Demandas atuais e futuras da avicultura farão parte da agenda da Conferência FACTA WPSA-Brasil 2023

 Evento que será realizado 100% de forma on-line nos dias 09, 10 e 11 de maio.



A agenda da próxima Conferência FACTA WPSA-Brasil 2023, evento que será realizado 100% de forma on-line nos dias 09, 10 e 11 de maio, propõe um novo olhar para o setor avícola.

Segundo os organizadores do evento, a avicultura precisa de um olhar mais técnico sobre seu potencial de mercado, já que compõe  um dos mais importantes setores da economia brasileira, o agronegócio, e mais especificamente, no sistema de produção de proteína animal.  “Além deste ponto, destacaremos os aspectos sanitários do setor durante a Conferência FACTA-WPSA 2023”, afirma o Diretor-Presidente da Fundação de Apoio à Ciência e Tecnologia Avícolas (FACTA) Ariel Mendes.

O evento terá início na tarde de terça-feira, dia 09 de maio, com o Painel “Supermercado do mundo”, que contará com a presença do Presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin, o consultor da Sustainable Trade Partner, Felipe Azarias e o Diretor Executivo de Agro e Sustentabilidade na Seara JBS, José Antonio Ribas Junior.

Logo após o público participar desse debate, ocorrerá o  painel “Enfermidades reemergentes” e a mesa redonda: Doenças Bacterianas.  Na sequência , a médica veterinária Nelva Grando abordará o tema Biosseguridade: estamos preparados para os desafios?  Na continuidade, o Gerente de Contas Chave na MSD Saúde Animal,  Jorge Werlich, apresentará o tema sobre Salmonella.

Ainda no primeiro dia (09/05), a médica veterinária Terezinha Knöbl, falará sobre Coli Apec e a Auditora Fiscal Federal Agropecuária. A chefe da Divisão de Sanidade das Aves, do Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura, Daniela Baptista, versará sobre o  Programa Nacional de Sanidade Avícola e suas normas para prevenção e controle de Salmonella.

O último painel do dia será sobre Ambiência e Instalações. Na ocasião a professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Angélica Mendes destacará os parâmetros ideais de ambiência para frangos de corte e reprodutoras. E O  engenheiro Pedro Rogério trará o tema “Equipamentos para climatização na avicultura, suas novas tendências e o consultor” e Álvaro Baccin, abordará as fontes de energia alternativas em ambiência de aviários.

Fechando o dia será a vez do engenheiro Luiz Cavagnoli, mostrando a importância da gestão de dados de ambiência online e inteligência artificial.

Segundo dia da Conferência FACTA-WPSA 2023

Na quarta-feira (10), o segundo dia da Conferência FACTA-WPSA 2023, iniciará com  a mesa redonda sobre doenças virais, com Sjaak de Wit, da University of Utrecht, Holanda (Bronquite VAR 2) e Mário Sérgio Assayag, da Aviagen (Influenza Aviária na América Latina).

Na sequência, ocorrerá o painel ESG (environmental, social, and corporate governance  - governança ambiental, social e corporativa). Nele, serão abordadas as visões da agroindústria de produção de carne e de postura comercial sobre a temática: “O sucesso da parceria entre produtor e integradora”, com a advogada Kelma Torezan Carrenho, e a “Formação e retenção de mão-de-obra”, com o consultor Humberto Marques Lipori.

A gestão de resíduos da indústria avícola, com visão de governança sócio ambiental e financeira, ficará a cargo do também consultor, Claudio Bellaver.

Terceiro e último dia

Já na quinta-feira (11), o painel sobre nutrição trará o debate sobre a imunidade e nutrição de precisão, com a professora da Universidade Federal do Paraná, Jovanir Fernandes. E o  pesquisador da Embrapa Suínos e Aves, Gerson Neudi Scheuermann, falará sobre os ingredientes alternativos.

O consultor João Batista Luchesi destacará a importância da manutenção da qualidade de matérias-primas de origem animal e, o médico veterinário Rogério Frozza, abordará os conceitos que apoiam a substituição de  antibióticos e anticoccidianos por outros aditivos melhoradores de desempenho.

No painel sobre legislação, o médico veterinário Eder Barbon trará o tema “redução de perdas no processo de abate” e a professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Liris Kindlein destacará os principais pontos da inspeção e o autocontrole no abatedouro.

No painel sobre as novas formas de criação, visando o mercado mundial,  o destaque ficará será o tema bem-estar animal, que contará com assuntos como cage free e free range, as proteínas plant-based, a realidade e a expectativa, marketing e os métodos de sacrifício e a destinação de carcaça em caso de Influenza Aviária.

E fechando o evento, o último painel será sobre a formação dos profissionais ligados a avicultura, na visão da empresa, com Antonio Mário Penz, da Nutron, e a Visão do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), com Francisco Cavalcanti de Almeida.

“A Conferência FACTA WPSA-Brasil 2023 será um evento com muito conteúdo. Foi tudo planejado conforme as principais demandas, atuais e futuras, da avicultura. Aproveito para convidar a todos para se inscreverem e participarem”, finaliza o Diretor-Presidente da FACTA, Ariel Mendes.

Serviço

Conferência FACTA WPSA-Brasil 2023
Data: 09, 10 e 11 de Maio
100% On-Line

Link para inscrições: https://conferencia2023.facta.org.br/

Sobre a FACTA

A Fundação de Apoio à Ciência e Tecnologia Avícolas - FACTA - é uma organização civil sem fins lucrativos, fundada em 10 de agosto de 1989, que incorpora e amplia atividades técnicas e científicas. Tendo como foco principal o fomento e a difusão de novos conhecimentos e tecnologias aplicáveis à avicultura.

Para mais informações acesse: www.facta.org.br.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom