Leucemia Mieloide Aguda: Entenda o que é e como exames genéticos ajudam no diagnóstico precoce dessa doença

     



Especialistas da Dasa explicam sobre esse câncer, diagnóstico e tratamento


A leucemia é um tipo de câncer que se desenvolve na medula óssea e prejudica a produção de células sanguíneas saudáveis. Entre os subtipos da doença, a Leucemia Mieloide Aguda (LMA) é considerada a mais comum entre os adultos. Esse subtipo é bastante grave, pois a evolução costuma ser rápida e com complicações potencialmente fatais. Por isso, o diagnóstico precoce da doença é determinante para controlar a progressão da doença e aumentar as chances de cura.

Uma das formas de diagnosticar a doença é por exames genéticos, uma vez que ela se manifesta com lesões genéticas nas células progenitoras hematopoiéticas, acarretando a proliferação de células jovens alteradas. Um exemplo de exame que identifica essas alterações é o cariótipo. 

“Esse exame auxilia não só no diagnóstico, mas também na escolha do tratamento do paciente e no monitoramento da doença. Em alguns casos, é possível que seja necessário incorporar outros exames para identificar diferentes possibilidades de mutações genéticas e assim obter um diagnóstico mais preciso”, explica o Dr. Henrique Galvão, oncogeneticista e gerente médico da Dasa Genômica e do Exame Medicina Diagnóstica – marcas pertencentes à Dasa, maior rede de saúde integrada do país.

De acordo com a Dra. Andresa Melo, hematologista e coordenadora do Serviço de Hematologia e Transplante de Medula Óssea do Hospital Brasília, que também pertence à Dasa, outra forma de se chegar ao diagnóstico de LMA é por meio de exames laboratoriais, como o hemograma.

“Também são indicados alguns exames específicos, tais como o mielograma, que consiste numa punção aspirativa da medula óssea realizada no osso esterno (tórax) ou crista ilíaca (bacia). Esse material coletado é analisado por hematologista por meio de microscopia e é avaliado também por meio de citometria de fluxo e dos testes genéticos citados acima”, detalha a especialista.

A Dra. Andresa destaca que é importante ficar atento aos sintomas mais comuns da LMA, como anemia, cansaço e fadiga, queda de imunidade, baixa na contagem de plaquetas, infecção recorrente, febre, hematomas e sangramentos espontâneos. “Após o diagnóstico, o tratamento, em geral, envolve quimioterapia. Em casos de pacientes com leucemia de alto risco, o transplante de medula óssea é uma importante estratégia de tratamento. Por isso, é fundamental que as pessoas também se conscientizem sobre a importância da doação de medula óssea”, enfatiza a hematologista.

Além do diagnóstico de leucemia mieloide aguda, os exames genéticos e genômicos realizados pelo Exame Medicina Diagnóstica são indicados também para as seguintes áreas: hematologia; doenças raras; doenças hereditárias; neurologia; cardiologia; farmacologia; reprodução humana; medicina fetal. Para tirar dúvidas e obter outras informações, acesse: https://www.dasagenomica.com/



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom