Teatro de Bonecos "Os meninos verdes", de Cora Coralina, em cartaz

Cia. Voar abre seu projeto de manutenção, com duas apresentações no Espaço Cultural Renato Russo


Neste sábado e domingo (01 e 02/04), às 16h, no Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul- W3), a Voar Teatro de Bonecos apresentará o espetáculo “Os Meninos Verdes”, inspirado na obra da poeta goiana Cora Coralina. As apresentações serão gratuitas, contando ainda com áudio descrição e intérprete de libras. Tudo livre para todas as idades. O espetáculo integra a programação do Projeto Manutenção Voar Teatro de Bonecos, que conta com o patrocínio do FAC-DF. Toda a programação está disponível no Instagram @voarteatrodeboneco

"Os Meninos verdes" - Sinopse
A peça infantil adaptada do livro de Cora Coralina,“Os Meninos Verdes”, mostra as pequenas criaturas verdes encontradas no jardim de Dona Cora. Elas conquistam o afeto da poetisa através de suas brincadeiras, estripulias, do exercício da imaginação e da pureza. Tudo com simplicidade, assim como no livro, onde a autora usou ternura para narrar meninices, brincadeiras e sonhos, provocando a identificação não somente nas crianças, mas também nos adultos. A história original é preservada em sua essência, rica em metáforas e simbolismo, revelando o lado da autora que poucas pessoas conhecem. A literatura para crianças de Cora Coralina e as situações do livro são transportadas para o palco através do teatro de bonecos, permitindo criar belas cenas repletas de poesia. Conto lúdico sobre a aceitação do desconhecido encenado por bonecos manipulados pelos atores Alessandra Barros, Gabriel Calasans e Marco Augusto.

Foto: Toni Guedes.

De acordo com o fundador do grupo e bonequeiro, Marco Augusto de Rezende, por meio do projeto, serão mantidas as atividades culturais do Voar Teatro de Bonecos, pelo período de um ano, oferecendo à comunidade um conjunto de ações de qualidade cultural, composto de: Mostra de repertório do grupo, nova montagem, exposição de bonecos e intercâmbio com outro grupo nacional, no caso.

"O projeto valoriza a trajetória do grupo Voar Teatro de Bonecos que em 2023 completa 20 anos. Durante um ano de manutenção a Cia. investirá parte dos recursos na criação de um novo espetáculo baseado na obra de Antoine de Saint-Exupéry "O Pequeno Príncipe" que será criado com a técnica do teatro de sombras", revelou o artista.

Agenda de Apresentações da Mostra de Repertório -
Sempre aos sábados e domingos, às 16h
Brasília - "Os Meninos Verdes" - 01 e 02 de abril, às 16h - Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul W3)

Sobradinho: "João e o Pé de Feijão", 08 e 09 de abril, Teatro de Sobradinho (Quadra 12)
Ceilândia: "Adivinha,Adivinhão!"- 22 e 23 de abril, Casa do Cantador (QNN Quadra 32 Área Especial G)
Taguatinga: "Tramoias para enganar a morte" (em confirmação)
Gama: "Sonhos de uma noite de verão"- 06 e 07 de maio, Espaço Voar (SMA conjunto K lote 05 - PRÓ DF)

Intercâmbio e Teatro de Sombras
Além das apresentações da mostra de repertório do grupo, a Companhia realizará intercâmbio com o grupo LUMBRA especializado em teatro de sombras do Rio Grande do Sul , afim de trocar experiências, informações e estreitando contatos, favorecendo a riqueza do fazer teatral. O intercâmbio deverá acontecer por meio de apresentação do grupo convidado e bate-papos sobre teatro de sombras.

ExposiçãoPara encerrar o projeto de manutenção será realizada uma exposição de bonecos, com duração de 30 dias, na sede do grupo VOAR, com fotos e bonecos retratando sua trajetória.

Cia Voar
A companhia teve sua fundação em 2003, no Gama (DF). Em 2012, com nove anos de trabalho, conseguiu conquistar a honra de ter se apresentado em todos os estados brasileiros, uma meta atingida por meio de participações em importantes festivais e projetos de circulação. O grupo foi convidado para se apresentar na Espanha, México e Chile. Recebeu prêmios de melhor espetáculo infantil pelo júri popular no Festival de Teatro de Americana (SP,) melhor direção e ator no Festival de Teatro de (Guaçuí) ES, sempre julgado por profissionais de notório saber. Possui mais de 5 espetáculos em repertório. Criou e produziu os festivais: Festa Latina de Bonequeiros e Brincantes de Águas lindas de Goiás, Gama FESTINECO Festival de teatro de bonecos do Gama, FESTIBRA Festival de Teatro para Infância de Brasília, Festival ESPETACULIM pequenos espetáculos de grande qualidade. Fundou o Ponto de Cultura Rede de Ação cultural Gama, concebeu o projeto Viveiro Cultural com oficinas culturais e meio ambiente para mais de 500 estudantes.

Mostra de Repertório da Voar - Datas e Espetáculos - Espaço Cultural Galpãozinho07,08/01 - "Os Meninos Verdes"
14,15/01 - "João e o Pé de feijão"
21,22/01 - "Tramóias para enganar a morte"
28/29/01 - "Sonho de uma noite de verão"
04,05/02 - "Adivinha adivinhão"

Serviço:
O quê: Espetáculo "Os Meninos Verdes", abrindo o Projeto Manutenção Voar Teatro de Bonecos
Quando: Neste sábado e domingo (01 e 02/04), às 16h
Onde: Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul- W3)
Tudo gratuito e aberto a todos públicos, com Libras e audiodescrição à disposição.
O projeto conta com o patrocínio do FAC-DF.
Toda a programação está disponível no Instagram @voarteatrodeboneco
Outras Informações: (61) 99901-3822

Edilayne Martins

"Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida." (Bob Marley)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom