Setor de Serviços apresenta crescimento em Goiás e contrasta com queda nacional

Avanço foi de 1,1% no primeiro mês do ano. Dados são da Pesquisa Mensal de Serviços divulgada, nesta sexta-feira, pelo IBGE


Fotos: Pedro Santos.]

No mês de janeiro, Goiás apresentou crescimento de 1,1% no setor de Serviços, em comparação ao mês de dezembro de 2022, enquanto a média brasileira sofreu queda de 3,1% no volume, no mesmo período. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta sexta-feira (14/04) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e confirmados pelo Instituto Mauro Borges (IMB).

Regionalmente, 16 das 27 unidades da federação apresentaram diminuição no volume de serviços no mês de janeiro de 2023, na comparação com o mês anterior, acompanhando o recuo nacional de 3,1%. Os impactos negativos foram sentidos em diversos estados, dentre eles São Paulo (2,6%), Rio de Janeiro (5,5%), Minas Gerais (2,6%), e Distrito Federal (7,2%).

Na análise setorial, quando comparados os meses de janeiro de 2021 e janeiro de 2022, Goiás destaca o crescimento nas atividades de Serviços Prestados às Famílias (11,7%), Serviços de Informação e Comunicação (10,8%), Transportes, Serviços auxiliares ao transporte e correio (13,3%) e outros serviços (13,5%). O Estado também apresentou crescimento de 10,6% no desempenho de atividades turísticas.

"Estamos na contramão do país, apresentando resultados positivos enquanto a média nacional registra quedas frequentes. Goiás segue forte, intensificando os trabalhos para a manutenção e fomento do setor. Os esforços da nossa gestão têm dado certo", destaca o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima.

O diretor-executivo do IMB, Erik Figueiredo complementa que a boa gestão reflete nos resultados. "Esse bom desempenho é possível graças ao empenho do Governo de Goiás que sempre intensifica esforços para melhor capacitar os goianos e promover o crescimento do setor."

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom