HCN realiza ações de combate à violência obstétrica e reforça a importância dos partos humanizados

Hospital conta com equipe multiprofissional e medidas de analgesia para tornar o parto mais seguro e confortável para as pacientes

 

Esta imagem contém, dois homens e várias mulheres posando para a foto lado a lado e algumas abaixadas. Entre essas pessoas estão mulheres gestantes no HCN, violência obstétrica, parto humanizado
Mulheres que fazem acompanhamento no Hospital Estadual Centro-Norte Goiano (HCN)

No início deste ano o Gigante do Norte celebrou a marca de 500 partos realizados em sua maternidade e esse número continua crescendo, com 735 partos até o mês de março. O Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN), que é referência em obstetrícia na região norte do estado de Goiás, conta com uma equipe multiprofissional treinada e preparada para oferecer um tratamento humanizado, com segurança e qualidade, priorizando o bem-estar das gestantes e seus bebês.

Contudo, infelizmente essa não é a realidade para grande parte do país e do mundo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 830 mulheres morrem todos os dias por causas evitáveis, relacionadas à gravidez e ao parto. Esse número serve como alerta à gravidade do problema da violência obstétrica e reforça a necessidade de discussões sobre o parto humanizado.

Pensando nisso, foi criada a Aliança Nacional para o Parto Seguro e Respeitoso, atendendo ao chamado da OMS, que escolheu o “Cuidado materno e neonatal seguro” como tema do Dia Mundial da Segurança do Paciente em 2021, comemorado no dia 17 de setembro.

 

Combate à violência obstétrica

A violência obstétrica atinge diretamente as mulheres e pode ocorrer durante a gestação, parto e pós-parto. É o desrespeito à mulher, à sua autonomia, ao seu corpo e aos seus processos reprodutivos, podendo manifestar-se por meio de violência verbal, física ou sexual e pela adoção de intervenções e procedimentos desnecessários ou sem evidências científicas. Afeta negativamente a qualidade de vida das mulheres, ocasionando abalos emocionais, traumas, depressão, entre outros problemas.

A Aliança Nacional para o Parto Seguro e Respeitoso reúne em torno de 50 entidades dispostas a atuar em prol da redução da mortalidade materna e neonatal e da garantia de direitos básicos para o parto e para os nascimentos seguros no Brasil. A complexidade dos problemas no país exige não apenas que as organizações de saúde tomem iniciativas específicas, mas principalmente demanda uma resposta coletiva, abrangente e multiprofissional.

O Centro Obstétrico do HCN segue todas as diretrizes da Aliança, visando combater a violência obstétrica e oferecer sempre o melhor tratamento às suas pacientes gestantes e puérperas, de forma humanizada e respeitosa.

De acordo com Marcelo Ramos, gerente assistencial da unidade, é de extrema importância a adoção dessas medidas de respeito, garantindo às pacientes o direito de acompanhantes durante todo o processo, desde o início do atendimento no pronto-socorro até o momento da alta. “A equipe do HCN incentiva a participação do familiar ou do acompanhante escolhido pela gestante nas decisões e nos procedimentos, permitindo até mesmo a presença de doulas para garantir o melhor atendimento”, completa ele.

“Nenhuma paciente é amarrada durante o trabalho de parto, nem tem os seus direitos restringidos.  A paciente tem as suas decisões ouvidas e respeitadas a todo momento, recebendo explicações claras a fim de chegar no melhor consenso para o melhor trabalho de parto possível”, garante Ramos.

Visando reforçar o combate à violência obstétrica e garantir os direitos e a segurança da gestante, serão realizadas ao longo do mês visitas às unidades de saúde de Uruaçu e Campinorte, além de uma roda de conversa com o projeto Mãe que Cuida, uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Uruaçu.

 

Humanização

No HCN as parturientes podem contar com o apoio de uma equipe multiprofissional composta por enfermeiras obstetras, que acompanham o trabalho de parto, médicos voltados para a atenção da gestante, fisioterapeutas, psicólogos, além de um Pronto-Socorro especializado em atendimento à mulher.  Esse tipo de conduta está em conformidade com todas as diretrizes do Ministério da Saúde, que garante a todas as mães a melhor forma de indução durante o processo de parto.

Além disso, o hospital possui diversas medidas de analgesia para tornar o parto mais seguro e confortável para as pacientes. No HCN, as futuras mães têm à sua disposição diversas terapias que ajudam no alívio do desconforto pélvico, ocorrido pelas dores provocadas com as contrações do trabalho de parto. O tratamento utiliza métodos não farmacológicos que incluem exercícios com aparelhos específicos, aromaterapia, hidroterapia, musicoterapia, entre outros cuidados que confortam e estabilizam, fisicamente e mentalmente, a mulher nesse momento tão especial da sua vida.

As gestantes que são atendidas no HCN recebem orientações sobre o aleitamento materno, cuidados com os prematuros, além de valorização e incentivo ao parto natural. Desde a entrada das pacientes no Pronto-Socorro até a alta, quando a criança já sai registrada em cartório, tudo é pensado e planejado com o intuito de acolher as mulheres e suas famílias com dignidade e respeito.

O HCN é o único hospital da região que dispõe de UTI neonatal. Além disso, a maternidade do hospital possui 3 salas cirúrgicas, 6 leitos de Recuperação Pós-Anestésica (RPA), 5 salas de parto e pós-parto (PPP), camas especiais, sanitários individualizados, música ambiente e área externa para caminhada. A população conta com uma estrutura preparada para oferecer o que há de melhor na especialidade de obstetrícia na região norte de Goiás.

 

Assessoria de Comunicação do HCN

Victor Weber – victor.weber@ecco.inf.br

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom