Mamulengos, Circo e Fadas no Gama

Nesta semana, oito espetáculos marcarão o Gama Vida e Arte Festival



Continua no Teatro Cia Lábios da Lua, o Festival de Teatro de Bonecos e de Contação de História do projeto Gama Vida e Arte Festival, que terá mais uma semana repleta de grandes atrações. Na quarta (26/04), o palco receberá às 9h, "A Fada das Histórias" com Bruna Cordeiro (Contação de histórias) e às 10h, o Mamulengo Fuzuê de Thiago Francisco apresenta "Mamulengando" (Teatro de Bonecos).

Já na quinta (27/04), às 14h, será a vez de "O circo literário da palhaça Biliska", interpretado por Dai Siqueira (Contação de histórias), seguido, às 15h,  pelo Mamulengo Lengo Tengo que apresenta "Nas Tripas da Cobra Encantada" (Teatro de Bonecos). 

Fechando a semana, na sexta (28/04), às 14h, "Qual o sabor da Lua? e " O pescador, o anel e o reI" , com Tio Groselha e Tia Amanda (Contação de histórias), seguido de  "Histórias Que Cabem na Mala", com Alessandra Barros (Teatro de Bonecos), às 15h. Tudo Gratuito, livre para todos públicos, com audiodescrição e intérprete de Libras. O projeto Gama Vida e Arte Festival é realizado pela  Associação Companhia Lábios da Lua e patrocinado pelo FAC-DF. Programação disponível no site gamavidaearte.com.br ou no Instagram @cialabiosdalua 

O bonequeiro e curador do Festival de Teatro de Bonecos e de Contação de História do projeto, Marco Augusto de Rezende, fala que, no total, serão realizadas 16 atividades, sendo oito espetáculos e oito contações de história. 

"A primeira semana foi empolgante, com espetáculos em que a magia da palavra que faz sonhar chega ao público, capitaneados por contadores de histórias e espetáculo de teatro de bonecos", ressalta emocionado. 

Fotos: Divulgação.

Espetáculos e Artistas

"A Fada das Histórias", com Bruna Cordeiro, reúne diversos objetos cênicos como recursos para a narração oral. Uma fada vem do "Mundo Mágico" encantar e contar as mais lindas e divertidas histórias. Bruna Cordeiro - Atriz, palhaça, contadora de histórias, produtora cultural e advogada. Iniciou seus estudos teatrais em 2010, na Escola de Teatro Companhia da Ilusão (Brasília-DF). Desde então,vem aprofundando os estudos participando de várias vivências teatrais, oficinas, cursos em diversas vertentes das Artes Cênicas, workshops, imersões e pesquisas continuadas, com bastante enfoque na arte da palhaçaria. Atualmente faz parte do Grupo de teatro Marmotagem Cênica, que conta com quatro integrantes ávidos pela cultura e o fazer teatral, também integra a Companhia teatral Conpenhart.

Mamulengo Fuzuê - Thiago Francisco apresenta "Mamulengando". Trata-se de um espetáculo Inspirado em cenas e personagens tradicionais do mamulengo. Figuras como o Coronel João Redondo, Janeiro, Capiroto, Zé da Sanfona, Cabo Zé Setenta, Rosinha do Bole-Bole e Benedito, entre outros, surgem para interagir com o público e reconstrir tramas que se tornam únicas a cada apresentação ao vivo. Thiago Francisco é brasiliense, nascido em Ceilândia (DF). Idealizador e coordenador do grupo Mamulengo Fuzuê, onde também atua como Palhaço Canção. É ediucador popular, ator brincante e bonequeiro, com repertório de números tradicionais de Palhaçaria, Mágica, Ventiloqiuia e Mamulengo.  

"O circo literário da palhaça Biliska", interpretado por Dai Siqueira - O espetáculo convida o expectador a embarcar, no universo colorido do circo, em uma aventura divertida onde a literatura, o brincar e o mundo das mágicas também fazem parte. As esquetes foram inspiradas em clássicos da literatura infantil mundial, autores renomados e em contos populares. Dai Siqueira - Há 15 anos realiza estudos, pesquisas e atuação na arte da palhaçaria.

Mamulengo Lengo Tengo: "Nas Tripas da Cobra Encantada" (Teatro de Bonecos). Quando o sertanejo Benedito cai nas garras da tecnologia midiática virtual, ele se distancia de sua própria realidade e perde a noção do perigo real que o ronda. O vaqueiro se esquece que Jenifer, a cobra do malvado Capitão João Redondo, anda solta e faminta pelas redondezas... Será que Benedito tem ideia que Cassimiro Coco, seu filho, está em sérios apuros? Thales Gomes da Silva é brincante da cultura popular, criador, diretor e ator da cia de Teatro Mamulengo Lengo Tengo (1ª cia de bonecos do P SUL, Ceilândia Sul, 2017). Reconhecido pelo IPHAN como um dos 13 Bonequeiros do DF, trabalha pelo encantamento da cidade, difundindo por escolas públicas, projetos sociais, universidades, festivais e espaços públicos, principalmente pelas diversas RAs do DF, urbanas e rurais, um fazer artístico original contribuindo diretamente para o reconhecimento e preservação da cultura popular brasileira e do Distrito Federal. Vem com a proposta do teatro popular de bonecos nordestinos, o Mamulengo, levando arte, cultura e alegria por onde passa, tem suas raízes culturais formadas a partir de confluências e vivências com mestres, mestras, agentes da cultura popular e seus brinquedos, difundindo arte e cultura e reinventando os saberes.

"Qual o sabor da Lua? e " O pescador, o anel e o rei" - Tio Groselha e Tia Amanda convidam vocês para viajar no mundo mágico do faz de conta, no mundo do era uma vez, na hora da história... Você decide, pode ir onde sua imaginação te levar! Através da contação de histórias, crianças e adultos se divertem, cantam com os personagens e viajam no mundo da imaginação, afinal quando se trata de história, tudo é possível! E para essa viagem, a boneca Maroca (Amanda) e o Tio Oséias convidam a todos para ouvir mais uma história, então: ERA UMA VEZ...  "Qual o sabor da lua?" - Há muito tempo os bichos queriam descobrir qual o sabor da lua . A partir daí, a cada página virada, o espectador participa, por meio de músicas e acessórios, do esforço conjunto dos animais que vão se acumulando uns sobre os outros a fim de alcançarem o objetivo comum... Continuando, vamos agora viajar para um um reino muito distante. "O pescador, o anel e o rei" - História de um pescador simples, que tinha muita fé e alegria, e de um rei que achava que podia mais que Deus. Inconformado com a fé e a alegria do pescador, o rei lhe deu uma tarefa e armou ao mesmo tempo uma cilada para que o pescador não conseguisse realizá-la. Mas... a sua fé foi maior que o poder do rei.

"Histórias Que Cabem na Mala", com Alessandra Barros - O espetáculo conta a história de uma amizade entre uma bonequeira e seu boneco o Zezé, um grande contador de histórias, e nesse enredo de contar e brincar, vai se desenvolvendo a brincadeira, e de dentro da Mala, saem histórias, bonecos, música e encanto. Alessandra Barros - Com mais de 20 anos de experiência como bonequeira e contadora de histórias, a artista e educadora Alessandra Barros já se apresentou em festivais, praças, bibliotecas, convenções e palcos dos mais diversos teatros e shopping centers do DF – onde executa projetos nas áreas de teatro, literatura e arte popular. Encantadora de plateias, seu trabalho já recebeu homenagens e premiações como o Prêmio MIRIAM MUNIZ Funarte e Petrobras com o espetáculo " A Princesa de Bambuluá"  – (2007).

Próximos Espetáculos -Teatro de Bonecos e Contação de Histórias
Todos os espetáculos serão apresentados no  Teatro Cia Lábios da Lua, no Gama (Quadra 4 Lote 16 Loja C e D - Setor Sul) . Tudo Gratuito, livre para todos públicos, com audiodescrição e intérprete de Libras.

04/05 - 9h - Companhia Pilombetagem: "Circolengo do Pilombeta"  (Teatro de Bonecos)
04/05 - 10h - "Cordel: A Sina da Sapa Cristina", com Letícia Mourão (Contação de histórias)
05/05 - 14h - O Encontro dos Bichos nas Florestas do Seringuete, com Rick RJN  (Contação de histórias)
05/05 - 15h -  Companhia Osviajero - O desconhecido Davi: "A história de Chico da Lua" (Teatro de Bonecos)
18/05 - 9h -   "O Barquinho", com Maria Eliete e Elena Sansarae - Spaço Criativo (Contação de histórias)
18/05 - 10h -  Inventor de Sonhos: "Bendito Os Beneditos" (Teatro de Bonecos)
19/05 - 14h 0- - "A Peleja de Mundim contra o Dragão da Ignorância e Outras Prosas" com Lilia Diniz (Contação de histórias)
19/05 - 15h - - Mamulengo Sem Fronteiras: "As Aventuras de Baltazar"  (Teatro de Bonecos)

Gama Vida e Arte ´É um Festival multicultural contendo com várias atividades:  um festival de hip hop nas modalidades breaking, batalha de rimas e mostra de grafites, um festival de rock autoral, uma coletânea de artes visuais, um jardim de cheiros, uma exposição sensorial, um festival de teatro, um festival de bonecos e contação de histórias, um curso de elaboração de projetos culturais, e ainda, dois espetáculos com uma hora de duração cada.

Acessibilidade
O Coordenador-Geral do projeto, Geovane Batista, ressalta a importância da acessibilidade da iniciativa. "O Festival terá muitas outras atividades no decorrer deste ano e toda a programação conta com tradução em Libras, folders em braile e QR Codes espalhados em cada atividade dando o devido o acesso e respeito a quem tanto precisa", disse. 

Serviço: 
O quê e quando:  Festival de Teatro de Bonecos e de Contação de História do projeto Gama Vida e Arte Festival. 
Quarta (26/04), às 9h, "A Fada das Histórias" com Bruna Cordeiro (Contação de histórias) e às 10h, o Mamulengo Fuzuê de Thiago Francisco apresenta "Mamulengando" (Teatro de Bonecos).
Quinta (27/04), às 14h, "O circo literário da palhaça Biliska", interpretado por Dai Siqueira (Contação de histórias), seguido, às 15h,  pelo Mamulengo Lengo Tengo que apresenta "Nas Tripas da Cobra Encantada" (Teatro de Bonecos). 
Sexta (28/04), às 14h, "Qual o sabor da Lua? e " O pescador, o anel e o reI" , com Tio Groselha e Tia Amanda (Contação de histórias), seguido de  "Histórias Que Cabem na Mala", com Alessandra Barros (Teatro de Bonecos), às 15h. Onde:  Teatro Cia Lábios da Lua, no Gama (Quadra 4 Lote 16 Loja C e D - Setor Sul)
Tudo Gratuito, livre para todos públicos, com audiodescrição e intérprete de Libras.
O Projeto Gama Vida e Arte Festival é realizado pela  Associação Companhia Lábios da Lua e patrocinado pelo FAC-DF
Informações:   gamavidaearte.com.br ou no Instagram @cialabiosdalua 

Edilayne Martins

"Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida." (Bob Marley)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom