Uso estratégico de suplementação promove resultados expressivos no ganho médio de peso em rebanho do Mato Grosso

 Escolha da suplementação para o gado deve constar no checklist da gestão da fazenda para garantir lucratividade

Planejamento é item essencial para os bons resultados de uma propriedade. Dependendo da estratégia definida, a escolha da suplementação para o gado deve constar no checklist da gestão da fazenda. É o caso do pecuarista Rayf Tirloni, de Paranorte, distrito de Juara, em Mato Grosso.

Trabalhando com cria em sua fazenda, produzindo bezerros de alta qualidade e prezando por programas de melhoramento genético, Tirloni compreende que a escolha de suplemento para os animais é um dos elementos para a qualidade do rebanho.

Atualmente, com atuação nas pecuárias comercial e seletiva, o pecuarista explica que optou pelo uso de produtos da Connan, tendo em vista os resultados alcançados no rebanho. Tirloni utiliza o produto Fertitec, como suplemento mineral, e a linha Master, como suplemento proteico-energético – tanto o Master 100 como o Master 300 – e tem obtido resultados satisfatórios.

O pecuarista relata que usa o produto Master 100 para a suplementação de vacas e o produto Master 300 para novilhas, com o objetivo de acelerar o ganho de peso e adiantar a reprodução. “Já consigo ter um resultado mensurado”, avalia. No período das chuvas, com as fêmeas de reposição, nos primeiros 30 dias, os animais alcançaram 890 gramas de ganho médio no lote, por exemplo.

“No restante do gado, percebemos que os animais têm uma excelente aceitação pelo produto. A perda no cocho é relativamente baixa. Estamos satisfeitos com os resultados e não tenho interesse em trocar os produtos, já que são extremamente eficientes, com menor desperdício”, afirma Tirloni.

Melhoramento Genético

Para Tirloni, o desafio diário da lida é pensar em uma pecuária macro, para o sistema produtivo brasileiro como um todo. “Nós, que criamos o animal, temos que pensar em todas as condições para o bem-estar deles: clima, pastagem mais bruta, alimentação. Buscamos entregar animais melhor adaptados, de fato”.

Neste sentido, a sua propriedade é a primeira do estado mato-grossense a participar do Programa de Avaliação Genética, oferecido pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), e que mensura informações para qualificar o rebanho. “Temos um olhar diferenciado do manejo. O negócio ainda é pequeno, mas somos bem criteriosos e qualificados”, avalia.

Para a médica-veterinária e Coordenadora de Produtos da Connan, Júlia Marques, o plano de alimentação dos animais a pasto deve ser desenvolvido com cautela pelo pecuarista, para garantir o fornecimento dos nutrientes necessários, com o objetivo de atingir um nível de produção viável economicamente durante todo o ano, tanto nas épocas das chuvas como no período seco.

Sobre a Connan

Com sede em Boituva (SP) e filial em Campo Verde (MT), a Connan – Geração de Resultados iniciou suas atividades em 2004 e tem como principais acionistas os engenheiros agrônomos Fernando Penteado Cardoso Filho e Eduardo Penteado Cardoso, membros da família fundadora da empresa MANAH, do famoso slogan “Com MANAH adubando dá”, criado pelo patriarca Dr. Fernando Penteado Cardoso. Os dois irmãos, e sócios, também são detentores da patente Nelore Lemgruber, desenvolvendo e expandindo a genética na Fazenda Mundo Novo, localizada em Uberaba (MG).

Com mais de 150 representantes comerciais, a Connan é a única empresa nacional a produzir o próprio fosfato bicálcico e possuir a tecnologia Aglomerax, o que lhe confere grande diferencial competitivo e garantia de qualidade dos produtos.

Mais informações: http://www.connan.com.br.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom