Professor referência mundial na ciência avícola discutirá os riscos da Influenza Aviária na Conferência FACTA WPSA-Brasil 2023

 Painel "Doenças Virais" será no segundo dia do evento, que ocorrerá de forma on-line nos dias 09, 10 e 11 de maio

A Conferência FACTA WPSA-Brasil 2023, evento que reúne anualmente as principais personalidades da avicultura global, será realizado de forma online nos dias 09, 10 e 11 de maio. Em evidência nos últimos meses, a influenza aviária será um dos temas da mesa-redonda “Doenças Virais” que terá, entre outras pessoas, o gerente técnico regional Aviagen América Latina, Mário Sérgio Assayag e o Prof. Dr. Sjaak de Wit, chefe do departamento de Saúde Avícola Integrada na Faculdade de Veterinária da Universidade de Utrecht e um dos pesquisadores mais renomados do cenário avícola.

Referência na ciência avícola mundial o professor comenta que desde o início de 2000, cepas da linhagem Gs/Gd H5 de influenza aviária começaram a se espalhar na natureza por meio de aves migratórias e que, atualmente, essas cepas de alta patogenicidade se espalharam na natureza por cinco continentes, dos quais a América Latina é o mais recente.

“O número de espécies de aves selvagens infectadas está crescendo em todo o mundo. O vírus está se tornando endêmico o ano todo e parece provável que o H5 também chegue ao Brasil. A situação, em muitos países, mostrou que a biossegurança por si só não é mais suficiente, como era na época em que o HPAI não estava nas aves selvagens”, ressalta o pesquisador e provoca “Vamos nos adaptar ou ignorar que o mundo mudou?”.

Para Assayag, a produção de carne de frango está em um grande momento no mundo, com crescimento consistente nos últimos anos, atendendo a um aumento de demanda de proteína de alta qualidade, com segurança alimentar, grande flexibilidade e agilidade para atender as exigências de todos os clientes e mercados no mundo. “É a consolidação global de uma cadeia altamente sustentável, consequência da evolução genética dos últimos anos associada à eficiência produtiva das empresas processadoras e dos produtores no campo”, detalha.

“O risco da influenza aviária de alta patogenicidade, que o governo e as empresas devem gerenciar e se proteger, deve seguir como o maior problema para a indústria em 2023”, finaliza Assayag.

As inscrições podem ser feitas até o dia do evento por meio do link  https://conferencia2023.facta.org.br/.

Serviço

Conferência FACTA WPSA-Brasil 2023
Data: 09, 10 e 11 de maio
100% On-Line
Link para inscrições: https://conferencia2023.facta.org.br/

Sobre a FACTA

A Fundação de Apoio à Ciência e Tecnologia Avícolas - FACTA - é uma organização civil sem fins lucrativos, fundada em 10 de agosto de 1989, que incorpora e amplia atividades técnicas e científicas. Tendo como foco o fomento e a difusão de conhecimento e tecnologias aplicáveis à avicultura.

Para mais informações acesse: www.facta.org.br.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom