Megatendência healthy living aposta em banheiros SPA que conferem novos sentidos de autocuidado

Crédito: Divulgaçao Grupo A.Yoshii

 


Indo além de suas funcionalidades, banheiros convertem-se em verdadeiros espaços terapêuticos, conferindo tecnologia e elegância

Entre as principais tendências previstas para as próximas temporadas, o conceito healthy living representa um movimento global que visa não somente questões estéticas, mas ao bem-estar mental e à saúde física. A tendência que prioriza hábitos saudáveis já deixou de ser um mercado de nicho e se tornou um padrão de vida das pessoas, inclusive no mercado imobiliário. Espaços e cômodos residenciais capazes de revigorar corpo e mente e inspirar o autocuidado tornaram-se ainda mais presentes e, dentre eles, o banheiro conquistou protagonismo. 

Banheiros com ar zen, aspecto harmonizado e integrado com a natureza já são tendência na decoração e o espaço não passa despercebido, conquistando novo significado na vida das pessoas de bem-estar e renovação. Além da décor que reúne conforto, funcionalidade e elegância, a tecnologia é uma aliada no momento do planejamento e execução do espaço. Hoje, os banheiros possuem inovações com funcionalidades futurísticas inimagináveis há poucos anos, como: modelos de banheiras, cromoterapia, hidromassagens verticais, lixeiras com sensor, assistentes virtuais controlados por voz, termostatos controlados por aplicativos, pisos e acessórios aquecidos e ampla gama de objetos smart, que vão do espelho, vaso sanitário até o ralo. Fato é que a maneira como interagimos com o ambiente, cada vez mais futurista e automatizado, já chegou aos espaços íntimos e pessoais como os banheiros. 

O mercado mundial de dispositivos domésticos inteligentes cresceu cerca de 12% em 2021 em comparação com 2020, com remessas de mais de 895 milhões de dispositivos, de acordo com o relatório Worldwide Quarterly Smart Home Device Tracker da IDC. Ainda, uma pesquisa da Fortune Business Insights revelou que o mercado de automação residencial tem previsão de crescer dos atuais US$ 72,30 bilhões estimados para 2021 para US$ 163,24 bilhões até 2028.

A arquiteta do Grupo A.Yoshii, Lorena Santos, elenca as principais novidades, lançamentos e dicas para atualizar o banheiro para o futuro, priorizando conforto, funcionalidade e elegância. 

  • Chuveiros smart

A hora do banho será mais inteligente. Dentre as principais inovações, Dentre as principais inovações, estão os chuveiros conectados com comandos de voz, como exemplo da empresa Kholer, que lançou seu modelo com sistema Bluetooth e conectado com a Alexa, na feira CES 2020. A inovação do momento são chuveiros e banheiras mais conscientes, de modo que economizem água ou que aliviam o estresse através da cromoterapia.

“Existem produtos hoje que promovem a recirculação, purificação e reaquecimento da água, proporcionando mais economia de energia e água. Outra novidade fantástica é o chuveiro com recursos de ativação por voz que grava predefinições de temperatura, pressão da água e pode até ser acionado a distância”, explica Lorena. E, para quem gosta de assistir TV enquanto toma banho, já existem eletrônicos à prova d’água para o cômodo. 

“Chuveiros com hidromassagem vertical também são uma realidade. Com diversas saídas de água, o item é ideal para espaços menores, substituindo o chuveiro convencional e promovendo uma hidromassagem com os jatos d’água”, complementa. 

  • “Espelho, espelho meu”

Futuristas e automatizados, os espelhos inteligentes são enormes telas touch screen com diversas funcionalidades. Representando um verdadeiro hub digital, é possível ler notícias, checar a previsão do tempo, verificar e-mails, tocar músicas e muito mais. “Existem modelos capazes de monitorar a saúde da pessoa”, conta a arquiteta. 

As versões mais “simples” já possuem configurações de iluminação para auxiliar na maquiagem e tecnologias “desembaçantes”. “Foi-se o tempo que o morador, ao sair do banheiro, precisava enxugar o espelho ou aguardá-lo desembaçar para utilizá-lo. Os novos modelos são mais práticos, modernos, e eficazes”, explica a arquiteta. 

  • Banheiras e ofurôs

Sinônimo de relaxamento profundo, as banheiras possuem diversos tamanhos e funcionalidades. Além de relaxar, o item é um elemento de destaque na decoração, transformando automaticamente o banheiro em um SPA privativo. 

“As banheiras freestanding, também conhecidas como banheira “soltas”, são excelentes alternativas, já que não precisam estar ligadas a uma rede hidráulica. A vantagem desse modelo é que não é preciso mão de obra para acabamentos e instalações específicas”, esclarece Lorena. 

  • Torneiras inteligentes

As torneiras com sensor possuem um sistema de abertura e fechamento automáticos, ajudando a economizar água e eliminando a necessidade de tocar o dispositivo com as mãos sujas, molhadas ou ensaboadas. Já existem, hoje, alguns modelos que possuem tratamento com ozonoterapia para eliminar bactérias e maus odores.

  • Vaso sanitário tecnológico 

Muito parecido com um bidê autônomo, os assentos sanitários inteligentes ganharam repercussão no mercado, pois lançam jatos de água para limpá-lo, além de disponibilizar diversas funções, como aquecimento, recurso de música e iluminação colorida. “A tecnologia possibilita assento aquecido, luz noturna, funções de limpeza automatizadas, modo de economia de energia, lavagem das partes íntimas e perfume ao ambiente”. 

  • Ralo click

Os ralos do box também acompanham as inovações tecnológicas e apresentam funções embutidas que auxiliam na limpeza. Lorena lembra que os modelos convencionais que se mantém abertos permanentemente podem atrair insetos e espalhar odores desagradáveis. “Os novos modelos de ralos inteligentes permitem abrir e fechar o escoamento de água e seu funcionamento é diferente: basta pisar no ralo para que a passagem de água seja liberada. O modelo pode ser usado no box do chuveiro e fora dele”.

  • Pisos, gavetas e metais aquecidos

A tecnologia de aquecimento de pisos, metais e, até mesmo, gavetas, mantém a temperatura ideal para toalhas e itens pessoais. O sistema, que pode ser elétrico ou de dutos de água quente instalados sob o piso, não prejudica a decoração e manterá todo o cômodo aquecido de maneira uniforme. “O conjunto pode ser controlado por meio  de um termostato digital ou wi-fi e o usuário desfruta de conforto térmico na hora do relaxamento.” 

  • Luminosidade e sonorização ambiente

O banheiro é o local mais íntimo da casa e é o espaço de atividades que demandam atenção especial, como: maquiagem, fazer a barba, cuidar da higiene pessoal e desacelerar da rotina. “O projeto luminotécnico do banheiro é importantíssimo. Hoje, temos à disposição lâmpadas inteligentes que são controladas pelo celular, comandos de voz ou assistente virtual e tem funcionalidades como desligar e ligar, ajuste de intensidade da luz e até alterar a cor da iluminação”, detalha a arquiteta. Já a automação da sonorização ambiente é o controle de caixas de som que permitem configurações especiais que promovem diversão e relaxamento.

A realidade é que os "smart toilets" serão capazes de monitorar e antecipar os desejos e as necessidades humanas, promovendo conforto, funcionalidade e melhor qualidade de vida.

Grupo A.Yoshii

Fundado em 1965, o Grupo A.Yoshii já construiu mais de 2 milhões de m² do Sul ao Nordeste do Brasil, entre obras industriais, edifícios corporativos e residenciais, escolas, universidades, teatros e centros esportivos. É composto pela A.Yoshii Engenharia, com sólida atuação em construções de edifícios residenciais e comerciais de alto padrão em Londrina, Maringá, Curitiba e Campinas; pela Yticon Construção e Incorporação, que realiza empreendimentos econômicos, localizados em regiões de potencial valorização em municípios do Paraná e interior de São Paulo; pelo Instituto A.Yoshii, voltado para a inserção social e a democratização cultural; e atua em Obras Corporativas, atendendo a grandes corporações em suas plantas industriais, nos mais variados segmentos da economia, como papel e celulose, alimentício, químico, agronegócio, energia, assim como usinas sucroalcooleiras, centros logísticos, plantas automobilísticas, entre outros. Mais informações: www.ayoshii.com.br.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom