V Festival de Luz confirma Lenine e Circuito Gastronômico em Pedro Leopoldo

Divulgar e preservar a vida e obra de Chico Xavier pelo viés cultural, sem qualquer discriminação de raça, cor, gênero e religião. Esses são alguns dos objetivos do Festival de Luz, que chega neste ano em sua 5ª edição com o tema 'Felicidade', trabalhando para conscientizar as pessoas sobre a boa convivência através de exemplos de tolerância, amor, ética e generosidade dados por Chico Xavier. O evento, que será realizado na Praça da Estação (Rua Dr. Rocha, s/n, Centro, Pedro Leopoldo – Minas Gerais), entre os dias 30 de março e 02 de abril, é promovido pela Fundação Cultural Chico Xavier em Pedro Leopoldo, terra natal do brasileiro, e confirma os shows de Lenine com seu filho Bruno Giorgi, Orquestra Sinfônica Cachoeira Grande e Banda The Souldiers – Elvis Presley, além dos musicais Rei Leão e Um Cisco - A Vida de Chico Xavier. A iniciativa realiza também o Circuito Gastronômico, que promete fomentar a culinária local.

De acordo com Jhon Harley, presidente da Fundação Cultural Chico Xavier, o evento movimentará a economia e o turismo de Pedro Leopoldo. "O Festival de Luz é importante para a cidade, pois valoriza a figura de Chico Xavier, esse brasileiro que é um cidadão do mundo. Além disso, a festa atrai visitantes para o município, já que acaba movimentando toda a cadeia de comércio e serviços. O festival ainda valoriza os sabores do estado de Minas Gerais, já que haverá o Circuito Gastronômico e que neste ano fará uma homenagem a José Issa Filho. A festa já é um evento pedroleopoldense tradicional e gera grande impacto na cidade, já que nos últimos anos participaram em torno de 20 mil pessoas por edição. Neste ano, será um evento para, literalmente, destacar a importância da felicidade", comenta.

Circuito Gastronômico  

O Circuito Gastronômico tem como objetivo de fomentar a gastronomia na região de Pedro Leopoldo. "A primeira edição contou com a presença de 17 restaurantes reproduzindo a versão do prato preferido de Chico: frango ensopado com farofa de abobrinha. Foram versões audaciosas e criativas remetendo a singularidade de cada estabelecimento. As demais edições adotaram o mesmo modelo. Porém, atualmente, cada restaurante participante cria pratos com ingredientes da preferência do nosso homenageado, que em 2023 será José Issa Filho. O Circuito tem importante papel de fomento na gastronomia local, completando uma grade com diversas atrações culturais para todas as idades", destaca Jhon Harley.

Chico Xavier

O pedroleopoldense Chico Xavier dedicou sua vida aos necessitados consagrando-se como um dos mais importantes religiosos do Brasil e do Mundo. Em 1981 foi agraciado em Minas Gerais com a "Medalha da Inconfidência". No mesmo ano, seu nome foi indicado ao "Prêmio Nobel da Paz". Em 1995, a Câmara Municipal de Pedro Leopoldo instituiu a "Medalha Chico Xavier". Em 1999, o governo do Estado de Minas Gerais criou a "Comenda da Paz Chico Xavier". Em 2000, através da Rede Globo Minas e da Telemar, foi eleito o "Mineiro do Século". E em 2012, através do SBT em parceria com a BBC de Londres, recebeu o título de "O Maior Brasileiro de Todos os Tempos", ambos por votação popular. Em 2021, o seu nome foi incluído no "Livro dos heróis e heroínas do Brasil", depositado no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, em Brasília.

 

Programação

18 de março – sábado

A partir das 19h: Lançamento do Circuito Gastronômico José Issa Filho

Local: Hotel Tupyguá

 

30 de março – quinta-feira

A partir das 19h30:  entrega da Comenda Chico Xavier em parceria com a Câmara Municipal de Pedro Leopoldo

Local: Praça da Estação

 

31 de março – sexta

A partir das 18h: Circuito Gastronômico

A partir das 20h: Musical – Um Cisco: A vida de Chico Xavier

Local: Praça da Estação

 

01 de abril – sábado

A partir das 10h: Teatro Musical Os Saltimbancos

Local: Associação Cantinho de Luz (Rua Pergentino Souza Santos 187 - Bairro Theotônio Batista de Freitas)

 

A partir das 15h: Circuito Gastronômico

A partir das 16h: Bate papo na Praça com André Trigueiro

A partir das 18h: Musical – Rei Leão

A partir das 21h: Lenine - Show da turnê Rizoma com o seu filho Bruno Giorgi

Local: Praça da Estação

 

02 de abril– domingo

A partir das 11h: Piquenique Literário e Circuito Gastronômico

A partir das 12h: Orquestra Sinfônica Cachoeira Grande

A partir das 15h: Banda The Souldiers Elvis Tribute

Local: Praça da Estação

 

Serviço

V Festival de Luz confirma Lenine e Circuito Gastronômico

Data: 31 de março a 02 de abril – sexta a domingo

Atrações: Lenine, Orquestra Sinfônica Cachoeira Grande e Banda The Souldiers – Elvis Presley e a peça Um Cisco - A Vida de Chico Xavier

 

Realização: Fundação Cultural Chico Xavier

Apresentação: Prefeitura Municipal de Pedro Leopoldo (PMPL)

 

Patrocínio: Suprema, Blink e MGS

Apoio: Sicred, Innove, Hotel Ibis, Vanessa Lacerda e Barros Contabilidade

 



Não contém vírus.www.avast.com

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom