, o mais comum, é a ausência de menstruação. Além disso, outros indícios podem indicar o começo de uma gestação. Veja:


 ·       Enjoos;

·       Mudanças no humor;

·       Excesso de cansaço;

·       Mais vontade de urinar;

·       Sangramento leve;

·       Alteração na temperatura;

·       Vômitos;

·       Tonturas;

·       Sonolência;

·       Inchaço e cólicas;

·       Seios inchados;

·       Aréolas dos seios mais escuras;

·       Constipação;

·       Enjoo a algumas comidas;

·       Dor de cabeça;

·       Repulsa ao sentir determinados cheiros;

·       Vontade de comer alguns alimentos;

·       Congestão nasal;

·       Dor nas costas;

·       Corrimento mais denso;

·       Pele mais oleosa.


É possível perceber os sintomas nos primeiros dias de gestação?

Embora muitas pessoas acreditem que seja possível, nos primeiros dias, após a fecundação do óvulo, os sinais não aparecem. Na maior parte dos casos, os indícios só surgirão entre a quinta e a sexta semana de gestação. De acordo com o Dr. Victor Campello, “os primeiro sintomas de gravidez só vão aparecer quando os sintomas hormonais começarem a acontecer, e isso leva um tempo". 


Quando os primeiros sintomas de gravidez aparecem?

Os primeiros sinais de gravidez surgem duas semanas depois da relação sexual, ou seja, em média, na terceira ou quarta semana de gestação. Como já mencionado, esses sinais variam de gestante para gestante.


Quais são os indícios de gravidez pouco conhecidos?

Os sintomas de gravidez menos populares ou até mesmo que podem ser confundidos com outros quadros de saúde são:

·       Cólicas semelhantes às menstruais;

·       Sangramento leve;

·      Mamas doloridas, sinal que pode ser confundido com TPM;

·       Intestino preso.

 

Além disso, o cansaço e o sono excessivo podem também acontecer por causa do aumento de progesterona. O Dr. Victor Campello explica que “muitas mulheres podem ficar preocupadas por achar que é falta de vitamina, mas isso também pode ser causado pela mudança hormonal da gravidez".

 Outro sinal menos divulgado de gravidez é o aumento da secreção vaginal, desde que não tenha odor e que não cause incômodo, como coceira e ardência, mas é normal, em razão do aumento do estrogênio.


O médico explica ainda que “a nidação, ou seja, a implantação do embrião, pode, algumas vezes, causar um pequeno sangramento vaginal, e isso pode acontecer em gravidez normal".


No entanto, aos surgirem sintomas semelhantes, é importante buscar avaliação médica para um diagnóstico preciso.


 Qual é o melhor exame para confirmar a gravidez?

Os exames realizados para a confirmação da gravidez são a dosagem sanguínea do BHCG Quantitativo e a ultrassonografia obstétrica de primeiro trimestre de gestação.

O Dr. Victor Campello reforça ainda que, “assim que ocorre o atraso menstrual, a mulher já pode fazer o BHCG Quantitativo para confirmar a gravidez".

Importante destacar que a confirmação de uma gestação deve ser feita por meio de exames e, assim que confirmada, é necessário procurar um obstetra e iniciar um acompanhamento pré-natal.

 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom