Verão sem culpa: como aproveitar e se refrescar com sorvetes naturais ou feitos em casa

Nutricionista do Fort Atacadista fala de opções saudáveis para enfrentar o calor mantendo a saúde

 

Ainda falta um mês para o verão passar e o sol forte segue, mesmo com períodos de chuvas, típicas nessa época do ano. Na estratégia para se refrescar, o corpo pede mais água, bebidas mais frias e, é claro, um bom sorvete. Não é à toa, que entre os meses de dezembro e março o consumo de sorvetes do país é sempre maior. Segundo a Associação Brasileira de Indústrias de Sorvete (ABIS), o brasileiro consome de seis a oito litros de sorvete por ano. A Dinamarca, mesmo com temperaturas extremamente baixas, tem um consumo de nove litros por pessoa e, por lá, o consumo é similar em todos os meses do ano.


 

O diferencial do sorvete brasileiro foi a adaptação do uso de frutas frescas em diferentes sabores e até mesmo produtos regionais para o seu preparo. Hoje em dia, é comum encontrar sabores feitos a partir de frutas típicas como cupuaçu, cajá, umbu, guavira e até outros inusitados como gengibre. O fato é que se antes o sorvete era considerado um grande vilão, por conta da gordura trans, conservantes e açúcar, o mercado começou a investir em receitas alternativas com produtos mais naturais.



O que também tem impulsionado o setor, é o crescimento do número de vegetarianos. Para se ter uma ideia, somente o sorvete vegano atinge 14% da população brasileira, o que dá em média, um público de 30 milhões de pessoas. No mercado geral, de acordo com dados da Abis, o Brasil é o 10º maior produtor mundial de sorvete.


Brasil é o 10º maior produtor mundial de sorvete

Para quem quer aproveitar e incluir o sorvete mais saudável na refeição, a responsável técnica em nutrição do Fort Atacadista da unidade Sol Nascente, em Ceilândia, Anne Félix dos Santos, compartilha uma receita fácil de fazer, com a refrescância do sorvete e o sabor do chocolate, além de ingredientes que ajudam na saúde. Confira:

 

Sorvete de cacau com linhaça

Ingredientes:

4 bananas da sua preferência maduras

2 colheres de sopa de linhaça dourada

Suco de limão 1/2

1 colher de chá rasa de canela em pó

1 pitada de cravo em pó ou 3 bolinhas de cravo moído

1 pitada de noz moscada (se quiser)

2 colheres de cacau em pó

1/ 2 xícara de chá de água



Modo de fazer:

Descasque as bananas e corte em pedaços. Leve ao freezer de 4 a 6 horas. Enquanto isso, cubra a linhaça com ½ litro de água e deixe descansando de 4 a 6 horas. Depois, lave e escorra a linhaça hidratada em uma peneira.

 

Retire as bananas do freezer e triture com suco de limão em um processador ou liquidificador até formar um creme. Reserve o creme no congelador e quando ficar firme bata novamente com a linhaça hidratada. Quando ficar novamente cremoso acrescente canela, noz moscada o cacau e bata novamente. Sirva na hora ou deixe 30 minutos no congelador.

 

Onde encontrar:  No Distrito Federal, as lojas do Fort Atacadista estão presentes nas cidades de Ceilândia, Sol Nascente, Taguatinga e Recanto das Emas. Em Goiás, o Fort está localizado em Valparaíso. Para quem precisa abastecer a casa com produtos pets, a dica é aproveitar o Vuon Card, cartão exclusivo do Fort Atacadista, com descontos em centenas de itens e condições especiais de parcelamento.

 

- SOL NASCENTE | DF | Quadra QNP 27 Área Especial 01 S/N

- TAGUATINGA | DF | Setor M Norte Quadra 01, Av. Hélio Prates com M Norte | Taguatinga Norte

- CEILÂNDIA | DF | CNN 1 S/N | Centro

- RECANTO DAS EMAS | DF | Quadra 800 Conjunto 1, número 1, Lote 1 - Recanto das Emas

- VALPARAÍSO | GO |Rua Capitão Carlos da Silva (marginal da BR-040), Bairro Jardim Oriente.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom