Em reunião com ministra do Turismo, setor pede continuidade da liberação de vistos para Estados Unidos, Canadá, Japão e Austrália

Na ocasião, a CNC assinou um acordo de cooperação técnica com o MTur para apoio na implementação de três macro programas

Foto: Renato Santos.

As principais entidades empresariais do turismo entregaram hoje (14), em Brasília, um manifesto à ministra do Turismo, Daniela Carneiro, pedindo apoio para a manutenção da liberação de vistos para turistas de Estados Unidos, Austrália, Canadá e Japão. Representantes de mais de 30 instituições assinaram o documento durante reunião do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur) da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

O presidente da CNC (que também preside o Cetur), José Roberto Tadros, lembrou que a flexibilização de vistos é uma demanda antiga do setor. "Esse é um pleito de grande interesse público e de relevância econômica para o Brasil. Pedimos que a questão seja reavaliada, pois a supressão da norma pode desestimular a vinda de turistas internacionais", disse Tadros. Conforme dados da Polícia Federal, o País computou a entrada de quase 870 mil turistas estrangeiros somente em janeiro deste ano, resultado histórico comparado com a série dos últimos quatro anos.
 
A liberação temporária de vistos que ocorreu em 2016, por ocasião das Olimpíadas, gerou um aumento de cerca de 50% na entrada de viajantes estrangeiros, demonstrando o potencial da medida. O diretor da CNC que coordena o Cetur e conduziu a reunião, Alexandre Sampaio, reiterou que o setor expressa preocupação com a volta da exigência dos vistos. "O turismo foi o setor mais afetado pela pandemia de Covid-19, acumulamos perdas de mais de R$ 530 bilhões, e retomamos o nível de atividade somente em dezembro de 2022. Nossa expectativa é que o setor inicie a recuperação neste ano e essa exigência dos vistos não vai ajudar", explicou.  
 
A ministra Daniela Carneiro informou que já está em contato com o Ministério das Relações Exteriores discutindo a demanda do setor e que recebeu o apoio do presidente da Embratur, Marcelo Freixo, que também acompanha o tema.

Parceria para o desenvolvimento do turismo
Durante a reunião do Cetur, também foi assinado um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre a Confederação e o Ministério do Turismo para atuação conjunta em três macro programas: desenvolvimento das Redes Brasileiras de Cidades Criativas (RBCC), criação da Rede de Inteligência Mercadológica e certificações para novos Destinos Turísticos Inteligentes (DTI).

"O Mtur e a CNC já possuem um histórico de cooperação, com ações que resultaram em diferentes benefícios e, neste momento, o trabalho conjunto resultará em avanços nas ações de inovação do turismo no país. As propostas buscam melhorar o posicionamento do turismo brasileiro em termos de competitividade e inovação", afirmou.
 
A ministra Daniela Carneiro agradeceu o apoio e reconheceu o trabalho da CNC no turismo. Ela pontuou que sua gestão está comprometida em trazer melhorias para o crescimento do setor e do Brasil. "Precisamos valorizar, reconhecer e fortalecer a beleza e a cultura do País, para potencializar o turismo. Temos gargalos e há muito o que avançar para transformar a vida das pessoas, de fato, pelo turismo", concluiu.

Entidades que assinam manifesto:
CNC - Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo
FBHA – Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação
FENACTUR – Federação Nacional de Turismo
ABAV – Associação Brasileira de Agências de Viagem
ABEAR – Associação Brasileira de Empresas Aéreas
ABEOC – Associação Brasileira de Empresas de Eventos
ABETA – Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura
ABIH NACIONAL – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis
ABLA – Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis
ABOTTC – Associação Brasileira das Operadoras de Trens Turísticos e Culturais
ABR – Associação Brasileira de Resorts – Resorts Brasil
ABRACORP - Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas
ABRAPE – Associação Brasileira de Promotores de Eventos
ABRASEL NACIONAL – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes
ABRASTUR – Associação Brasileira de Turismo Social
ALAGEV – Associação Latino-Americana de Gestores de Eventos e Viagens Coorporativas
ANR – Associação Nacional de Bares e Restaurantes
ANTTUR – Associação Nacional dos Transportadores de Turismo e Fretamento
AMPRO – Associação de Marketing Promocional
BITO – Associação Brasileira de Turismo Receptivo Internacional
BLTA – Brazilian Luxury Travel Association
Brasil Convention & Visitors Bureau
BRAZTOA – Associação Brasileira das Operadoras de Turismo
CLIA BRASIL - Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos
FOHB – Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil
RECEPT - Associação Brasileira de Turismo Receptivo
SEBRAE NACIONAL – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas
SINDEPAT – Sistema Integrado de Parques Temáticos e Atrações Turísticas do Brasil
UBRAFE – União Brasileira dos Promotores de Feiras
UNEDESTINOS – União Nacional dos Convention & Visitors Bureux e Entidades de Destinos

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom