Clube Social de Unidade Vizinhança n° 1 completa 62 anos em grande festa

O Clube Social de Unidade Vizinhança nº 1, localizado na Asa Sul, no Plano Piloto, completou 62 anos de história em uma festa animada realizada na última sexta-feira, dia 21 de abril

Foto: Paulo Melo.

O evento contou com a presença de centenas de associados. toda diretoria do Clube Unidade de Vizinhança nº 1, do deputado distrital, Wellington Luiz (MDB), presidente da CLDF, o deputado federal, Júlio César Ribeiro (Republicanos) e o administrador do Plano Piloto, Valdemar Medeiros.

Brasília, a capital do Brasil, foi erguida em uma vasta região plana no coração do cerrado. Com a ausência de praias e rios próximos ao Plano Piloto e o clima seco da região, a criação de espaços de lazer com piscinas se tornou uma necessidade para os moradores da cidade.

O Clube Unidade de Vizinhança nº 1 está comemorando um mês de abril muito especial, pois além de comemorar o aniversário de Brasília, também está comemorando seu próprio aniversário de 62 anos. Para marcar a ocasião, a unidade organizou uma festa para os associados e prestou uma homenagem ao jornalista Irlam Rocha.

O arquiteto urbanista Lúcio Costa, responsável pelo projeto da nova capital, imaginou a criação de unidades de vizinhança a cada quatro quadras das asas sul e norte para formar áreas residenciais autossuficientes. Essas áreas devem incluir escolas, comércio, áreas institucionais, lazer, cultura, educação e igreja. No entanto, apenas o projeto piloto, que incluía as Super Quadras 107, 108, 307 e 308 Sul, tornou-se realidade, dando origem ao Clube Social de Unidade Vizinhança nº 1.

O Clube foi inaugurado em 11 de abril de 1961, apenas 10 dias antes do primeiro aniversário de Brasília, com 207 sócios. A associação civil sem fins lucrativos tinha como objetivo fornecer um ambiente de lazer comum para a população, incluindo uma biblioteca, piscina para adultos e crianças, campo de futebol e quadras esportivas.

Ao longo dos anos, o Clube Unidade de Vizinhança nº 1 se tornou um ponto de referência no Plano Piloto, especialmente no que diz respeito ao desporto. Atletas renomados, como Oscar Schmidt, Pipoca, Arthur, Amoroso, Altamiro Cruz - Didi (campeão brasileirão 15 vezes e panamericano 14 vezes) e Karla, entre outros, passaram pelas quadras do Vizinhança, tornando-o um celeiro de campeão.

Com o passar dos anos, a necessidade de abrir o clube para novos associados tornou-se evidente. Em 1999, ocorreu a primeira eleição direta para todos os cargos de dirigentes do Clube, incluindo a Diretoria-Executiva, Conselho Deliberativo e Conselho Fiscal. Em 19 de abril de 2009, o Clube Unidade de Vizinhança nº 1 foi reconhecido como Patrimônio Cultural e Imaterial de Brasília por meio do Decreto nº 30.303/2009.

Atualmente, o Vizinhança oferece áreas esportivas e recreativas, como piscinas, sauna, restaurante, churrasqueiras, salão de jogos, salões de festas, área de alimentação, sala de estética, academia de ginástica, parque infantil, escolinhas esportivas e de artes marciais. O clube continua sendo um local importante para os residentes de Brasília em busca de lazer e atividades esportivas em um ambiente agradável e acolhedor.
Fundado em 11/04/1961, o clube é um importante ponto de encontro para os moradores do Plano Piloto região e tem como objetivo promover a integração entre as famílias locais.

A celebração contou com a presença de centenas de pessoas, entre associados, familiares e amigos, que aproveitaram a festa para reencontrar antigos conhecidos e fazer novas amizades. A programação incluía música ao vivo, com um repertório variado que agradou a todos os gostos, além de comidas  e bebidas.

Durante a festa, a diretoria do clube fez questão de destacar a importância da união entre os moradores da região e agradeceu a todos os presentes pela contribuição ao longo desses 62 anos de história. Também foram homenageados os fundadores do clube, que foram lembrados por sua visão em criar um espaço de convivência para a comunidade.

O Clube Social de Unidade Vizinhança nº 1 é um exemplo de como a força e o esforço coletivo podem fazer a diferença na vida das pessoas. Parabéns ao clube e a todos os seus membros pela importante data comemorada!

Edilayne Martins

"Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida." (Bob Marley)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom