Evoluções em biotecnologias e no melhoramento genético apresentadas pela Topigs Norsvin são destaques durante Congresso de Reprodução Suína

 Evento divulgou técnicas e práticas na reprodução e melhoramento suíno e os palestrantes da Topigs Norsvin no evento foram a Gerente de Genética Mariana Berton e o Gerente de Reprodução Éder Batalha.



O trabalho feito pela Topigs Norsvin em sua central de produção de sêmen e centrais parceiras para atender as demandas de clientes e parceiros e as questões sobre as melhorias genéticas dos animais foram os destaques da empresa durante o XVI Congresso Internacional de Reprodução Suína Dr. Santiago Martín Rillo, realizado na última semana, em Foz do Iguaçu (PR).

O evento foi direcionado aos profissionais do setor que buscam atualizações em reprodução suína, com o objetivo de divulgar técnicas e práticas já difundidas pela ciência e aplicáveis na rotina das granjas. Os palestrantes da Topigs Norsvin no evento foram a Gerente de Genética Mariana Berton e o Gerente de Reprodução Éder Batalha.  

De acordo com Batalha, a participação da empresa no evento visou acima de tudo, a atualização dos profissionais. “Os assuntos que envolvem a reprodução e a genética na suinocultura precisam de um acompanhamento próximo e diário”, disse. “Abordamos o manejo e as dificuldades para quebrar paradigmas e criar alianças para uma troca mais efetiva de informações com especialistas do mundo todo. Muitos dos melhores profissionais do setor estiveram presentes e nós, como representantes da equipe da Topigs Norsvin, ficamos muito honrados com a nossa contribuição”, destacou.

Batalha destacou durante sua participação o papel de uma empresa de genética para a produção de carne de qualidade e alto valor nutricional. “Estamos sempre evoluindo para os melhores resultados zootécnicos e econômicos. A produção de sêmen é um trabalho que passa pelo rigoroso controle de qualidade e foco no alto valor genético, do início ao fim do processo produtivo”, explicou.

Em sua participação, a Gerente de Reprodução, Mariana Berton, fez uma análise sobre a evolução do programa de melhoramento genético balanceado da Topigs Norsvin, abordando as inovações e novas tecnologias já implementadas e aquelas ainda em desenvolvimento. “O programa de genética da Topigs Norsvin completou recentemente 100 anos de história e desde o início do desenvolvimento das nossas linhagens características como eficiência de terminação e habilidade materna tem sido nosso foco”, contou. “Com o advento da implementação do método estatístico BLUP, em 1992, demos um salto na estimação de valores genéticos utilizando dados de parentes para estimar valor genético mesmo daqueles indivíduos que não tem informação fenotípica própria, como por exemplo, valor genético para tamanho de leitegada de machos. Com ele, passamos a explorar eficientemente características reprodutivas que possuem baixa herdabilidade e restritas ao sexo”, disse.

A partir daí, de acordo com a Gerente de Genética da Topigs Norsvin, o programa de genética da empresa foi ganhando força e continuou com o estudo de características de importância econômica para a suinocultura, sempre visando maior produtividade e eficiência aliada à capacidade da fêmea, com um melhoramento balanceado, que significa melhorar o animal como um todo e não somente para uma ou outra característica específica. “Prova disso é que hoje as linhagens Topigs Norsvin entregam ao mercado suínos de alta eficiência alimentar, excelente produtividade e com menores taxas de mortalidade em todas as fases. O aumento expressivo na mortalidade de fêmeas devido a prolapso de órgão pélvicos observado atualmente no Brasil não é observada nas linhagens Topigs Norsvin. Em um estudo recente em parceria da Topigs Norsvin com a Universidade de Iowa nos EUA, foi demonstrado que prolapso tem uma herdabilidade em torno de 25%, o que é bastante significativo e, portanto, faz parte do índice genético da Topigs Norsvin e tem se provado eficiente baseado nos dados a campo atuais”, explanou Mariana Berton.

“Em 2014 a seleção genômica foi implementada em nosso programa de genética. A Topigs Norsvin foi uma das pioneiras na implementação dessa tecnologia quando falamos de suínos e segue na vanguarda do desenvolvimento contínuo dessa tecnologia. A seleção genômica nos deu um impulso para obter maior progresso genético nas nossas linhagens, possibilitando um avanço 30% a 50% maior quando comparado com o método tradicional”, disse Mariana.

Todo esse trabalho é aliado à uma equipe de pesquisa e desenvolvimento altamente especializada e abrange cinco principais plataformas: reprodução, robustez e bem-estar animal, nutrição e eficiência alimentar, qualidade de carne e carcaça e genética e genômica. “E o trabalho continua, sempre com a visão do futuro levando em consideração as tendências do mercado e dos consumidores”, afirmou.  “Atualmente já estamos trabalhando com o sequenciamento de todo o genoma das nossas linhagens e a estruturação de um genoma de referência específico para cada uma delas. Este trabalho conjunto nos auxiliará na identificação de mutações causais bem como possibilitará o aumento na precisão na identificação de SNPs (Single Nucleotide Polimorphism) e genes que possam influenciar os fenótipos de interesse”, afirmou.

Segundo ela, o Congresso Internacional de Reprodução Suína foi de grande relevância pois abordou temas atuais e de impacto para a suinocultura. “A participação da Topigs Norsvin em eventos como este é uma forma de nos conectarmos ainda mais com nossos clientes e aos cientistas da área, além de divulgar o trabalho realizado pela empresa e apresentar como estamos preparados para enfrentar os principais desafios da suinocultura”, disse.

Sobre a Topigs Norsvin

A empresa de genética suína Topigs Norsvin é reconhecida por sua abordagem inovadora na implementação de novas tecnologias e pelo seu foco contínuo na produção de suínos com a melhor relação custo-benefício.

Com uma produção de 12 milhões de doses sêmen/ano, a melhoria contínua e fortalecimento dos produtos permitem que os clientes da Topigs Norsvin obtenham um valor agregado significativo em sua produção. O melhoramento genético da Topigs Norsvin baseia-se em dois pilares fundamentais: sustentabilidade e eficiência, que se traduzem em um programa de genética balanceado e eficiência total na alimentação.

Pesquisa, inovação e disseminação de melhorias genéticas são os pilares da empresa, que investe 22,5 milhões de euros em P&D ao ano.

Mais informações: www.topigsnorsvin.com.br

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom