Aviagen América Latina se une à indústria avícola brasileira para discutir a Influenza Aviária na América do Sul

 O gerente técnico regional da Aviagen® América Latina, Mário Sérgio Assayag Junior, recentemente participou de uma live para debater o atual status da Influenza Aviária (IA) na América do Sul. O evento foi promovido pela Fundação de Apoio à Ciência e Tecnologia Avícolas (FACTA), Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP).

Juntamente com Assayag, participaram do debate o diretor-presidente da FACTA, Ariel Mendes, a diretora técnica da ABPA, Sula Alves, e a coordenadora técnica da ABPA, Tabatha Lacerda. Segundo Mendes, a IA é uma grande preocupação devido aos casos na América do Sul, em especial na Colômbia, Equador, Peru, Chile, Venezuela, Bolívia, Argentina e Uruguai. O objetivo da reunião foi discutir o que tem sido feito para prevenir a entrada deste vírus, que é de grande circulação através de aves migratórias.

Em 2005, um vírus da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) do tipo H5Nx começou a circular em aves migratórias a partir da Ásia Central e, desde ali, se espalhou para o Leste Asiático, Oriente Médio, África e América do Norte.

Assayag agregou que esse evento de disseminação do vírus de 2020 pode ser considerado o maior e mais longo evento sanitário desde o século passado, atingindo oficialmente 90 países, da Ásia, Europa, África e América. Nos Estados Unidos, o vírus H5N1 já causou perdas de 55 milhões de aves, em 47 estados – além de 50 milhões de aves na Europa. Com o passar do tempo, passou a contaminar planteis em todo mundo e, no início de novembro de 2022, houve o primeiro caso da América do Sul, no noroeste da Colômbia, na divisa com o Panamá.

“Até 15 de fevereiro, o Brasil segue sem casos clínicos de IA e mortalidade de aves silvestres e/ou migratórias que possam levar a qualquer suspeita no país – e os governos federal e estaduais, ABPA e associações estaduais, empresas produtoras de carne de frango e ovos e todos os membros da cadeia de produção seguem unidos em medidas rigorosas de biossegurança para proteger os lotes de aves no país”, afirmou Assayag.

Sobre a Aviagen

Desde 1923, a Aviagen tem sido a empresa global preferida em genética avícola, com a missão de ajudar seus clientes – produtores mundiais de carne de frango – a fornecer uma proteína saudável e sustentável para suas comunidades em constante crescimento. Aplicando seus valores corporativos de “Breeding Sustainability”, a Aviagen implementa ferramentas que promovem a produção comercial de frangos com foco no meio ambiente e na responsabilidade social, além do benefício econômico dos produtores, ao mesmo tempo em que promove o rendimento, a saúde e o bem-estar das aves.

Para satisfazer as diversas demandas de mercado, a Aviagen oferece um completo portfólio de reprodutoras sob as marcas Arbor Acres®, Indian River® e Ross®. O Rowan Range® e o Specialty Males® têm como objetivo o crescimento mais lento e são indicados para nichos específicos de mercado. A sede da Aviagen fica em Huntsville, no estado americano do Alabama, e detém operações no Reino Unido, Europa, Turquia, América Latina, Índia, Austrália, Nova Zelândia, África e Estados Unidos, além de joint ventures na Ásia. A empresa tem aproximadamente 8.000 colaboradores e atende a clientes em 100 países.

Para mais informações, visite Aviagen.com ou siga a Aviagen no LinkedIn

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom